Marketing e vendas
Planejamento de vendas: 4 passos para otimizar seus resultados em 2023
5 de janeiro de 2023
Vender sem estratégia pode até ser um bom negócio em curto prazo. Mas isso não garantirá um faturamento alto e satisfatório no futuro.
Um bom planejamento pode tornar o seu ciclo de vendas mais sustentável, uma vez que você terá mais assertividade, segurança e constância nas ações que vier a realizar.
Leia este conteúdo até o final para entender por que e como fazer um bom planejamento de vendas!
O que é planejamento de vendas?
O planejamento de vendas nada mais é do que a estruturação das estratégias de uma empresa para que ela tenha bons resultados em curto e longo prazo.
Em se tratando de um e-commerce, é importante ter um volume de conversões frequentes para que o negócio cresça de forma contínua e saudável.
Para que isso seja possível, as seguintes ações comerciais devem ser definidas:
- Objetivo de vendas (metas)
- Canais de atendimento
- Canais de venda
- Etapas do ciclo de vendas
- Alinhamento das estratégias de marketing e vendas
O plano de vendas servirá como um norte. Uma espécie de manual de instruções que indicará o caminho a ser seguido rumo ao sucesso em vendas e à relevância no mercado.
Para que serve o planejamento de vendas?
Grosso modo, o planejamento de vendas garantirá que a sua loja virtual ganhe uma posição de destaque no mercado e venda cada vez mais e melhor.
Cada segmento tem suas particularidades, bem como o público-alvo que o movimenta. Ao entender quais são elas e como elas funcionam, você passa a compreender a melhor maneira de atendê-las.
Além disso, qualquer negócio precisa de processos bem estruturados. Ou, pelo menos, as empresas que desejam se consolidar no mercado.
Boas estratégias ajudarão você a alcançar mais clientes, fazer com que eles se interessem pela sua proposta de valor e, consequentemente, comprem na sua loja virtual.
Qual é o impacto do planejamento de vendas em uma loja virtual?
Como dissemos há pouco, qualquer negócio precisa de organização e gestão adequadas para ter um bom faturamento e conquistar uma posição de destaque no mercado.
Vender em datas sazonais é, com certeza, importante. Mas vender com regularidade e escalabilidade é melhor ainda. Saber em quais canais vender, o quanto cobrar pelos produtos e como divulgá-los impactam diretamente na conversão da sua loja virtual.
Sem contar na redução de custos. Um bom plano de vendas facilitará a tomada de decisão e ajudará a reduzir gastos com ferramentas, fretes, fornecedores e outras questões que requerem um investimento relativamente alto se tiverem que ser resolvidas em cima da hora.
Como fazer um planejamento de vendas para e-commerce?
Agora que sabe alguns conceitos essenciais sobre planejamento de vendas para e-commerce, confira 4 passos para otimizar seus resultados em 2023.
1. Analise os resultados do ano anterior
Analisar os resultados do ano anterior ajudará você a entender o que precisa fazer para otimizar o seu faturamento em 2023.
Quais ações não funcionaram bem? Quais conteúdos ou produtos chamaram mais a atenção dos consumidores? As respostas para as perguntas que fizer devem direcionar as ações do seu planejamento de vendas.
Sendo assim, este estudo é a primeira coisa a se fazer. Vale ressaltar aqui a importância de estabelecer um objetivo de vendas, uma vez que ações subsequentes serão baseadas nele. Uma gestão estratégica faz sim toda a diferença.
2. Avalie a necessidade de re-segmentar seu público-alvo
Conhecer profundamente o seu público-alvo não é uma tarefa fácil. Demora um tempo para entender quem ele é, quais são os hábitos e necessidades dele.
Por isso, é muito comum sentir-se frustrado, em um primeiro momento, porque algumas abordagens não deram certo.
No entanto, é bom avaliar de tempos em tempos a necessidade de re-segmentar o seu público-alvo. Ou seja, ir em busca dos seus verdadeiros clientes.
O número de visitantes da sua loja, ou a quantidade de seguidores na sua página do Instagram, não representa o seu volume de vendas. É fundamental deixarmos isso bem claro.
Às vezes, essas pessoas não estão prontas para a compra. Pode ser até que elas nunca estejam. Logo, é crucial entender até que ponto vale a pena investir todos os seus esforços em um público não qualificado.
3. Defina suas estratégias
Depois de reavaliar o seu público, chegou a hora de se comunicar com ele. Criar conteúdos para os canais onde eles estão.
Quando falamos em estratégias de marketing para vendas, muitos pensam em redes sociais e anúncios pagos.
Embora elas, de fato, funcionem, existem outros métodos que geram retorno e entregam ótimos resultados, como Inbound Marketing.
Nessa estratégia, você cria ações com conteúdos relevantes para cada etapa do funil, a fim de gerar valor para os potenciais clientes em todos os pontos de contato. Entre os canais de comunicação utilizados, você pode utilizar: e-mail marketing, chatbots, redes sociais, blogs, landing pages, entre outros.
Apesar de ser trabalhosa, essa tática suscita um aumento significativo nas vendas.
4. Estipule um orçamento
Mesmo que a sua estratégia de marketing tenha um alto potencial de retorno, é preciso realizar esse investimento com sabedoria. Você precisa alinhá-la à sua realidade econômica.
O seu orçamento precisa ser definido a partir dos seus objetivos e metas de marketing, métricas (KPIs) e ferramentas e, é claro, no quanto você pode gastar sem prejudicar a saúde financeira do seu negócio.
Viu como o planejamento de vendas para e-commerce não tem segredo?
Para garantir bons resultados agora em 2023, siga todas as dicas que aprendeu neste artigo.
Caso ainda não venda online, o que acha de criar uma loja virtual com a Webstore? Aqui, temos todas as ferramentas e recursos de que você precisa para colocar o seu plano de vendas em prática e automatizar os processos do seu negócio.