Abrir um negócio não é algo simples. Sempre existem muitas variáveis que devem ser contadas na hora de colocar tudo […]
Abrir um negócio não é algo simples. Sempre existem muitas variáveis que devem ser contadas na hora de colocar tudo no papel e entender quais serão os valores de investimento, qual será a estimativas de retorno e em quanto tempo haverá lucro. Tudo isso deve ser contemplado para que não haja surpresas na hora de colocar os planos em prática.
Quando se cria um e-commerce, as mesmas questões surgem, mas não só isso, existe um receio particular no mercado de lojas digitais que diz respeito ao nível de conhecimento técnico que o empreendedor deve ter para conseguir conduzir seu negócio sem muitos problemas. Por isso que quase sempre surge o seguinte questionamento por parte dos novos empreendedores de e-commerce: “Eu preciso entender de programação para ter uma loja virtual?”. Essa pergunta pode ser respondida rapidamente com um “não”, mas uma resposta tão simplista não será o suficiente para suprir a busca por conhecimento de um empreendedor, portanto, explicaremos o porquê de tal resposta.
O mercado de e-commerce vem se tornando um dos mais democráticos da atualidade, isso porque ele permite um investimento inicial pequeno (comparado a outros mercados, como o varejo físico), tem modelos de marketing gratuitos (como a produção de conteúdo e o uso de redes sociais) e possui diversas plataformas completas com mensalidades acessíveis.
Sem dúvidas, o último ponto é o mais importante para aqueles que se preocupam com os aspectos técnicos relativos a criação de um e-commerce, visto que tais plataformas solucionam boa parte dos problemas relacionados à necessidade de competências técnicas profundas, como entender sobre programação e sobre o desenvolvimento de lógicas de código. Elas conseguem suprir essas necessidades porque possuem um sistema próprio que facilita muito as configurações, integrações e definições de layout necessárias, tanto que muitas vezes, este modelo de plataforma é definido como um serviço, ou Saas (Software As A Service).
Isso significa que a contratação desta plataforma representa um serviço completo, que entregará um sistema praticamente pronto para ser usado, precisando que o empreendedor faça apenas algumas definições, como:
Para que fique mais claro como cada um destes pontos podem ser resolvidos, detalharemos eles abaixo:
Este é um dos pontos que acabam gerando maior confusão para os empreendedores de primeira viagem. Isso porque certas coisas que parecem muito “simples”, como mudar a cor e o logo do site, podem se mostrar na prática como trabalhos complexos que precisam ser executados por desenvolvedores que entendam o mínimo de programação.
Felizmente, plataformas preparadas possuem grandes facilitadores que tornam o processo fácil e intuitivo. Permitindo alterar cores, incluir logo, inserir banners e escolher tipografias para a loja virtual. Além disso, existem lojas de temas que facilitam a criação de uma experiência mais personalizada e com a cara da sua marca.
Uma plataforma em Saas pode facilitar bastante a configuração dos meios de pagamento e a integração com terceiros, como marketplaces, redes sociais e ferramentas externas (como o Google Analytics, por exemplo), isso porque a tecnologia já é preparada para receber grande parcela das interações que acontecem no mercado, criando intermediadores (middlewares) para tornar todo o processo fácil e prático. O comumente denominado “Plug and Play” (conectar e executar, em tradução livre).
Além destes pontos importantes que definem as configurações iniciais da sua loja, é essencial que você escolha uma plataforma completa e prática para realizar o trabalho do dia a dia, como:
O cadastramento de produtos não pode ser algo complicado, no qual é necessário entender de código HTML para conseguir fazer uma descrição personalizada do seu produto. Portanto, procure plataformas que tenham um cadastramento fácil e prático.
Configurar promoções se tornará parte da sua rotina diária, procure uma plataforma que permita fazer isso de forma intuitiva, o que você não precisa é de um modelo difícil que possa resultar em confusões e problemas.
Além de criar promoções, será necessário promovê-las não só fora do site, mas dentro dele também, por este e por outros motivos, a utilização de banners e elementos de interface, como botões chamando para uma ação, é fundamental para melhorar a navegação em um e-commerce. Procure uma plataforma que facilite a implementação deles e que não seja necessário mexer em linhas de código para mudar uma simples imagem, como acontece muitas vezes.
Você precisará divulgar sua marca via SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) e via Marketing Digital (Google Ads, Facebook Ads, etc.), para ambos os casos, a plataforma precisa ser amigável com estas necessidades. Então, encontre uma plataforma que deixe você personalizar as URLs e as tags do site, e que tenha uma integração facilitada com as plataformas de Marketing Digital.
Um e-commerce exige esforço e dedicação, para que ele funcione de forma lucrativa é preciso pensar em estratégias de comunicação, na usabilidade e em todas as integrações necessárias. Saber desenvolver não é um atributos para gerenciar uma loja, portanto, utilize uma plataforma que facilitará todo o processo para você e tornará sua loja lucrativa da forma mais simples e completa possível. Escolha a Webstore. Conheça nosso site, e veja por que oferecemos a melhor plataforma para você!
Tags:empreendedorismo, loja virtual, tecnologia
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