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Planejamento de vendas: 4 passos para otimizar seus resultados em 2023

5 de janeiro de 2023

5 min

Neste artigo

Vender sem estratégia pode até ser um bom negócio em curto prazo. Mas isso não garantirá um faturamento alto e satisfatório no futuro.

Um bom planejamento pode tornar o seu ciclo de vendas mais sustentável, uma vez que você terá mais assertividade, segurança e constância nas ações que vier a realizar.

Leia este conteúdo até o final para entender por que e como fazer um bom planejamento de vendas!

O que é planejamento de vendas?

O planejamento de vendas nada mais é do que a estruturação das estratégias de uma empresa para que ela tenha bons resultados em curto e longo prazo.

Em se tratando de um e-commerce, é importante ter um volume de conversões frequentes para que o negócio cresça de forma contínua e saudável.

Para que isso seja possível, as seguintes ações comerciais devem ser definidas:

  • Objetivo de vendas (metas)
  • Canais de atendimento
  • Canais de venda
  • Etapas do ciclo de vendas
  • Alinhamento das estratégias de marketing e vendas

O plano de vendas servirá como um norte. Uma espécie de manual de instruções que indicará o caminho a ser seguido rumo ao sucesso em vendas e à relevância no mercado.

Para que serve o planejamento de vendas?

Grosso modo, o planejamento de vendas garantirá que a sua loja virtual ganhe uma posição de destaque no mercado e venda cada vez mais e melhor.

Cada segmento tem suas particularidades, bem como o público-alvo que o movimenta. Ao entender quais são elas e como elas funcionam, você passa a compreender a melhor maneira de atendê-las.

Além disso, qualquer negócio precisa de processos bem estruturados. Ou, pelo menos, as empresas que desejam se consolidar no mercado.

Boas estratégias ajudarão você a alcançar mais clientes, fazer com que eles se interessem pela sua proposta de valor e, consequentemente, comprem na sua loja virtual.

Qual é o impacto do planejamento de vendas em uma loja virtual?

Como dissemos há pouco, qualquer negócio precisa de organização e gestão adequadas para ter um bom faturamento e conquistar uma posição de destaque no mercado.

Vender em datas sazonais é, com certeza, importante. Mas vender com regularidade e escalabilidade é melhor ainda. Saber em quais canais vender, o quanto cobrar pelos produtos e como divulgá-los impactam diretamente na conversão da sua loja virtual.

Sem contar na redução de custos. Um bom plano de vendas facilitará a tomada de decisão e ajudará a reduzir gastos com ferramentas, fretes, fornecedores e outras questões que requerem um investimento relativamente alto se tiverem que ser resolvidas em cima da hora.

Como fazer um planejamento de vendas para e-commerce?

Agora que sabe alguns conceitos essenciais sobre planejamento de vendas para e-commerce, confira 4 passos para otimizar seus resultados em 2023.

1. Analise os resultados do ano anterior

Analisar os resultados do ano anterior ajudará você a entender o que precisa fazer para otimizar o seu faturamento em 2023.

Quais ações não funcionaram bem? Quais conteúdos ou produtos chamaram mais a atenção dos consumidores? As respostas para as perguntas que fizer devem direcionar as ações do seu planejamento de vendas.

Sendo assim, este estudo é a primeira coisa a se fazer. Vale ressaltar aqui a importância de estabelecer um objetivo de vendas, uma vez que ações subsequentes serão baseadas nele. Uma gestão estratégica faz sim toda a diferença.

2. Avalie a necessidade de re-segmentar seu público-alvo

Conhecer profundamente o seu público-alvo não é uma tarefa fácil. Demora um tempo para entender quem ele é, quais são os hábitos e necessidades dele.

Por isso, é muito comum sentir-se frustrado, em um primeiro momento, porque algumas abordagens não deram certo.

No entanto, é bom avaliar de tempos em tempos a necessidade de re-segmentar o seu público-alvo. Ou seja, ir em busca dos seus verdadeiros clientes.

O número de visitantes da sua loja, ou a quantidade de seguidores na sua página do Instagram, não representa o seu volume de vendas. É fundamental deixarmos isso bem claro.

Às vezes, essas pessoas não estão prontas para a compra. Pode ser até que elas nunca estejam. Logo, é crucial entender até que ponto vale a pena investir todos os seus esforços em um público não qualificado.

3. Defina suas estratégias

Depois de reavaliar o seu público, chegou a hora de se comunicar com ele. Criar conteúdos para os canais onde eles estão.

Quando falamos em estratégias de marketing para vendas, muitos pensam em redes sociais e anúncios pagos.

Embora elas, de fato, funcionem, existem outros métodos que geram retorno e entregam ótimos resultados, como Inbound Marketing.

Nessa estratégia, você cria ações com conteúdos relevantes para cada etapa do funil, a fim de gerar valor para os potenciais clientes em todos os pontos de contato. Entre os canais de comunicação utilizados, você pode utilizar: e-mail marketing, chatbots, redes sociais, blogs, landing pages, entre outros.

Apesar de ser trabalhosa, essa tática suscita um aumento significativo nas vendas.

4. Estipule um orçamento

Mesmo que a sua estratégia de marketing tenha um alto potencial de retorno, é preciso realizar esse investimento com sabedoria. Você precisa alinhá-la à sua realidade econômica.

O seu orçamento precisa ser definido a partir dos seus objetivos e metas de marketing, métricas (KPIs) e ferramentas e, é claro, no quanto você pode gastar sem prejudicar a saúde financeira do seu negócio.

Viu como o planejamento de vendas para e-commerce não tem segredo? 

Para garantir bons resultados agora em 2023, siga todas as dicas que aprendeu neste artigo.

Caso ainda não venda online, o que acha de criar uma loja virtual com a Webstore? Aqui, temos todas as ferramentas e recursos de que você precisa para colocar o seu plano de vendas em prática e automatizar os processos do seu negócio.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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