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14 dicas de marketing e vendas para o Dia das Crianças

20 de setembro de 2021

12 min

Neste artigo

Quer vender muito neste Dia das Crianças? Então faça um planejamento completo para seu e-commerce e veja como as possibilidades aumentarão muito. 

O Dia das Crianças teve recorde de vendas online, então se você quer uma fatia dessa lucratividade e crescimento no seu  e-commerce, leia este artigo por completo e veja quais dicas temos para você vender muito no Dia das Crianças! 

Dia das Crianças no e-commerce em 2020:

O dia das crianças em 2020 bateu recorde de vendas online, devido à pandemia muitas famílias optaram por fazer a compra de presentes online, fato que contribuiu muito para o crescimento das lojas virtuais de brinquedos. 

No ano passado, o Brasil teve um crescimento nas compras online no Dia das Crianças de 28%, em valores, esse crescimento movimentou no e-commerce cerca de 3,1 bilhões de reais. 

A pesquisa, feita pela revista Exame, analisa as vendas que ocorreram de 27 de setembro a 11 de outubro, um dia antes da data. Foram 6,58 milhões de solicitações e o ticket médio foi de R$ 472,00. 

Desta forma pode-se dizer que o Dia das Crianças é uma data comemorativa que você deve investir. Não apenas em marketing, mas também em planejamento e muita organização para que tudo saia certo e gere ainda mais lucros. 

Por isso, separamos 14 dicas infalíveis para você vender muito e sem ter problemas no pós venda. Então veja as dicas abaixo:

1. É importante se preparar para a data com antecedência

Para aproveitar o Dia das Crianças, você precisa coordenar sua estratégia, incluindo diferentes áreas de negócios, e precisa de planejamento e tempo. Então, como você fará isso? 

Campanhas de e-mail, anúncios, promoções, ambientes de loja, tudo leva tempo para se desenvolver. Você já realizou alguma dessas ações? Não só isso, mas é divertido fazer algo! 

Não se desespere, mesmo que não tenha preparado tudo. Até agora ainda temos tempo de voltar e usar o lucro em suas vendas. 

2. Faça uma Landing Page de pré-venda para criar uma segmentação

O Dia das Crianças é um dia muito especial. Como o nome sugere, este dia é para crianças. No entanto, existem muitos tipos de presentes e itens a serem identificados. 

Os presentes para consumidores não são comprados por volta dos 10 meses. E como as datas não são apenas para crianças, mas também para pais, tios, avós e, em geral adultos, os produtos devem ser publicados para os reais compradores. 

Portanto, para o gosto imediato dos consumidores, uma ideia é criar uma página de destino de pré-venda e criar campos por idade e sexo. 

Assim, você pode enviar uma campanha de e-mail marketing direcionada. Por exemplo, alguém que procura um presente para um menino de 8 anos não receberá um presente para um bebê. Isso faz toda a diferença em suas métricas de marketing e vendas. 

Você pode oferecer cupons especiais, frete grátis ou outros benefícios para motivar as pessoas a preencherem sua página de destino.

3. Pense em combinações de ofertas/presentes

É muito comum que os consumidores precisem de mais de um presente no Dia das Crianças. Pense em um pai com vários filhos, ou uma tia com vários afilhados. Essas pessoas precisam de presentes diferentes, e você pode aproveitar a necessidade de fazer com que comprem todos os presentes, neste caso o seu, na mesma loja. 

Crie ofertas em diferentes combinações, como presentes para gêmeos, presentes para meninos e meninas e ainda presentes para diferentes faixas etárias. Reúna todos os produtos que as lojas online têm para crianças de diferentes idades e encontre combinações criativas que convidem os consumidores a comprar de tudo na mesma loja. 

Existem muitos motivos pelos quais essa estratégia funciona. Pode ser um pagamento único, checkout transparente ou até mesmo o fato de facilitar as compras.

4. Prepare campanhas divertidas de E-mail Marketing

Se você ainda não começou a pensar em campanhas de marketing por e-mail, comece a planejar agora. Pense nas referências estéticas e infantis que sua equipe de marketing pode usar para criar essas campanhas. 

Não precisa pensar diretamente nas necessidades diárias das crianças, mas você pode apreciá-las e destacar os seus diferenciais.

