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Como abordar o Dia Mundial dos Animais no E-commerce?

17 de setembro de 2021

4 min

Neste artigo

Algumas datas comemorativas são especialmente importantes para nichos que atuam no espaço de e-commerce. O Dia das Crianças é o momento onde mais se vende brinquedos nas lojas online e no Dia das Mães é uma obrigação para lojas investir em produtos femininos e mimos para as mães, mas no dia 4 de outubro, Dia Mundial dos Animais, é o dia perfeito para as lojas virtuais de pets . 

Comemorado no dia de São Francisco de Assis (guardião dos animais), esse dia pode ser explorado pelos e-commerces de uma forma que foge ao apelo comercial. Trouxemos 4 dicas para trabalhar o Dia Mundial dos Animais na sua loja virtual de pet, basta continuar lendo!

Ajude quem se dedica à causa

O Dia Mundial dos Animais é um ótimo momento para engajar sua marca de uma maneira diferente. O que você acha de levantar fundos durante esse período para ONGs que protegem os animais? Muitas lojas online ajudam as organizações a encontrar o maior número possível de casas para os animais resgatados e oferecem kits de boas-vindas para novos tratadores. 

O kit inclui bebidas, alimentos, lanches e brinquedos. Portanto, faça uma parceria com seus fornecedores e incluam essa ação tão linda no seu e-commerce, lembrando sempre da importância de cuidar e proteger um amiguinho de estimação. 

Outra forma de ajudar é combinar cada compra online com uma doação para organizações que defendam a causa, como remédios ou ração. Assim, o consumidor se sente envolvido nessas ações provedoras do bem, sabendo que contribuiu, ainda que indiretamente, para ONGs protetoras dos animais.

Envolva seu público com a data

Incentive seu público a se envolver e trabalhe com as emoções deles. Lembre-se: os pais de pet adoram tirar fotos de seus animais de estimação e exibi-los. Use essa dinâmica para envolver seus seguidores nas redes sociais, encorajá-los a postar selfies de animais usando hashtags geradas pela sua marca e adicionar suas melhores fotos ao seu perfil público, empresa, feed ou stories.

Conforme a análise da IBM, milhares de apoiadores da causa ou tutores participaram do Dia Mundial dos Animais de 2017. Em 4 de outubro do mesmo ano, os donos de animais foram incentivados a postar fotos com a hashtag #worldanimalday.

Conforme os dados levantados, a palavra que mais esteve presente nas publicações foi “feliz”. Além disso, cerca de 65% das publicações que estavam associadas à hashtag foram realizadas por mulheres. 

Esse levantamento ainda revelou que neste dia tão especial os gatos foram os animais mais citados, seguidos pelos cães, pássaros, cavalos, répteis e peixes. Nessas postagens foi possível notar a positividade dos clientes e o quanto essa ajuda fez bem a eles e a causa. 

Por isso, valorizar hashtags temáticas e momentos importantes conforme as necessidades do seu público, podem ser estratégias promissoras para sua loja online e para o reconhecimento da marca em datas especiais. 

Demonstre amor aos animais

Divulgue quem é o motivo do seu negócio! Dispare newsletters sobre o tema e busque informativos emocionantes que falam sobre a proteção, o respeito e o bem-estar dos animais e como ajudá-los a desfrutar de alegria, conforto, calor e felicidade. 

Também vale a pena fazer divulgações associadas aos motivos das doações como de animais sem teto, abandonados, resgatados e aguardando adoção. Coordene as comunicações de campanha em todos os canais para que não tenha erro. 

Busque realizar um planejamento que inclua os dois modelos de estratégias de newsletters, isso fará com que o público se identifique e associe a compra no seu e-commerce com algo benéfico para a proteção aos animais. 

Engaje-se no propósito

Sua marca sempre tem a oportunidade de apoiar os animais. Desde que a empresa consiga construir e manter um discurso, pode ser um ato regionalizado ou nacional.

Conclusão

O Dia Mundial dos Animais é um dia especial para os e-commerces pet. Planeje sua campanha com antecedência, leia cases de sucesso e inspire-se para criar sua estratégia.

Invista também em uma campanha bastante humanizada, que o seu cliente se identifique e se sinta parte dela. Quanto mais ele se sentir membro da empresa, mais ele se engajará nas redes sociais e irá divulgar a sua loja on line. 

Por ser uma data tão especial, tenha um discurso mais solidário e voltado a como seus clientes podem fazer o bem. 

Assim, você conseguirá mais engajamento e ainda mais clientes que podem ajudar não apenas no seu e-commerce, mas também nas ONGs que precisam.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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