Eduarda Guedes

20 de agosto de 2021

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Plataforma de e-commerce grátis: É grátis mesmo?

4 min de leitura

O e-commerce brasileiro vem crescendo muito, principalmente após a chegada da pandemia, que proporcionou um aumento de 73,88% no setor de acordo MCC-ENET no ano de 2020. A lucratividade dos e-commerces também está crescendo bastante no último ano, cerca de 56,8% apenas no ano passado, dado divulgado pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). 

Por esse motivo o crescimento da busca por plataformas de e-commerces aumentaram significativamente, sendo assim, algumas optaram por fornecer este serviço gratuitamente, mas a questão aqui é: será que essas plataformas são mesmo grátis? 

Plataformas de e-commerce grátis funcionam?

Para responder essa pergunta primeiramente devemos analisar alguns pontos, como: se você precisa de uma loja virtual ativa, irá precisar de um registro de domínio, precisa saber quantas vendas aproximadamente realizará por dia no seu e-commerce e quantos produtos irá cadastrar. 

Todos esses pontos são bem relevantes quando escolhemos a melhor plataforma de e-commerce, isso porque algumas limitam o número de produtos cadastrados, outras limitam o número de vendas diárias e existe ainda a limitação de formas de pagamento. 

Assim, pode-se dizer que a plataforma de e-commerce traz a solução gratuitamente, mas para ter um acesso completo você precisará investir dentro dela

Vantagens e desvantagens de uma plataforma de e-commerce gratuita

Bom, como vimos acima existem algumas vantagens e desvantagens de se optar por uma plataforma de e-commerce grátis e neste tópico vamos esclarecer algumas delas para você.

Desvantagens:

Limitação de acessos

A limitação de acesso deve ser colocada como a primeira das desvantagens, pois isso pode limitar o seu desempenho como empreendedor. Limitar o número de produtos cadastrados, de vendas diárias ou até mesmo de categorias pode proporcionar um resultado limitado também. 

Não ter otimização na versão mobile

Outra desvantagem é que as plataformas de e-commerce grátis podem não ter a otimização para versão mobile, ou seja, seu cliente não poderá acessar sua loja virtual pelo celular. Esse é outro ponto que conta muito na escolha da plataforma de e-commerce ideal e pode acarretar problemas futuros se não tiver essa otimização. 

Não integra sistemas de controle de estoque

Essa é outra desvantagem significativa e pode trazer mais trabalho para o empreendedor, neste caso você precisará fazer um sistema de monitoramento mais efetivo e praticamente manual. 

Por isso, pode ser que a falta de integração com sistemas de gestão exija mais de você do que o programado, então coloque esta desvantagem na balança também. 

Têm templates pagos

Templates são anúncios e descrições já previamente prontos que podem ajudar muito na criação da sua loja virtual. Otimizando tempo e deixando a descrição do seu produto mais atrativa ao cliente. 

Infelizmente em plataformas de e-commerce grátis eles não ficam disponíveis, apenas na versão premium ou paga. 

Vantagens:

Newsletter e Banner de captação de e-mails

Uma boa vantagem são os banners de captação de e-mails e newsletter que boa parte das plataformas disponibilizam para ajudar a divulgar as lojas virtuais. Esse ponto contribui muito para quem está criando o e-commerce e ainda é iniciante no assunto. 

Já contam com parcerias de segurança para pagamento online 

Outra grande vantagem são as formas de pagamento e a segurança nas formas de pagamento que essas plataformas oferecem. 

Quando criamos uma loja virtual, temos que pensar na segurança do cliente para efetuar o pagamento, por isso, vale dizer que quanto mais segura a plataforma, maior será a possibilidade de você realizar a venda. 

Ao final das contas, minha loja virtual será ou não gratuita?

Na verdade, a resposta para essa pergunta é não! Chegará uma hora que você precisará investir, seja na plataforma que oferece o e-commerce gratuito ou nos recursos adicionais para completar sua loja. 

Por esse motivo as plataformas de e-commerce gratuitas acabam sendo pagas, seja pela necessidade de ampliação de acesso, recursos, número de vendas ou produtos. Você sempre desejará expandir e por esse motivo buscará soluções maiores, conforme a sua demanda. 

Outro fato que fará você investir durante a criação da loja virtual é o registro do domínio dela ou os sistemas de controle de estoque e vendas. Por algumas plataformas não possibilitarem a integração com esses sistemas você precisará da solução externamente, tendo que investir também. 

Portanto, pense bem antes de buscar uma plataforma de e-commerce grátis.  

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