5. Ideia de promoção: compartilhamento de fotos do fundo do baú ou dos filhos

Se você está pensando em criar uma promoção, agora é a hora. Não importa quanto tempo você tenha para o Dia das Crianças, você sempre pode entrar com uma ação e obter a participação do público em geral. 

Você já viu muitos amigos postando fotos nas redes sociais com os filhos? Ou, se você for uma mãe ou pai coruja, você já deve ter postado. Para capturar o momento e expandir o alcance de seu negócio nas redes sociais, você pode: 

  • Incentivar os clientes em potencial a compartilhar fotos desde a infância;
  • Incentiva as pessoas a contar histórias estranhas com a idade do seu público-alvo potencial. 

Estas são apenas algumas ideias. Você pode editar e executar outras campanhas semelhantes.

6. Aproveite o Dia das Crianças mesmo que o seu público-alvo não seja infantil

Isso não é apenas vender produtos infantis no Dia das Crianças? Sim, esse é o objetivo do encontro, mas há um tempo foi notado que muitas empresas em outros nichos estão usando o tema da data para começar a aumentar suas vendas. 

Como na maioria dos aniversários, sempre há um nicho obrigatório na linha de produtos como uma opção de presente. Mas você pode ser criativo.

Claro, seria bom poder incluir um link para sua oferta na postagem, mas se não, faça campanhas para estreitar o relacionamento com o seu cliente. Por exemplo, você pode usar a data para promover sua marca nas redes sociais. 

Várias empresas aderiram à onda de nostalgia postando conteúdo sobre sua infância e retocando fotos em suas páginas de fãs. 

Mais importante ainda, crie uma imagem de sua marca e envolva seu público com uma grande oportunidade de comprar mais de seu produto em outro momento.

7. Prepare sua loja, seu site e suas redes sociais com a temática de Dia das Crianças

Para entrar no clima, considere uma decoração temática colorida para sua loja e estenda-a para seu site ou gráficos e banners de mídia social. 

Por exemplo, coloque um banner em sua loja online e edite sua foto de capa e foto de perfil de mídia social para destacar a ação no Dia das Crianças.

Você também pode selecionar um produto especial e anotá-lo em suas lojas físicas e online para facilitar o acesso de quem ainda não decidiu.

8. Planeje a logística de entrega pré-Dia das Crianças

Se você tem e-commerce, lembre-se da importância de organizar sua distribuição para atender à demanda crescente dos dias que antecedem a data. 

Esteja ciente dos atrasos, pois os clientes podem não comprar na loja em caso de atraso. Se possível, forneça opções de entrega expressa para esclarecer os prazos de entrega. 

Os consumidores não querem correr o risco de não receber um pedido se não forem atendidos no último minuto. A última coisa que pais, mães e avós desejam é deixar seus filhos indecisos, sem dar presentes.

9. Ofereça brindes especiais no Dia das Crianças

Você pode aproveitar esta oportunidade para associar sua venda a uma oferta empolgante para o seu público. No entanto, também é necessário aviso para criá-lo. Imagine outras marcas tendo a mesma ideia que você e talvez abandonando-a bem no final. 

Comece a procurar opções para obter valor pré-negociado com bons fornecedores e aumente já o seu orçamento. Quem é a criança que não gosta de jogadores de freestyle? 

Lembre-se de que os adultos também adoram presentes. Se sua loja trabalha para grupos de diferentes idades, que tal dar lembranças aos clientes que compraram para seus filhos? Ele com certeza sentirá falta do seu negócio outro dia!

10. Crie atrativos divertidos e recreação

Certifique-se de ter uma boa experiência que proporcione  momentos de diversão e participação. Esta também é uma boa oportunidade de combinar uma loja física com uma presença online. 

Contrate animadores infantis, contadores de histórias e maquiadores para manter a diversão. Pipoca e algodão doce são guloseimas populares para crianças e pais. 

Poste seu evento nas redes sociais, crie um evento no Facebook e ligue para clientes antigos via e-mail ou WhatsApp. A participação será física e virtual!

11. Produza conteúdo para palavras-chave relacionadas a seus produtos

Como seu público encontra os produtos que você oferece? Quais palavras-chave as pessoas usam para encontrar seu produto? 

Isso está além das informações técnicas. Vamos falar sobre como usar o produto e como ele difere. Crie informações relacionadas à pessoa com a qual deseja entrar em contato. Encontre palavras-chave para longas filas. 

