Eduarda Guedes

9 de julho de 2021

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Como se planejar para vender mais no Dia dos Pais 2021

6 min de leitura

A primeira quinzena do mês de agosto é agitada para o varejo que de forma geral sente um aumento na demanda de vendas, impulsionada pelo Dia dos Pais. Especialmente desde o ano passado, com o fechamento do comércio de rua e a introdução de novos consumidores ao digital, o e-commerce se tornou uma das principais opções para quem quer presentear neste ano. 

Você, que tem uma loja virtual, precisa planejar e se preparar para aproveitar ao máximo o Dia dos Pais e garantir que seus investimentos trarão resultados consistentes. Seu e-commerce precisa estar preparado para aproveitar o potencial de vendas e fidelização de clientes, por isso, trouxemos neste post uma série de dicas de planejamento que vão ajudá-lo a vender mais no Dia dos Pais e fortalecer sua marca. 

1) Planeje as ações de vendas e marketing para o Dia dos Pais

O planejamento deve estar presente durante o ano todo em sua loja virtual, mas ele é uma peça essencial para o sucesso de datas especiais, tal como o Dia dos Pais. Como você já sabe que todos os anos essas datas acontecem, é possível analisar as tendências do mercado e do seu público para estar preparado. Ao se planejar, você evita imprevistos na sua operação e também o desperdício de recursos financeiros, humanos e de tempo. Sem planejamento você pode aumentar o estoque e não vender, ou vender todo o seu estoque e não conseguir que o fornecedor entregue mais itens a tempo. Ambos os cenários são ruins para a saúde do seu negócio.

Tendo isso em vista, um planejamento antecipado será o maior aliado da sua estratégia de vendas neste Dia dos Pais. Faça um estudo dos anos anteriores, garanta que os produtos que tem melhor saída estejam em estoque e se prepare para receber também um novo público.

Ao planejar o Dia dos Pais não se esqueça de apontar quais são seus objetivos, por exemplo: vender mais, aumentar a popularidade da marca (brand awareness), melhorar o relacionamento com o público ou retomar contato com clientes inativos. Você e sua equipe entendem as particularidades de sua empresa, então analisem o cenário e determinem focos de ação.

2) Defina as atividades necessárias para colocar as ações de prática

Agora que você já sabe quais são seus objetivos é hora de criar uma estratégia para atingi-los, um mapa que vai guiar você e sua equipe até o destino final. Confira algumas opções de ações para cada um dos exemplos de objetivo citados no tópico anterior.

  • Vender mais: 

Se seu objetivo é aumentar as vendas, estude quais são os SKUs mais vendidos da sua loja e direcione parte de seus esforços de mídia para divulgá-los. Compare dados históricos gerais e específicos da data, pode ser que seu carro-chefe de sempre não se saia tão bem nesta data ou que um produto sem muito destaque nos outros meses do ano sofra aumento na procura. Não se esqueça de ter certeza de quem é seu público. Saber o perfil do consumidor da sua loja será essencial para suas campanhas de marketing se tornarem mais efetivas, trazendo mais resultados.

Preste atenção em: Promoções, mix de produtos, estoque e precificação.

  • Aumentar brand awareness

Se sua intenção é ampliar o alcance da marca, recomendamos que, além de investir em mídia, conte com a ajuda de quem já confia na sua loja. Mais efetivo que qualquer propaganda é a indicação de um amigo, conhecido ou familiar, não é? De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.

Desenvolva ações mutuamente benéficas com os clientes, eles divulgam sua marca nas suas redes sociais, por exemplo, e em troca ganham um bônus, brinde ou desconto.

Preste atenção em: Estratégias de atendimento, programas de fidelidade e relacionamento via e-mail, SMS, WhatsApp e telefone.

  • Desenvolver relacionamento com o consumidor

Caso este seja um de seus objetivos invista em mostrar ao consumidor que ele é, além de um número, importante para sua marca. Realizar vendas consultivas, pelo WhatsApp ou chat, conhecer o público para preparar ofertas personalizadas e realizar um pós-venda de qualidade são pontos essenciais para mostrar aos consumidores que eles fizeram a escolha certa ao escolher sua loja.

Preste atenção em: Criação de anúncios e controle de orçamento, campanhas e e-mail marketing.

  • Retomar contato com clientes inativos

Datas especiais são o momento perfeito para fazer a reativação daqueles antigos clientes. Refresque a memória do consumidor sobre os produtos que sua marca oferece, se mantenha presente e faça propostas atrativas para atraí-lo novamente.

Preste atenção em: Ações via e-mail, divulgação nas redes sociais e ofertas personalizadas.

3) Nomeie quem vai gerenciar essas ações

Para que nenhum ponto fique sem supervisão, as ações precisam ter “donos” dentro da empresa. Se seu e-commerce já possui uma equipe, delegue tarefas para cada membro e cobre os resultados ao final do projeto.

Cada objetivo deve ter pelo menos um responsável nomeado, por exemplo: o objetivo de aumento em vendas pode ficar nas mãos do marketing, que será responsável pelo investimento em campanhas de mídia paga. O objetivo do relacionamento pode estar com o atendimento, já que o cliente cairá direto com eles caso precise de alguma ajuda.

4) Coloque um ponto final para o prazo de cada atividade

O planejamento deve começar antes para que as ações estejam prontas para rodar no tempo certo. De nada adianta começar sua campanha de Dia dos Pais nos últimos minutos, já que nesse ponto a maioria dos filhos já fez suas compras e quem ainda não fez pelo menos já sabe onde fará. Manter um cronograma rígido é muito importante para que sua estratégia para vender mais no Dia dos Pais seja um sucesso.

5) Prepare seu layout para o Dia dos Pais

Para mostrar ao mundo sua mensagem, o layout do seu site e de suas redes sociais precisa estar de acordo. Você pretende fazer banners? Criar promoções? Então as pessoas precisam saber disso! Inicie sua campanha de Dia dos Pais com pelo menos um mês de antecedência nas redes sociais, por e-mail e WhatsApp. Informe aos consumidores que sua loja terá condições especiais para o Dia dos Pais e aos poucos mostre as opções. Mais perto da data, coloque banners no site e crie uma aba com a seleção de produtos especiais, incluindo aqueles que você identificou como best sellers do seu e-commerce.

Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer destino é certo, mas você não pode deixar sua loja nas mãos do acaso. Não ter objetivos concretos é a receita para um desastre na administração dos negócios. 

Planeje o Dia dos Pais 2021 para que seja uma data cheia de vendas e de novas oportunidades para seu e-commerce. As dicas você já tem, agora reúna sua equipe, desenhem estratégias, prazos e responsabilidades para garantir que tudo dê certo!

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