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5 dicas de como vender mais no final do ano

5 de dezembro de 2022

5 min

Neste artigo

A Black Friday acabou, e agora?

A Black Friday acabou, mas você ainda pode vender bastante nos próximos meses. O Natal e o Ano Novo estão chegando e essas datas representam uma ótima oportunidade de vendas para o comércio.

Quem não conseguiu comprar tudo o que precisava na Black Friday, com certeza, deixará para fazer isso em dezembro e janeiro. Sem contar o fato de que muitas pessoas entram de férias nesse período e sempre precisam comprar uma coisa ou outra para levar na viagem.

Pensando nisso, separamos 5 dicas de como vender mais no final do ano. Ao longo deste artigo, você aprenderá algumas estratégias para alavancar as vendas e aumentar o faturamento da sua loja virtual. Vamos lá?

5 dicas infalíveis de como vender mais no final do ano

Janeiro, sem dúvida, é a maior preocupação dos lojistas. Por ser uma época menos movimentada, o receio de não conseguir um bom faturamento neste mês é grande.

No entanto, os consumidores o consideram um ótimo momento para fazer compras. Isso acontece porque, além dos itens essenciais que já costumam comprar, eles aproveitam as promoções e ofertas atrativas que as lojas oferecem a fim de fazer queima de estoque.

Com isso, você já sabe que as promoções não podem faltar na sua estratégia para vender mais no final do ano, né? No entanto, outras ações precisam ser executadas para que consiga ter bons resultados.

Confira nossas 5 dicas infalíveis!

Dica nº 1: Crie as promoções certas

Não existe uma fórmula mágica para criar promoções. O que pode funcionar para o seu concorrente, pode não funcionar para você.

Por isso, você precisa conhecer bem os desejos e as necessidades dos seus clientes para criar ofertas atrativas, não se esquecendo, é claro, da sua margem de lucro.

Para vender mais no final do ano, pense: Descontos progressivos são uma boa opção? Meus clientes gostam de programas de fidelidade? E se eu oferecesse um cupom de desconto para compras após o Natal, será que funcionaria?

Ao entender esses pontos, você será capaz de criar uma boa promoção que tenha preços e valores alinhados aos seus objetivos.

Dica nº 2: Organize bem o seu estoque

O seu estoque precisa ter uma quantidade de produtos suficiente para que você consiga atender às demandas da sua loja virtual. 

Produtos em excesso ou em escassez podem prejudicar o seu negócio. No primeiro caso, por exemplo, você corre o risco de não conseguir vender tudo. E estoque parado é sinônimo de perda de dinheiro. Já no segundo caso, você corre o risco de perder os clientes. Afinal, como eles vão adquirir um produto que não tem?

Logo, é importante manter o equilíbrio! Uma boa maneira de gerir estoque e automatizar processos enfadonhos é contar com um bom ERP. Um bom programa de automação comercial pode determinar o seu fluxo de produtos com mais frequência e rapidez e, ainda, ajudá-lo a ter um controle financeiro mais eficiente.

Dica nº 3: Negocie com os seus fornecedores e transportadores

Para fazer uma boa promoção, você precisa conseguir desconto com os seus fornecedores e transportadores. Não tem jeito! Se não fizer isso, como a sua loja virtual terá um bom faturamento?

Por isso, negocie os prazos de entrega, o preço dos produtos ou materiais, os custos de transporte e as condições de pagamento com antecedência. Lembre-se de que quanto melhor for o resultado da sua negociação, melhor será o preço final para os seus clientes e, consequentemente, os seus lucros.

Dica nº 4: Otimize a comunicação

De que adianta ter tanto trabalho para negociar com fornecedores e garantir a disponibilidade dos produtos se ninguém ficar sabendo das suas promoções?

Portanto, você precisa elaborar um bom plano de comunicação para divulgar os seus produtos para os clientes certos nos canais certos. Uma vez que combina estratégias de tráfego pago e orgânico, as suas chances de conseguir bons resultados aumentam consideravelmente.

Entretanto, ambas precisam estar bem alinhadas para que não surjam problemas no meio do caminho, como um desencontro de informações ou a indisponibilidade de algum item.

Dica nº 5: Ofereça um bom atendimento

O atendimento ao cliente é muito importante em todos os momentos. No entanto, no final do ano, ele precisa ser impecável. Até porque é nesse período que muitos clientes vão querer tirar dúvidas e trocar produtos ao mesmo tempo. E isso definirá os resultados de longo prazo do seu negócio.

Além disso, na hora da troca, alguns deles costumam gastar um pouco mais. Então, esta é uma excelente oportunidade de estimulá-los a, quem sabe, adquirir novos produtos por meio de cross selling e up selling.

BÔNUS: Experiência do cliente

Como viu, não é difícil vender mais no final do ano. Basta se planejar e utilizar a estratégia certa. Lembre-se de que todas ações que você tomar devem ser voltadas para a boa experiência do cliente.

Todo contato que os consumidores, ou potenciais consumidores, tiverem com a sua empresa, desde o início da jornada de compra, devem ser inigualáveis. Isso significa que eles devem se sentir satisfeitos em todas as etapas. Só assim, você conseguirá incentivá-los a comprar e a continuar adquirindo o que a sua loja virtual tem a oferecer.

Vale lembrar que, embora janeiro seja um período mais calmo, a competitividade no mês de dezembro é acirrada por conta das datas comemorativas. Uma única experiência negativa, já é motivo suficiente para que eles procurem a concorrência. Dessa forma, crie um ambiente propício para que a sua relação com os clientes seja positiva e duradoura.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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