Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Administração e financeiro

Qual o melhor tipo de plataforma de e-commerce em 2021

4 de março de 2021

4 min

Neste artigo

Nos últimos 5 anos, o mercado de e-commerce vem passando por um rápido crescimento, o qual foi ainda mais impulsionado pela pandemia de coronavírus. Segundo dados do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), em parceria com o Movimento Compre & Confie, em dezembro de 2020 o setor registrou alta de 53,83%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

As mudanças de hábitos e comportamentos do consumidor, que já vinham ocorrendo junto à transformação digital, fizeram surgir diferentes modelos para se vender na internet. Atualmente, é possível criar a própria loja virtual, fazer parte de um marketplace, comercializar produtos nas redes sociais ou pelo WhatsApp. Fato é que, pelos mais diversos motivos, cada vez mais empreendedores estão focados no mercado digital.

Nesse contexto, é comum que haja dúvidas sobre qual a melhor plataforma de e-commerce para investir em 2021. Se esse é o seu caso, saiba que chegou ao lugar certo. Listamos os principais tipos de sistemas disponíveis, citados de modo aleatório, sem considerar ordem de relevância ou importância.

Confira e saiba qual deles é o mais adequado para sua loja online!

Plataforma Open Source

O termo Open Source, que traduzido ao pé da letra significa código aberto, refere-se aos sistemas desenvolvidos por comunidades abertas de desenvolvedores, os quais disponibilizam o código para download e utilização gratuitos.

Em função dessas características, há uma infinidade de layouts, funcionalidades e recursos que podem ser acessados. Esses podem ser modificados por qualquer pessoa ou organização com capacitação técnica nas áreas de programação e e-commerce.

Isso significa que, por mais que a plataforma em si não tenha custos, é imprescindível à loja virtual contar com profissionais habilitados em tecnologia da informação (TI) para uma implementação eficiente, o que envolve custos e esforços.

Plataforma proprietária

Para quem quer vender na internet, uma outra alternativa é a plataforma proprietária. Como o nome sugere, nesta modalidade o lojista compra uma licença para o uso de um código-fonte, o qual é desenvolvido por terceiros.

Nesse caso, além de investir no código para a programação do site, é responsabilidade da loja virtual processos como a criação de layout, da interface de navegação e implantação.

A vantagem do modelo é a customização, pois se torna possível a cada loja virtual criar a estrutura mais adequada às suas necessidades e características. Entretanto, vale frisar que algumas alterações devem ser aprovadas previamente pelos desenvolvedores.

Plataforma SaaS

A modalidade Software as a Service (SaaS) é uma forma de disponibilizar softwares e soluções tecnológicas baseadas em computação na nuvem. Ou seja, no caso de uma loja virtual, a plataforma não fica instalada em computadores individuais, mas baseada na web.

Na prática, os e-commerces contratantes acessam o sistema a partir de qualquer dispositivo, pagando uma taxa de assinatura mensal com base nos recursos, funcionalidades e pacotes contratados, bem como número de usuários que irão utilizá-los.

A principal vantagem em relação aos outros tipos de plataforma para vender na internet é que o software não é instalado ou mantido pelo lojista. Ao invés disso, o fornecedor de plataformas de e-commerce SaaS cria, hospeda e mantém o site em seus próprios servidores, o que acaba por tornar a tarefa de gerenciar a loja virtual facilitada, na mesma medida em que se reduz custos.

Esses são os principais modelos de plataformas de e-commerce que podem ser adotados por quem está ingressando ou inovando no mercado de comércio eletrônico. Depois de ler até aqui, você pode estar se perguntando: afinal, qual é a melhor plataforma de e-commerce para 2021?

A realidade é que não existe um formato mais adequado, nesse caso os empreendedores devem considerar fatores como recursos, integrações, customização, suporte, entre outros, sempre aliados ao perfil, características e orçamento de cada negócio online.

Gostou do conteúdo sobre plataforma de e-commerce? Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados? Então acompanhe as redes sociais da Webstore!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos