Marketing e vendas
Dia das Crianças: guia de ações para bombar em vendas no seu e-commerce
15 de setembro de 2021
Não é novidade que as datas sazonais são períodos muito importantes para o e-commerce, não seria diferente no Dia das Crianças. Essa data, em especial, movimenta bastante o comércio. Não é por acaso que no ano de 2020 as vendas virtuais aumentaram uma taxa de 28% em relação a 2019, faturando um total de R$ 3,1 bilhões, segundo a Ebit/Nielsen.
Ainda que o e-commerce não tenha um público infantil envolvido, é possível criar parcerias com outras lojas e enviar brindes especiais para o Dia das Crianças.
No post de hoje, vamos ensinar como aplicar ações para o Dia das Crianças no seu e-commerce e entender a importância da criação de estratégias específicas para o dia. Vamos lá?
Guia de ações eficientes para o Dia das Crianças
Para obter um bom faturamento nas vendas de Dia das Crianças não basta apenas ter um negócio voltado para o público infantil. Inclusive, há lojas que mesmo oferecendo esse tipo de produto, não conseguem alavancar as vendas tão bem quanto quem faz um planejamento com antecedência de ações para o Dia das Crianças.
Sendo assim, é extremamente importante adotar estratégias efetivas. Veja, a partir de agora, algumas dicas para criar as estratégias ideias para seu e-commerce faturar muito mais no Dia das Crianças.
1. Faça um planejamento antecipado
Embora o Dia das Crianças ainda seja no mês de outubro, o planejamento já deve começar a ser feito a partir de agora. Você precisa estabelecer quais produtos terão ofertas e quais serão as porcentagens de redução em cada item.
Ainda que você tenha apenas um e-commerce e não uma loja física, é preciso ambientar seu site, para convidar o público-alvo. Isso pode ser feito através de banners, artes para e-mail marketing e outros anúncios que devem ser criados com antecedência.
2. Crie promoções para os brinquedos
Atualmente, é comum que as crianças desenvolvam mais interesse pelos eletrônicos e os brinquedos ainda chamam a atenção dos pequenos. Portanto, organize promoções para os produtos mais procurados na loja durante esse período.
E mesmo que você obtenha boas vendas nos itens não relacionados com o Dia das Crianças, ofereça um brinquedo adicional mais barato que, certamente, papais e mamães vão gostar. Apenas deixe a sua criatividade fluir.
3. Desenvolva campanhas criativas e divertidas
O que vem à mente quando o assunto é criança? Use essa resposta para criar campanhas divertidas com a essência das crianças. Mas, atenção, não deixe de desenvolver uma campanha que também chame a atenção dos pais. Afinal, conquistando adultos e crianças o resultado pode ser surpreendente.
O ideal é fazer vídeos divertidos, criar artes chamativas e usar uma linguagem de referência infantil. Um exemplo de sucesso durante esse período foi a C&A em 2015, que criou uma campanha que usou uma ideia muito simples.
No comercial, havia diversas crianças dançando com roupas da marca. Com um cenário bem esquematizado, a promoção afirmava que na compra de um determinado número de roupas, era possível levar de brinde algum brinquedo, e foi um sucesso na TV.
Você pode utilizar a mesma estratégia, fazendo um combo e oferecendo desconto na compra de mais de um brinquedo. Ou até mesmo, criar kits com produtos similares.
4. Ofereça frete grátis
O valor do frete é um fator de grande importância quando o cliente decide finalizar as compras. Inclusive, muitos clientes abandonam carrinhos de compras online por esse motivo. Segundo o E-commerce Trends da empresa Rock Content, o valor do frete alto acarreta mais de 80% dos casos de carrinho abandonado.
Assim, o cliente acaba desistindo da compra e procurando a concorrência, onde pode encontrar um valor de frete mais viável, ou até mesmo grátis. Outro aspecto que você deve analisar é se o valor de frete está visível apenas na primeira página de finalização do pedido.
Dessa forma, o risco de abandono é ainda maior, de acordo com a pesquisa. Sendo assim, para evitar a perda de vendas de Dia das Crianças, deixe o valor do frete visível desde a primeira página e, se possível, ofereça o frete grátis aos usuários.
5. Fique atento ao seu público-alvo
Como estamos falando em Dia das Crianças, certamente, a publicidade deve ser infantil. No entanto, por mais que você venda brinquedos, o foco é o público adulto que quer presentear os filhos, sobrinhos ou netos.
Portanto, embora seu site esteja com a estética e referências infantis, as promoções e formas de pagamento, deverão ser conforme a renda e interesse do público que tem poder aquisitivo.
6. Cuide do estoque de sua loja
Nesta data sazonal, o seu estoque deve estar preparado para o Dia das Crianças. Para isso, entre os artigos infantis, identifique quais possuem mais potencial de saída e vendas, e, lembre-se, abasteça o seu armazém. Assim, você poderá evitar que faltem itens de grande demanda em seu estoque.
Entenda a importância de criar estratégias específicas para o Dia das Crianças
As datas comemorativas são muito importantes para um e-commerce aproveitar e aumentar o faturamento do negócio. No Brasil, temos 3,5 milhões de crianças, sendo assim, o Dia das Crianças aqui é de um potencial enorme. Não deixe o seu e-commerce passar essa data em branco, pois, poderá perder uma excelente oportunidade de conquistar mais clientes e fazer um bom negócio.
Lembrando que, mesmo que todos os pais estejam procurando uma forma de presentear os seus pequenos durante esse período, ainda assim, a concorrência é acirrada. Desse modo, quando um e-commerce não cria estratégias específicas de vendas de Dia das Crianças, as chances de perder vendas e espaço no mercado são grandes.
Essas foram nossas dicas de ações para o Dia das Crianças, onde seu e-commerce pode vender mais brinquedos nesta data tão especial. Coloque essas estratégias em prática hoje mesmo e mensure os resultados. Assim, no próximo ano, você saberá quais ações deram um melhor retorno para direcionar os investimentos, fazendo ajustes nas campanhas que não tiveram um bom efeito.