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Dia das Crianças: guia de ações para bombar em vendas no seu e-commerce

15 de setembro de 2021

6 min

Neste artigo

Não é novidade que as datas sazonais são períodos muito importantes para o e-commerce, não seria diferente no Dia das Crianças. Essa data, em especial, movimenta bastante o comércio. Não é por acaso que no ano de 2020 as vendas virtuais aumentaram uma taxa de 28% em relação a 2019, faturando um total de R$ 3,1 bilhões, segundo a Ebit/Nielsen.

Ainda que o e-commerce não tenha um público infantil envolvido, é possível criar parcerias com outras lojas e enviar brindes especiais para o Dia das Crianças.

No post de hoje, vamos ensinar como aplicar ações para o Dia das Crianças no seu e-commerce e entender a importância da criação de estratégias específicas para o dia. Vamos lá? 

Guia de ações eficientes para o Dia das Crianças

Para obter um bom faturamento nas vendas de Dia das Crianças não basta apenas ter um negócio voltado para o público infantil. Inclusive, há lojas que mesmo oferecendo esse tipo de produto, não conseguem alavancar as vendas tão bem quanto quem faz um planejamento com antecedência de ações para o Dia das Crianças.

Sendo assim, é extremamente importante adotar estratégias efetivas. Veja, a partir de agora, algumas dicas para criar as estratégias ideias para seu e-commerce faturar muito mais no Dia das Crianças.

1. Faça um planejamento antecipado

Embora o Dia das Crianças ainda seja no mês de outubro, o planejamento já deve começar a ser feito a partir de agora. Você precisa estabelecer quais produtos terão ofertas e quais serão as porcentagens de redução em cada item.

Ainda que você tenha apenas um e-commerce e não uma loja física, é preciso ambientar seu site, para convidar o público-alvo. Isso pode ser feito através de banners, artes para e-mail marketing e outros anúncios que devem ser criados com antecedência.

2. Crie promoções para os brinquedos

Atualmente, é comum que as crianças desenvolvam mais interesse pelos eletrônicos e os brinquedos ainda chamam a atenção dos pequenos. Portanto, organize promoções para os produtos mais procurados na loja durante esse período.

E mesmo que você obtenha boas vendas nos itens não relacionados com o Dia das Crianças, ofereça um brinquedo adicional mais barato que, certamente, papais e mamães vão gostar. Apenas deixe a sua criatividade fluir.

3. Desenvolva campanhas criativas e divertidas 

O que vem à mente quando o assunto é criança? Use essa resposta para criar campanhas divertidas com a essência das crianças. Mas, atenção, não deixe de desenvolver uma campanha que também chame a atenção dos pais. Afinal, conquistando adultos e crianças o resultado pode ser surpreendente.

O ideal é fazer vídeos divertidos, criar artes chamativas e usar uma linguagem de referência infantil. Um exemplo de sucesso durante esse período foi a C&A em 2015, que criou uma campanha que usou uma ideia muito simples.

No comercial, havia diversas crianças dançando com roupas da marca. Com um cenário bem esquematizado, a promoção afirmava que na compra de um determinado número de roupas, era possível levar de brinde algum brinquedo, e foi um sucesso na TV. 

Você pode utilizar a mesma estratégia, fazendo um combo e oferecendo desconto na compra de mais de um brinquedo. Ou até mesmo, criar kits com produtos similares.

4. Ofereça frete grátis

O valor do frete é um fator de grande importância quando o cliente decide finalizar as compras. Inclusive, muitos clientes abandonam carrinhos de compras online por esse motivo. Segundo o E-commerce Trends da empresa Rock Content, o valor do frete alto acarreta mais de 80% dos casos de carrinho abandonado.

Assim, o cliente acaba desistindo da compra e procurando a concorrência, onde pode encontrar um valor de frete mais viável, ou até mesmo grátis. Outro aspecto que você deve analisar é se o valor de frete está visível apenas na primeira página de finalização do pedido. 

Dessa forma, o risco de abandono é ainda maior, de acordo com a pesquisa. Sendo assim, para evitar a perda de vendas de Dia das Crianças, deixe o valor do frete visível desde a primeira página e, se possível, ofereça o frete grátis aos usuários.

5. Fique atento ao seu público-alvo

Como estamos falando em Dia das Crianças, certamente, a publicidade deve ser infantil. No entanto, por mais que você venda brinquedos, o foco é o público adulto que quer presentear os filhos, sobrinhos ou netos. 

Portanto, embora seu site esteja com a estética e referências infantis, as promoções e formas de pagamento, deverão ser conforme a renda e interesse do público que tem poder aquisitivo.

6. Cuide do estoque de sua loja

Nesta data sazonal, o seu estoque deve estar preparado para o Dia das Crianças. Para isso, entre os artigos infantis, identifique quais possuem mais potencial de saída e vendas, e, lembre-se, abasteça o seu armazém. Assim, você poderá evitar que faltem itens de grande demanda em seu estoque.

Entenda a importância de criar estratégias específicas para o Dia das Crianças

As datas comemorativas são muito importantes para um e-commerce aproveitar e aumentar o faturamento do negócio. No Brasil, temos 3,5 milhões de crianças, sendo assim, o Dia das Crianças aqui é de um potencial enorme. Não deixe o seu e-commerce passar essa data em branco, pois, poderá perder uma excelente oportunidade de conquistar mais clientes e fazer um bom negócio.

Lembrando que, mesmo que todos os pais estejam procurando uma forma de presentear os seus pequenos durante esse período, ainda assim, a concorrência é acirrada. Desse modo, quando um e-commerce não cria estratégias específicas de vendas de Dia das Crianças, as chances de perder vendas e espaço no mercado são grandes.

Essas foram nossas dicas de ações para o Dia das Crianças, onde seu e-commerce pode vender mais brinquedos nesta data tão especial. Coloque essas estratégias em prática hoje mesmo e mensure os resultados. Assim, no próximo ano, você saberá quais ações deram um melhor retorno para direcionar os investimentos, fazendo ajustes nas campanhas que não tiveram um bom efeito.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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