Eduarda Guedes

29 de outubro de 2021

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O que é e como se tornar uma loja virtual conceito ajuda no seu branding?

4 min de leitura

Uma loja virtual conceito é aquela que trabalha de diferentes formas para despertar os sentidos do cliente. Ou seja, são aquelas que criam um ambiente de aproximação entre as marcas e os consumidores. Você já entrou em alguma loja em que cada departamento te faz lembrar de algo, seja pelo cheiro, pela posição dos produtos ou até mesmo pelo branding da marca? Então, você entrou em uma loja conceito. 

E não é de se esperar menos, pois esse tipo de loja é uma grande tendência no mercado atual. Não é por acaso que as lojas virtuais conceito cresceram em volta de 80% no país nos últimos anos.

Como identificar uma loja virtual conceito?

Você pode conhecer uma loja virtual conceito quando ver que os produtos e serviços são cuidadosamente selecionados e relacionados a um tema, seja específico para um público-alvo ou um estilo de vida. 

A marca que usa essa tendência de loja conceito, aposta em categorias que normalmente não estariam no mesmo espaço, como moda, beleza e gastronomia. Tudo é exposto de forma integrada e atrativa, visando a motivação do cliente para comprar. 

Quais os benefícios de uma loja virtual conceito? 

Entre as várias vantagens de investir em uma loja virtual conceito, a maior é ganhar a fidelização do cliente, onde a marca fica na cabeça de todos. É uma excelente estratégia para quem deseja se posicionar no mercado. 

Além disso, as lojas virtuais conceito também se preocupam em inovar e prestar serviços personalizados utilizando recursos da mídia, contando com a ajuda de gestores experientes em marketing, publicidade e propaganda, sendo possível dar visibilidade ao segmento, tornando-o competitivo.

Vale ressaltar que essa tendência de loja virtual conceito ocorre bastante, visto que a as personalizações e cheiros nas embalagens de entrega, passa ao cliente o sentimento de coisa nova. 

Como a loja virtual conceito se relaciona com o branding?

Com toda essa estratégia que uma loja conceito precisa desenvolver para proporcionar ao cliente uma experiência única, você consegue dar liberdade ao cliente para ele conhecer os produtos, descobrindo suas funcionalidades. 

E a aplicação do formato de loja virtual conceito está intimamente ligado ao conceito de branding que a loja possui, isso porque você consegue trabalhar com desempenho para que sua loja virtual ganhe identidade e presença no mundo online, tornando-se uma marca relevante e que vende cada vez mais. 

O que faz jus ao conceito de branding, cujo agrega valor ao seu e-commerce e a representação dele para os clientes.     

Como ser uma loja virtual conceito? 

Para quem deseja tornar-se uma loja virtual conceito, é preciso modificar alguns pontos no site da loja ou nas redes sociais, como: 

  • Investir em imagens: para uma loja conceito virtual, as imagens constroem uma visão da marca e faz bastante diferença quando o cliente acessa o site. Além de promover uma identificação imediata do cliente com o conceito de branding aplicado pela loja;
  • Desenvolver o mesmo conceito da sua marca nas redes sociais: você pode fazer isso levando tudo sobre o conceito de sua marca e identidade de sua loja para as redes sociais. Isso também se aplica ao formato de venda, assim você coloca a sua marca no mapa através da experiência que ela proporciona ao cliente;
  • Ter um posicionamento da sua marca: como já mencionamos, o branding em uma loja conceito caminham juntos, visto que para cada posicionamento da marca devemos ter um conceito de loja virtual diferente e proporcionar uma experiência diferente.  

Embora a loja conceito tenha começado em plano físico, trazer essa experiência para a loja virtual, pode dar ao cliente uma excelente forma de vendas a partir do primeiro contato. Como o e-commerce é umas das principais formas de compra atualmente, você pode unir o conceito de marca e branding completo para sua loja virtual e redes sociais que se relacionem com o posicionamento do negócio no seu segmento.     

Além disso, quando o cliente identifica a sua marca e como ela proporciona a solução para o mercado, você está entre as lojas de conceito que se tornam competitivas pela experiência da compra e não pelo valor. Para isso, é necessário apenas alinhar o branding da marca com tudo aquilo que o produto e identidade da empresa representam.

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