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Preciso entender de programação para ter uma loja virtual?

12 de dezembro de 2020

5 min

Neste artigo

Abrir um negócio não é algo simples. Sempre existem muitas variáveis que devem ser contadas na hora de colocar tudo no papel e entender quais serão os valores de investimento, qual será a estimativas de retorno e em quanto tempo haverá lucro. Tudo isso deve ser contemplado para que não haja surpresas na hora de colocar os planos em prática.

Quando se cria um e-commerce, as mesmas questões surgem, mas não só isso, existe um receio particular no mercado de lojas digitais que diz respeito ao nível de conhecimento técnico que o empreendedor deve ter para conseguir conduzir seu negócio sem muitos problemas. Por isso que quase sempre surge o seguinte questionamento por parte dos novos empreendedores de e-commerce: “Eu preciso entender de programação para ter uma loja virtual?”.  Essa pergunta pode ser respondida rapidamente com um “não”, mas uma resposta tão simplista não será o suficiente para suprir a busca por conhecimento de um empreendedor, portanto, explicaremos o porquê de tal resposta.

O mercado de e-commerce vem se tornando um dos mais democráticos da atualidade, isso porque ele permite um investimento inicial pequeno (comparado a outros mercados, como o varejo físico), tem modelos de marketing gratuitos (como a produção de conteúdo e o uso de redes sociais) e possui diversas plataformas completas com mensalidades acessíveis.

Sem dúvidas, o último ponto é o mais importante para aqueles que se preocupam com os aspectos técnicos relativos a criação de um e-commerce, visto que tais plataformas solucionam boa parte dos problemas relacionados à necessidade de competências técnicas profundas, como entender sobre programação e sobre o desenvolvimento de lógicas de código. Elas conseguem suprir essas necessidades porque possuem um sistema próprio que facilita muito as configurações, integrações e definições de layout necessárias, tanto que muitas vezes, este modelo de plataforma é definido como um serviço, ou Saas (Software As A Service).

Isso significa que a contratação desta plataforma representa um serviço completo, que entregará um sistema praticamente pronto para ser usado, precisando que o empreendedor faça apenas algumas definições, como:

  • O layout que o site apresentará;
  • Quais serão os meios de pagamento disponíveis;
  • Quais são as integrações a serem feitas.

Para que fique mais claro como cada um destes pontos podem ser resolvidos, detalharemos eles abaixo:

Layout

Este é um dos pontos que acabam gerando maior confusão para os empreendedores de primeira viagem. Isso porque certas coisas que parecem muito “simples”, como mudar a cor e o logo do site, podem se mostrar na prática como trabalhos complexos que precisam ser executados por desenvolvedores que entendam o mínimo de programação. 

Felizmente, plataformas preparadas possuem grandes facilitadores que tornam o processo fácil e intuitivo. Permitindo alterar cores, incluir logo, inserir banners e escolher tipografias para a loja virtual. Além disso, existem lojas de temas que facilitam a criação de uma experiência mais personalizada e com a cara da sua marca.

Pagamentos e Integrações

Uma plataforma em Saas pode facilitar bastante a configuração dos meios de pagamento e a integração com terceiros, como marketplaces, redes sociais e ferramentas externas (como o Google Analytics, por exemplo), isso porque a tecnologia já é preparada para receber grande parcela das interações que acontecem no mercado, criando intermediadores (middlewares) para tornar todo o processo fácil e prático. O comumente denominado “Plug and Play” (conectar e executar, em tradução livre).

Além destes pontos importantes que definem as configurações iniciais da sua loja, é essencial que você escolha uma plataforma completa e prática para realizar o trabalho do dia a dia, como:

  • Cadastrar produtos; 
  • Configurar promoções; 
  • Cadastrar banners e elementos de interface; 
  • Realizar práticas de marketing digital.

Cadastro de produtos

O cadastramento de produtos não pode ser algo complicado, no qual é necessário entender de código HTML para conseguir fazer uma descrição personalizada do seu produto. Portanto, procure plataformas que tenham um cadastramento fácil e prático.

Configuração de promoções

Configurar promoções se tornará parte da sua rotina diária, procure uma plataforma que permita fazer isso de forma intuitiva, o que você não precisa é de um modelo difícil que possa resultar em confusões e problemas.

Cadastro de banners e elementos de interface

Além de criar promoções, será necessário promovê-las não só fora do site, mas dentro dele também, por este e por outros motivos, a utilização de banners e elementos de interface, como botões chamando para uma ação, é fundamental para melhorar a navegação em um e-commerce. Procure uma plataforma que facilite a implementação deles e que não seja necessário mexer em linhas de código para mudar uma simples imagem, como acontece muitas vezes.

Realização prática de marketing digital

Você precisará divulgar sua marca via SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) e via Marketing Digital (Google Ads, Facebook Ads, etc.), para ambos os casos, a plataforma precisa ser amigável com estas necessidades. Então, encontre uma plataforma que deixe você personalizar as URLs e as tags do site, e que tenha uma integração facilitada com as plataformas de Marketing Digital.

Um e-commerce exige esforço e dedicação, para que ele funcione de forma lucrativa é preciso pensar em estratégias de comunicação, na usabilidade e em todas as integrações necessárias. Saber desenvolver não é um atributos para gerenciar uma loja, portanto, utilize uma plataforma que facilitará todo o processo para você e tornará sua loja lucrativa da forma mais simples e completa possível. Escolha a Webstore. Conheça nosso site, e veja por que oferecemos a melhor plataforma para você!

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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