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Calendário do E-commerce 2022: prepare seu negócio para a expansão

2 de dezembro de 2021

13 min

Neste artigo

Com toda certeza você já ouviu falar da importância das estratégias de SEO para e-commerce, certo? Então, que tal usar SEO para posicionar os seus produtos em feriados nacionais e sazonais?

Sim, é possível! Além de ajudar bastante na visibilidade do seu e-commerce, e, claro, no aumento de vendas. Isso porque quando você usa a estratégia de SEO em datas comemorativas, tem a oportunidade de alcançar um público maior do que somente investir em anúncios pagos

Contudo, você precisa fazer um bom planejamento de marketing e SEO, que envolva estudos do calendário do e-commerce 2022 e suas datas sazonais e nacionais, além de organização para que você possa executar bem os processos. Assim, você consegue mapear as datas que influenciam o seu negócio e terá mais tempo para preparar a sua estratégia, evitando fazer tudo de modo rápido e sem os resultados esperados. 

Conforme um levantamento realizado em setembro deste ano, feito pela empresa de mercado Opinion Box, em média, 49% dos consumidores entrevistados pretendem comprar mais nas lojas virtuais em 2022. Sendo assim, não deixe de levar estratégias para sua loja virtual, garantindo muito sucesso nas vendas com esse calendário do e-commerce 2022!

Lista das datas sazonais importantes para o e-commerce em 2022

30 de janeiro - Dia da Saudade

Essa data serve para celebrar e recordar a memória dos que já se foram. Então, não deixe que ela caia no esquecimento e manifeste sua solidariedade em seus canais de vendas.

16 de fevereiro - Carnaval

O dia em que o Carnaval é comemorado é consolidado como a segunda data mais lucrativa para o e-commerce. De acordo com a Criteo S.A, foi registrado um crescimento de 23% no tráfego, à procura de passagens aéreas e rodoviárias e estadias, totalizando 16,8 milhões, realizadas por smartphones. Considerando esses dados, aposte alto na comunicação e interatividade com o cliente.

08 de março - Dia da Mulher

Essa data envolve uma luta de muitos anos pela liberdade feminina. Portanto, deve ser lembrada com muito carinho e respeito. Sendo assim, o ideal é oferecer descontos aos produtos femininos desta data tão especial, para que mulheres de todo o país sejam homenageadas. E o melhor, com os produtos da sua loja virtual.

Calendário do E-commerce 2022: Confira dicas para vender cada vez mais no Dia do Consumidor!

15 de março - Dia do consumidor

Essa data além de muito importante para o e-commerce, é uma grande oportunidade para disponibilizar homenagens aos seus clientes e potenciais consumidores! O foco desta estratégia, é fazer com que compradores (e até aqueles que ainda não compraram em sua loja virtual) se sintam especiais, elaborando cupons promocionais para cada um deles! 

04 de abril - Páscoa 

Após ser feita uma pesquisa pelo Sebrae, foi constatado que esta data sazonal é uma das que mais impulsionam o mercado ao longo do ano, principalmente nos nichos de chocolates e artigos religiosos. Planeje promoções para esse período, destacando os potenciais produtos a serem comprados. 

Final de abril - Dia do Frete Grátis

Neste período, o ideal é fazer parcerias com empresas de serviço de frete. Assim, você não terá complicações com a entrega dos produtos, impulsionando suas vendas do final de abril. Isso porque os clientes adoram frete grátis e seu e-commerce pode comemorar em grande estilo. Afinal, a comemoração é dedicada e ligada ao frete gratuito. 

01 de maio - Dia do Trabalho 

Para seu e-commerce ganhar destaque nesta data, tenha como objetivo explorar uma realidade inversa ao trabalho. Sendo assim, descarte as promoções em itens de escritório, ligados às profissões. Aposte em produtos mais relaxantes, adequados para o descanso do trabalhador, e aproveitar com o consumo. Boas alternativas são: bebidas, jantares, entre outras ideias. 

09 de maio - Dia das Mães 

Campeã em vendas no e-commerce, Dia das Mães é uma data comercial que vem gerando lucro cada vez mais. Deixe a sua criatividade fluir, homenageando todas as mães do Brasil com descontos exclusivos! 

25 de maio - Orgulho Nerd

A cultura Nerd tem se consolidado cada vez mais no país. Considerando isso, escolha os artigos que envolvam o universo geek e faça um pacote de descontos com direito a brindes.

12 de junho - Dia dos Namorados

Tendo em vista que essa é uma data sazonal considerada com mais alto ticket médio, desde presentes ao turismo e alimentação, opções é que não faltam para seu e-commerce comemorar a data em grande estilo (e vendas). Explore kits de produtos, promoções por tempo limitado e cupons exclusivos.

