Eduarda Guedes

20 de maio de 2021

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Como planejar seu e-commerce para o Dia dos Namorados

6 min de leitura

Quando se anda pelas ruas logo depois de finalizar o Dia das Mães, começamos a nos deparar com a cor vermelha em lojas e presentes, corações e flores como decoração, e aí já nos damos conta de que o Dia dos Namorados está chegando. No seu e-commerce não deve ser diferente.

Devido ao distanciamento social e a pandemia, e, de certo modo, o crescimento do e-commerce em 2020, entre os dias 28 de maio e 12 de junho do ano passado, o faturamento praticamente dobrou, saltando de R$2,99 bilhões para R$6,25 bilhões, um aumento de 117%, apenas para o dia dos namorados.

Além disso, os consumidores hoje em dia tendem a antecipar presentes para evitar atrasos, especialmente quando se trata de compras online. Sem falar que dependendo do segmento de atuação da sua loja, pode demorar um pouco para negociar com os fornecedores para que o estoque aguente toda a demanda de presentes ideais.

Pensando nesse contexto, trouxemos 6 dicas que podem ajudá-lo a planejar o seu e-commerce para o Dia dos Namorados e obter ótimos resultados neste período.

Tenha um Plano de Marketing

Talvez ainda mais relevante do que a comemoração em si, são os preparativos e campanhas que antecedem o dia dos namorados que são fundamentais para fazer sua marca decolar. Para ser eficaz nas vendas, você precisa criar estratégias de vendas e marketing com antecedência para anunciar e tornar suas promoções eficazes.

O marketing digital pode ser extremamente útil neste ponto, pois os objetivos são de curto prazo. Não se esqueça que, com exceção das pessoas que deixaram suas compras na última hora, muitos consumidores costumam pesquisar preços e produtos bem antes do dia 12 de junho. Portanto, antecipe e planeje suas ações para atrair consumidores.

Pense em estratégias que atraiam seu público e defina como você está promovendo seus produtos, e se estão com uma comunicação muito clara e atrativa, seja nas condições promocionais ou no valor de qualidade que seu produto carrega. Os canais de publicidade mais importantes para se anunciar no dia dos namorados incluem:

Pense na política de Trocas e Devoluções

Não se esqueça que em dias especiais, como o dia dos namorados, as pessoas compram presentes para outras pessoas. Portanto, a possibilidade de devoluções ou trocas é muito alta. Você precisa se preparar para o fato de que no dia seguinte ao dia dos namorados (13/06) irão aparecer no seu chat consumidores que, por exemplo, desejam trocar um produto por outro.

Pensar, elaborar e revisar com antecedência qual será o posicionamento da sua marca e sua loja em relação à política de trocas e devoluções, é conscientizar o público sobre os termos e não prejudicar a reputação do seu negócio.

Caso seu e-commerce trabalhe com a estratégia de logística reversa, todas as condições devem estar descritas no seu site ou redes sociais para não gerar dúvidas.

Pense e use da Logística para Fidelizar os seus Clientes

O prazo de entrega está diretamente ligado à satisfação e fidelização do cliente. São características essenciais que quem pretende vender mais no Dia dos Namorados deve procurar. Portanto, é importante prestar atenção especial para a logística do seu e-commerce. Afinal, ninguém quer correr o risco de entregar pedidos fora do prazo ou com algum dano no produto, certo?

Para que seu e-commerce não passe por isso, é importante encontrar profissionais experientes no despacho, afinal, não adianta ter um processo bem organizado e controlado se não houver uma boa expedição, um envio seguro.

Relatos de produtos danificados por embalagens inadequadas ou manuseio incorreto são comuns, mas devem ser evitados. Por isso, é bom lembrar que capacitar profissionais não é perda de dinheiro ou tempo, mas sim um investimento para que você não receba reclamações ou perdas vendas.

Isso tornará seu comércio eletrônico mais estável durante o período de vendas no Dia dos Namorados. Quando os pedidos e as entregas são bem controlados, você tem a oportunidade de realizar outras ações que também são relevantes para o melhor desempenho do seu negócio.

Tenha criatividade para fazer promoções

É bastante comum que varejistas em geral criem promoções nos feriados - e claro, com o e-commerce não é diferente. Quando se fala sobre o Dia dos Namorados, é importante mostrar ao público que existem alternativas aos presentes tradicionais como perfumes, chocolates e flores.

No entanto, é preciso muita criatividade para mostrar os benefícios de uma promoção e escapar do óbvio, fazendo com que o consumidor adicione novos produtos à lista de presentes românticos. Em seguida, você precisa pensar em presentes incomuns que despertem o interesse do cliente.

Avalie seu catálogo e pense em como organizar seus produtos em kits de dois ou três itens, por exemplo, com preços especiais que mostrem custo benefício ao consumidor. Este tipo de personalização é muito popular, afinal, dá a impressão de que foi pensado especialmente para a ocasião, e no fim, você estará vendendo muito mais.

Faça um guia de presentes de acordo com o seu catálogo

Em conjunto com a criatividade para fazer promoções, você deve pensar em maneiras de descobrir os presentes ideais para cada tipo de namorado(a), de acordo com o seu catálogo de produtos.

Você pode descobrir o que seu público mais gosta fazendo enquetes nas redes sociais ou pesquisas de mercado, dessa forma, você pode ter vendas bem mais assertivas no dia dos namorados.

Personalize seu layout para a data

Não precisa usar a cor vermelho-paixão para deixar um layout bonito e contextualizado para o dia dos namorados. Sem sair da sua identidade visual, é possível trazer o dia dos namorados para o seu site.

Banners, Call to actions (CTAs) e frases de impacto em toda a sua loja e redes sociais vão mostrar que você se preparou para a data e está disposto a vender a experiência de felicidade para um casal.

Com todas essas dicas bem organizadas e planejadas, as vendas e o sucesso no Dia dos Namorados estão praticamente garantidos, pois você proporciona aos seus clientes uma experiência única e ainda ganha fôlego para o seu e-commerce. E para finalizar, temos uma dica valiosa: garanta que suas formas de pagamento sejam seguras e eficientes!

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