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Loja virtual ou marketplace: o que é, diferença, vantagens, desvantagens e como fazer

23 de novembro de 2022

5 min

Neste artigo

Hoje em dia, muito se fala sobre as vendas online e como o e-commerce cresceu nos últimos anos, mas você sabe o porquê disso?

A pandemia antecipou e potencializou um modelo de negócio que estava crescendo a passos largos. Segundo uma pesquisa realizada pela SmartHint, em comparação ao período pré-pandêmico, o comércio eletrônico brasileiro aumentou seu faturamento em 785% nos cinco primeiros meses de 2022

Isso obviamente gerou muitos resultados positivos e fez com que as pessoas passassem a ter um senso de urgência em entrar no mercado digital para aproveitar o boom nas vendas.

Entretanto, muitos empreendedores iniciantes não sabem por onde começar, o que os leva a uma dúvida muito comum: Loja virtual ou marketplace? Eis a questão!

Neste artigo, explicaremos um pouco sobre as diferenças entre loja virtual e marketplace para que você entenda qual dessas opções faz mais sentido para o seu negócio. Boa leitura!

Diferença entre loja virtual e marketplace

De modo geral, a loja virtual é um site de vendas online exclusivo de uma marca, enquanto o marketplace é uma espécie de shopping online, em que vários lojistas podem vender seus produtos ao mesmo tempo.

Em ambas as modalidades, os clientes acessam a plataforma, escolhem seus produtos, colocam os itens no carrinho e finalizam a compra depois de passarem pelo checkout. Simples assim!

Porém, ainda que tenham objetivos e alguns recursos semelhantes, na prática, eles funcionam de um jeito diferente e possuem algumas vantagens e desvantagens. Confira abaixo.

Vantagens da Loja Virtual

Maior alcance de consumidores

Com a loja virtual, você tem mais chances de alcançar um número maior de consumidores, uma vez que você pode criar estratégias voltadas para a promoção da sua marca.

Mais lucratividade

Uma loja virtual criada e gerenciada por uma plataforma de e-commerce costuma ter menos custos com taxas, manutenção e integração de aplicativos. 

Assim, você consegue ter melhor controle financeiro e uma margem de lucro maior.

Mais liberdade de personalização

Você pode personalizá-la da forma que quiser, com cores, logo, linguagem, banners e outros recursos e elementos visuais que diferenciem a sua loja das demais.

Desvantagens da Loja Virtual

Mais investimento em marketing

Requer um investimento maior em marketing para atrair os clientes. Ou seja, você precisa investir em uma estratégia de tráfego orgânico e tráfego pago para atrair novos clientes e gerar conteúdo de valor para fidelizá-los e se tornar uma autoridade em seu segmento.

Demanda mais planejamento estratégico

Carece de um bom planejamento estratégico para segmentar o público-alvo, anunciar os produtos nos canais certos e, posteriormente, acompanhar os resultados.

Além disso, como é muito difícil os clientes comprarem produtos de lojas que eles não sabem que existem, você precisa incluir o SEO na sua estratégia.

Dessa forma, você obtém um bom posicionamento na principal página de busca do Google e permite que seus clientes o encontrem com mais facilidade.

Resultados de médio e longo prazo

Uma loja nova no mercado costuma levar, em média, 6 meses para conseguir uma boa quantidade de tráfego mensal, o que pode prejudicar um pouco os planos de quem almeja bons resultados em pouco tempo.

Vantagens do Marketplace

Praticidade

A infraestrutura já vem pronta, então você só precisa fazer um cadastro, anunciar seus produtos e pagar uma taxa para impulsionar os anúncios.

Mais visibilidade a curto prazo

Por ter um volume considerável de acessos orgânicos por mês, o marketplace tem mais visibilidade. 

Além disso, você tem mais chances de alcançar o público certo e, consequentemente, de aumentar as vendas do seu negócio, já que os clientes buscam produtos específicos na plataforma.

Processo facilitado de atração de clientes

Apesar de também precisar de um bom planejamento para atrair os clientes, o processo costuma ser menos complexo porque o marketplace facilita o disparo de anúncios dentro dele.

Desvantagens do marketplace

Custos adicionais

Além de uma porcentagem sobre o valor dos produtos vendidos (comissão sobre vendas), o marketplace cobra por alguns recursos de otimização de anúncios e de logística caso você queira potencializar as vendas.

Impossibilidade de personalização

Não é possível personalizar o layout do marketplace. 

Com isso, a sua marca perde um pouco de personalidade, já que seus clientes não o reconhecerão pela identidade visual (como acontece com as grandes marcas).

Alta concorrência

Considerando a grande quantidade de lojas que vendem no marketplace, a concorrência pela ordem de aparição dos produtos é mais acirrada.

Portanto, você deve recorrer aos anúncios e às estratégias de SEO para melhorar o posicionamento dos seus produtos dentro do marketplace.

Se você está começando e não pode investir muito, mas precisa de um retorno rápido, talvez os marketplaces sejam a opção ideal. Agora, se deseja ter uma estrutura própria e ter maior controle sobre o seu negócio, a loja virtual é perfeita para você!

Mas existe uma terceira opção que você, com certeza, irá gostar. A Webstore oferece integração nativa, sem comissão sobre vendas, com os principais marketplaces do mercado. Assim, você aumenta as suas chances de alcançar mais clientes e de potencializar as vendas.

Para saber todos os benefícios de fazer essa integração com a gente, clique aqui!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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