25 de junho - São João 

Mais uma das datas sazonais e comemorativas, bastante importante para o Brasil, principalmente para o Nordeste. Estampe a alegria da Festa Junina em seu e-commerce e comemore com estilo, deixando sua loja e redes sociais temáticas, e ofereça live de vendas com música e ofertas exclusivas! 

28 de junho - Dia do Orgulho LGBT

A diversidade é algo muito especial, e que tem se tornado mais uma causa social a ser apoiada. Por conta disso, diversas empresas têm aderido à campanhas publicitárias para esta data. Leve a inclusão e representatividade para seu e-commerce, elabore banners, estampando a bandeira LGBT para sua loja virtual e conquiste mais clientes! 

13 de julho - Dia do Rock

Estilo musical consolidado no Brasil, quem é do Rock nunca esquece! Sendo assim, lojas de instrumentos musicais, camisetas e acessórios devem destacar os produtos do Rock e obter sucesso nas vendas! 

15 de julho - Dia do Homem

Assim como as mulheres, os homens também têm sua data comemorativa. Faça promoções nos itens masculinos, lembrando ao público esse dia especial. 

Calendário do E-commerce 2022: Confira dicas para vender mais no Dia do Futebol!

19 de julho - Dia do Futebol

A paixão nacional não poderia ficar de fora! Elabore boas promoções nos itens da sua loja referente a data. Se caso não tiver, não deixe de prestar homenagens aos grandes nomes do esporte nas redes sociais da sua loja virtual.

25 de julho - Dia do Escritor 

Essa é uma data comemorativa bastante relevante para o e-commerce. Quem não precisa de um bom escritor? As lojas virtuais de livros, editoras e, até mesmo, todas as outras lojas virtuais que apreciem uma boa escrita, podem abusar dos brindes sensoriais proporcionados pela leitura, além de oferecer livros para incentivo. 

26 de julho - Dia dos Avós

Mais uma data comemorativa de extrema importância que o e-commerce não pode deixar passar em branco. Organize promoções dedicadas para essas pessoas tão especiais na vida de todos! 

30 de julho - Dia do Amigo

Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, Milton Nascimento nunca esteve tão certo. Portanto, organize a sua agenda para celebrar essa data bastante significativa, oferecendo promoções especiais e até mesmo a criação de um concurso cultural da melhor homenagem ao seu amigo.

8 de agosto - Dia dos Pais

Entre as datas mais lucrativas do comércio, em geral, está o Dia dos Pais, assim como o Dia das Mães, esse dia merece destaque. Em prol disso, aproveite o e-mail marketing para lembrar seus clientes e ofereça cupons de descontos.

11 de agosto - Dia do Estudante

Aproveite esse feriado nacional para alavancar as suas vendas. Embora seja o dia dos estudantes, considere descontos em itens que fazem a cabeça da garotada para que eles aproveitem a data comemorativa, fazendo compras em sua loja virtual.

15 de agosto - Dia da Informática e Dia dos Solteiros

Já que são dois motivos de comemoração nesta data, trabalhe em dobro para que todos os clientes se sintam homenageados. Invista em conteúdos nos canais de vendas, dando ênfase nas comemorações.

19 de agosto - Dia da Fotografia

Essa data comemorativa é para celebrar todos aqueles momentos marcantes que foram eternizados. Não deixe que esse dia passe despercebido em seu e-commerce,  use a criatividade e elabore posts com imagens atrativas. 

Começo de setembro - Semana do Brasil

Embora não seja um evento tão grande contra Black Friday, a semana do Brasil é um período nacional no qual os e-commerces devem dar atenção para alavancar suas vendas. Então, não deixe que esse momento passe em branco, realizando uma campanha exclusiva! 

06 de Setembro - Dia do Sexo

O setor de sexshop e artigos sensoriais cresceram muito junto com a pandemia, e com consequência, houve o aumento de lojas virtuais que querem trazer as melhores sensações para os casais. Se você se encaixa nesse grupo, o Dia do Sexo é o momento perfil de garantir um brinde especial, uma embalagem perfumada, além de descontos que duram apenas por 24h.

13 de setembro - Dia da Cachaça

Essa é uma data para comemorar, ou melhor, “bebemorar”. Se sua loja virtual é destinada para bebidas, organize uma campanha com promoções especiais e inclua artes divertidas nas redes sociais do seu e-commerce, além de memes, muita música e brindes.

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15 de setembro - Dia do Cliente

O Dia do Cliente é mais uma data comemorativa daquelas em que seus clientes precisam sentir-se únicos. Desse modo, envie mensagens especiais acompanhadas de cupons de desconto, faça cases de sucesso, e proporcione uma melhor experiência no seu atendimento.