Lembre-se que o marketing digital oferece o potencial do seu negócio ser encontrado por pessoas que nunca ouviram falar dele por meio de boas práticas e estratégias bem executadas.

12. Atenção às regras de publicidade para crianças

Da mesma forma, é importante certificar-se de que o conteúdo da sua campanha seja adequado para crianças. Isso não pode ser garantido rapidamente. 

Se não conhece as regras da publicidade infantil, não precisa de preparar a sua campanha. Siga-os para que sua campanha esteja devidamente engajada nessa faixa etária. 

A campanha de responsabilidade integral, coordenada pela Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap), tem como objetivo promover as boas práticas de publicidade infantil. 

O site do Projeto oferece discussões para ajudar a abordar este tópico de uma forma "baseada na educação, não proibida", de acordo com Abap, presidente do conselho da Dalton Pastore. 

Além disso, você pode baixar vários folhetos educacionais no site da campanha Somos Todos Responsáveis. Estes são meios de comunicação dirigidos especificamente a jornalistas, pais, mães e anunciantes. 

Um deles, "Direito, Promoção, Crianças", este relatório de direito público é resumido de forma fácil e acessível.

13. Coloque o clima infantil (ou nostálgico) nas suas redes sociais

Você sabia que 12 de outubro está se aproximando e seus amigos começaram a postar fotos irreconhecíveis desde a infância? Você deve ter jogado um jogo muito interessante! 

Você também pode usar elementos nostálgicos para chamar a atenção para sua marca. Por exemplo, poste fotos de brinquedos antigos e outros memes. Afinal, são os adultos que compram os brindes. 

Outra forma divertida de sentir como se fosse o Dia das Crianças é mudando sua imagem nas redes sociais. Algumas sugestões são perfil do Facebook e fotos de capa, fotos do Instagram e substituí-los pelas fotos criadas naquele dia. 

Você também pode postar stories e reels do Instagram para explorar o potencial visual do aplicativo. Em seguida, lembra o cliente da data e exibe a seleção do produto ou serviço mais adequado para as crianças.

14. Dispare uma campanha de E-mail Marketing de Dia das Crianças de última hora

Escolha seus melhores produtos e envie-os hoje mesmo por e-mail! Também se aplica ao Dia das Crianças se enviar mensagens chatas não for mais divertido. Envie mensagens criativas e coloridas para promover seu produto, documento ou publicação. 

Se você já tem uma personalidade clara, pense no que fazia quando era criança. Este é um exercício divertido em que você pode criar alguns tópicos de e-mail interessantes.

15. Dica Bônus! Considere participar de alguma ação social

Até agora, falamos muito sobre o lado doce da infância. Como estamos incentivando os consumidores a comprar presentes em sua loja, estamos falando de quem tem oportunidade, mas não vamos esquecer o lado negativo. 

Segundo dados do Cenário do Adolescente e do Adolescente Brasileiro, 17,3 milhões de adolescentes de 1 ano vivem em famílias de baixa renda. Desse total, 5,8 milhões vivem em extrema pobreza. 

Você já parou para pensar no que sua empresa pode fazer para ajudar essas crianças? Não estamos falando de lucros aqui. Não se trata de vender mais ou melhorar a imagem da marca. 

Mesmo indiretamente, sua empresa está tentando dizer que pode de alguma forma contribuir para um dia feliz para pessoas que não têm as mesmas oportunidades de seus clientes. 

Por que não dar uma determinada porcentagem ou valor da receita de campanha a uma organização no Dia das Crianças? Ou você patrocina um evento e participa de atividades comunitárias? 

Assuma um compromisso, mantenha seus clientes transparentes e deixe claro seus esforços de marketing para ajudar os necessitados. Afinal, não há nada mais gratificante do que ver o sorriso de uma criança em seu rosto.

Conclusão

O Dia das Crianças é uma data que pode render muito para sua empresa, mas acima disso, pensar em como esse público será atingido pode ser uma estratégia muito inteligente. As crianças hoje já possuem acesso à internet a maior parte do tempo e elas mesmas podem escolher seus presentes. 

Por serem tão decididas e completamente conectadas elas só irão depender dos pais para fazer o pagamento. Então investir em uma linguagem ou forma de comunicação que chame a atenção do seu público é fundamental. 

Mas não se esqueça de fazer o bem também, até porque estamos em tempos difíceis e se você puder ajudar, temos certeza que muitas crianças vão amar. 

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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