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Como abrir uma loja virtual no Instagram Shopping?

18 de janeiro de 2021

4 min

Neste artigo

O Instagram é uma rede social com 1 bilhão de usuários ativos, sendo que 500 milhões deles o acessam todos os dias. Ou seja, não há como negar a potência que a plataforma se tornou. Se no início era mais utilizada por usuários que postavam fotos e vídeos do dia a dia, com o passar dos anos transformou-se em um canal de vendas poderoso em função de recursos como o Instagram Shopping.

A funcionalidade, que se encontra em uma aba no feed dos perfis, é indicada por um ícone que imita uma "bolsinha". Nesse espaço, os lojistas podem colocar o catálogo de itens que estão para venda, os quais podem conter foto, preço e outras descrições dos seus produtos.

Assim, não há mais necessidade de vender somente pelo link que está na bio, por exemplo. Através do Instagram Shopping, quando o usuário clica na mercadoria, é redirecionado para um ambiente onde é possível ampliar as fotos, visualizar detalhes e fazer compras.

Ele oferece praticidade aos e-commerces justamente por permitir vendas diretas, sendo possível inserir tags e dados sobre os produtos, o que otimiza a experiência do cliente e favorece o aumento das vendas.

Qual é o passo a passo para criar uma loja virtual no Instagram Shopping?

A primeira ação das marcas que pretendem vender pelo Instagram Shopping é criar uma página comercial, caso ainda não tenham. Inclusive, os varejistas que ainda se encontram fora das redes sociais certamente estão perdendo uma boa fatia de clientes.

Com esse perfil, que deve ter uma biografia bem elaborada, as empresas podem ter acesso a métricas que sinalizam o desempenho de todas as ações, o que inclui as vendas. Também é possível obter dados valiosos sobre o público, os quais auxiliam na tomada de decisão sobre os caminhos a serem seguidos.

A partir daí, os próximos passos são:

Seguir as regras da plataforma

Para conseguir montar uma loja virtual no Instagram Shopping, sem precisar passar por transtornos futuros, é essencial seguir as regras da rede social. São elas:

● ter feito pelo menos 9 postagens de produtos;

● vender somente produtos físicos;

● seguir todas as políticas da plataforma;

● associar a conta do Instagram à página do Facebook da loja.

É importante verificar se todas as normas estão sendo cumpridas, do contrário haverá entraves que impossibilitarão a finalização do processo.

Cadastrar os produtos no Facebook

Para validar a loja virtual no Instagram Shopping, é preciso cadastrar os produtos na página da loja no Facebook. É nessa rede que serão inseridas fotos, descrições e links de compra.

Esse cadastro pode ser feito de duas formas: a partir do ícone "Modelos e Guias", que encontra-se em "Configurações". Nesse caso, o modelo a ser escolhido é o de "Loja". A segunda maneira é por meio do ícone "Catálogos", que se encontra em "Gerenciador de Negócios".

Ativar o Instagram

Depois de ter inserido os produtos na loja do Facebook, o processo de integração com o Instagram Shopping é simples. Veja o passo a passo:

● Selecione “Configurações”; 

● Clique em  “Empresa” e, logo em seguida, em “Compras”; 

● Selecione a página de catálogo que está linkado com a página do Facebook;

● Volte para o perfil, selecione a foto do produto que queira marcar;

● Clique nos 3 pontinhos no canto superior da foto;

● Selecione “Editar” ;

● Clique no botão “+”  no canto esquerdo;

● Em seguida, clique na opção “Marcar Produtos”;

● Selecione o item correto e, depois, clique em concluir. 

A partir daí, sua marca já estará utilizando todos os recursos do Instagram Shopping. Entre as vantagens estão a segurança em relação às transações, a otimização do processo de compra, a geração de tráfego qualificado para a loja virtual e a conexão com milhares de usuários que podem ser potenciais clientes.

Viu como é fácil ter uma loja virtual no Instagram Shopping? Ficou com alguma dúvida do passo a passo? Comente aqui!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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