04 de outubro - Dia Mundial dos Animais

Ainda que não seja uma data comercial, essa é uma grande oportunidade de aderir ao tema Pet Lover. Você pode elaborar uma campanha de interação, onde é possível mostrar os pets "companheiros de trabalho", nesta onda de home office, além de incentivar a compra de produtos para pets, caso seja seu segmento. 

12 de outubro - Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma data extremamente lucrativa para os setores de brinquedo ou roupas infantis, no entanto, se sua loja virtual não oferece esse tipo de produto, ainda assim, não deixe que o dia passe despercebido.

Ofereça descontos nos itens que você acredita que podem servir de presente para os pequenos, bem como combos promocionais. Também é interessante explorar o design das suas redes sociais, com fotos da sua equipe de infância e brincadeiras para interação do público.

13 de outubro - Dia do Maquiador

Vale dar atenção a essa data que homenageia profissionais tão relevantes. Se seu segmento trabalha com maquiagens, é hora de dar uma balançada no estoque, além de propor um desafio da melhor maquiagem feita com seus produtos.

15 de outubro - Dia dos Professores

Essa é mais uma data para homenagear os profissionais mais importantes para a vida de qualquer pessoa, o professor. Então, demonstre respeito do seu e- commerce para com eles. E crie promoções especiais em artigos de sua loja que remetem aos professores. 

31 de outubro - Dia das Bruxas (Halloween)

Embora seja parte da cultura internacional, o Halloween não deixa de ser importante para o e-commerce Brasil. Considerando que muitas lojas empregam a criatividade para divulgar itens promocionais e festivos, alavancando as vendas, implemente também na sua loja virtual.

2 de novembro - Dia dos Finados (Dia dos Mortos)

Esse é mais um dia de respeito para aqueles que não estão mais presentes. Elabore homenagens em seus canais de venda, caracterizando esta data de muita saudade.

20 de novembro - Dia da Consciência Negra

Esta é uma data comemorativa com grande significado e lembrança de toda a luta de um povo, também é sinônimo de representatividade. Faça parte dos e-commerces que homenageiam esse dia tão importante na história do Brasil, e ative o gatilho mental de Prova Social em seus clientes negros.

26 de novembro - Black Friday

Enfim, chegamos à data mais importante para o e-commerce, e exige bastante planejamento para que ocorra tudo bem no evento em que o tráfego de sua loja irá aumentar intensificamente. Sendo assim, certifique-se de que tudo está em ordem e supere seus recordes anteriores em vendas.

29 de novembro - Cyber Monday

Como continuação do grande evento que é a Black Friday, Cyber Monday é destinada para os produtos, como jogos e eletrônicos. No entanto, algumas lojas que não oferecem esses itens, utilizam o período para liquidar o estoque da Black Friday. Por isso, prolongue as promoções e garanta resultados incríveis no final de ano.

2 de dezembro - Dia Nacional do Samba

Com grande relevância na cultura brasileira, o Dia Nacional do Samba não pode ser esquecido. Portanto, se destaque dos demais e-commerce, dando a importância devida a arte do Samba, homenageando grandes nomes, músicas que marcaram a época e faça parcerias com lojas virtuais de maquiagem, fantasia e instrumentos musicais.

13 de dezembro - Dia do Cego

Esta é mais uma data na qual o seu  e-commerce pode demonstrar solidariedade e inclusão. Dessa forma, você pode criar promoções exclusivas para pessoas que possuem limitações na visão, além de olhar para a sua loja e ver se ela é adaptada para essas pessoas comprarem sem receios.

21 de dezembro - Dia do Atleta

Esta é uma grande data para homenagear atletas de todo o país. Se sua loja virtual é do segmento fitness, faça campanhas promocionais em artigos esportivos, desde o futebol até o fisiculturismo.

25 de dezembro - Natal

Esta é a data comercial mais comemorada por todas as lojas físicas e virtuais, que dispensa explicações. Não há quem fique de fora das comemorações natalinas! Aproveite para promover as vendas em sua loja virtual com muitos descontos imperdíveis e kits de produtos específicos para o Natal. 

31 de dezembro - Véspera de Ano Novo

O último dia do ano, sem dúvidas, é motivo de comemoração. Ganhe destaque entre seus concorrentes, já que é uma data especial para todo o e-commerce. Invista em campanhas criativas. Uma dica é simular uma contagem regressiva no layout da sua página inicial.

Vale lembrar que além dessas datas, é importante enfatizar os aniversários das capitais do Brasil, dependendo da região que a loja se localiza, sua loja virtual pode fazer uma promoção pelo aniversário da cidade.
Seguindo este calendário do e-commerce 2022, você consegue impulsionar as vendas nas datas comemorativas de sua loja virtual. Além disso, promove reconhecimento no mundo online, já que os clientes estão procurando por lojas com as melhores promoções do e-commerce nesses períodos. Organize-se e tenha sucesso!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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