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Como usar do Carnaval para vender mais na sua loja virtual

Mesmo com o período de pandemia herdado de 2020, o qual vem gerando mudanças drásticas em hábitos e comportamentos, o […]

Como usar do Carnaval para vender mais na sua loja virtual

Mesmo com o período de pandemia herdado de 2020, o qual vem gerando mudanças drásticas em hábitos e comportamentos, o Carnaval 2021 segue como um momento propício para melhorar vendas e resultados. Isso porque é um dos feriados mais populares do Brasil, bem como um símbolo cultural que atrai pessoas do mundo todo.

Nesse contexto, quem tem uma loja virtual também pode aproveitar esses dias para criar estratégias que atraiam, convertam e fidelizem clientes, o que na prática significa aumento da lucratividade.

Esse ano, o feriado acontece entre os dias 12 a 17 de fevereiro, por isso já é hora de começar a se preparar para ter melhores resultados. Quer saber como? Então confira o nosso post!

Maiores buscas online no período de Carnaval

O Carnaval é um feriado em que normalmente as pessoas gostam de viajar, portanto, fazem pesquisas na internet sobre pacotes, destinos, programações, entre outros assuntos ligados ao tema. Além disso, temos aqueles que aproveitam o feriado para “caírem na folia”, e buscam itens como fantasias, paetês, máscaras e adereços.

Mesmo que um e-commerce não faça parte desses nichos específicos, pode aproveitar o momento para investir em produtos sazonais relacionados com a data. Ou, ainda, desenvolver campanhas e ações de marketing relacionadas ao feriado, mas que chamem a atenção para os produtos oferecidos pela loja.

Com isso, independentemente do segmento da marca, é possível aproveitar o gancho da maior festa do país para melhorar as vendas.

7 dicas para atrair e conquistar clientes no Carnaval 2021

Mesmo em um período atípico, é importante que as lojas virtuais desenvolvam um bom planejamento para se destacarem no mercado online. Isso porque, mesmo sem a festa propriamente dita, muitos aproveitarão para conhecer novos lugares ou fazer compras durante os dias de folga. Veja 7 dicas para otimizar suas vendas no Carnaval 2021:

1. E-commerce responsivo

Ter um e-commerce responsivo já deixou de ser tendência para se tornar uma questão de sobrevivência no mercado atual, pois os consumidores se utilizam cada vez mais dos dispositivos móveis para comprar.

Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa Global Consumer Insights 2019, realizada pela PwC, o percentual de brasileiros que realizaram ao menos uma compra por mês pelo celular, aumentou de 15% para 50% entre 2013 e 2019. Ou seja, o número de consumidores mais do que triplicou.

Isso significa que, se a sua loja virtual ainda não investe em um site responsivo, a qual se adapte a qualquer tipo de tela, precisa realizar essa ação o quanto antes, tanto para aumentar vendas no Carnaval quanto em todas as outras datas do ano.

2. Atraia clientes pelo visual

Preparar a loja virtual para um dos feriados mais importantes do Brasil depende diretamente da criação de uma identidade visual adequada. Isso vale para a parte visual em si, que deve ser chamativa, divertida e colorida, e também para as chamadas de promoções e campanhas.

É importante frisar que a mesma identidade criada para o site deve ser replicada em outros canais de relacionamento. Mesmo que a mensagem não seja idêntica, o uso de cores e layouts deve ser capaz de promover a identificação do consumidor com a campanha da marca.

3. Impulsione as vendas nas redes sociais

De acordo com o estudo Global Digital Overview 2020, desenvolvido pelo site We Are Social em parceria com o Hootsuite, 66% dos brasileiros utilizam as redes sociais como o Facebook, Instagram e o YouTube. Outro dado relevante é que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de populações que passam mais tempo nesses canais, com uma média de 3 horas e 31 minutos diários de navegação.

Isso significa que é preciso manter uma presença forte nas redes sociais para ter sucesso, ainda mais em datas como o Carnaval 2021, em que a tendência de usuários ativos nas plataformas,  acompanhando as postagens de seguidores, publicando fotos ou vídeos e outros, aumenta ainda mais.

Para ganhar visibilidade nessa época do ano vale investir em anúncios pagos que alcancem mais pessoas, bem como ficar atento às hashtags e usar a criatividade nas postagens, de modo com que sejam atrativas e despertem a curiosidade do consumidor em conhecer a loja virtual.

4. Ofereça frete grátis e crie promoções

Outras estratégias que prometem bons resultados são oferecer frete grátis, cupons de descontos e promoções especiais por período limitado. Essas são excelentes ferramentas para atrair novos clientes, recuperar aqueles que abandonaram o carrinho no passado e fidelizar os que compram frequentemente. Ou seja, atingem diferentes tipos de público, o que pode melhorar vendas e lucros.

5. Fique atento às buscas

Entre as dicas para vender no Carnaval estão ter atenção redobrada às buscas de usuários na internet. Além daquelas que citamos no artigo, vale observar como os consumidores pesquisam oportunidades de compra alguns dias antes do feriado. Assim, é possível criar campanhas e abusar das palavras-chave apropriadas para um melhor rankeamento no Google e outros buscadores.

6. Invista no unboxing experience

O conceito de unboxing experience, que consiste em adotar embalagens personalizadas e adequadas para proporcionar uma boa experiência de compra já no recebimento do produto, pode ser uma boa estratégia para se diferenciar no Carnaval 2021.

Além de se preocuparem em entregar itens sem extravios ou defeitos através de caixas e outros materiais apropriados, é possível investir em elementos que remetam à festividade e tornem o momento do recebimento da mercadoria divertido e memorável.

7. Dê suporte ao cliente

Em datas especiais como o Carnaval, é imprescindível certificar-se de que os produtos chegarão dentro do prazo estimado e em bom estado. Além disso, os e-commerces devem estar disponíveis da melhor forma possível para darem retorno sobre eventuais atrasos, problemas com pedidos, dúvidas e outras demandas dos clientes.

Desse modo, mesmo que alguma falha ocorra, os consumidores sentem-se valorizados e amparados pela marca, minimizando as chances de que desistam de realizar novas compras em outras oportunidades.

Com essas dicas, sua loja virtual estará mais preparada para conquistar clientes, fidelizar os já existentes e aumentar as vendas durante o Carnaval 2021. Você já está realizando algumas das estratégias sugeridas? Realizou alguma outra que trouxe bons resultados? Comente aqui para compartilharmos experiências!

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