Eduarda Guedes

16 de agosto de 2021

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13 ações de marketing para você ter sucesso em vendas na Black Friday 2021

7 min de leitura

Se você possui uma loja virtual, chegou a hora de começar a se preparar para uma das datas mais movimentadas do ano: a Black Friday 2021 ou Black Week (mês da Black Friday). Mas a pergunta que não quer calar é: você sabe quais são as melhores estratégias para divulgar e vender os seus produtos? Não? Sem problemas! Apenas continue lendo este artigo sobre Black Friday Marketing e descubra!

A Black Friday é a oportunidade perfeita para os lojistas que estão buscando para vender mais e ganhar dinheiro na internet, afinal, a data é conhecida por grandes promoções e ofertas nos mais diversos setores, e de alguns anos para cá se tornou um evento de compras bem importante no e-commerce brasileiro, e deixou de representar um único dia.

13 dicas para anunciar seus produtos online

Atualmente, é possível trabalhar com a ideia de Black Week, ou seja: uma semana ou mês inteiro voltado para a temática da Black Friday, com descontos e promoções que se estendem desde o início da semana, atinge um ponto máximo na sexta da Black Friday e se encerra na Cyber Monday, outra data que costuma ser anunciada conjuntamente.  

Foi pensando nisso, que juntamos 13 dicas, sugestões e ideias de ações de marketing para Black Friday 2021 que podem ajudar a gerar mais tráfego, aumentar o número de vendas e, claro, engordar o faturamento da sua loja virtual.

Promoções em todos estoque da loja ou promoções por tempo limitado 

Primeiramente, essa estratégia de Black Friday Marketing é mais comum durante a Black Week, que consiste em oferecer uma promoção geral na loja toda, ou então oferecer  promoções variadas por tempo limitado.

Esse tipo de oferta, geralmente, se centraliza em lojas que já ostentam um bom tráfego, porém, pode ter resultados satisfatórios para marcas que anunciam e vendem muito produto. Há diversas maneiras de  implementar essa estratégia de Black Friday Marketing. A principal é: nos temas em combinar diferentes produtos e estabelecer mais de uma desconto no site da loja.

Guias de presente com referência de produtos

Os guias de presentes são excelentes para gerar leads durante a temporada de compras da Black Friday. Isso auxilia na conquista de novos clientes para sua loja, visando aqueles que estão em busca do presente ideal para amigos e familiares.

Desse modo, você pode criar uma solução de produtos ou criar uma postagem no blog da sua loja. Por fim, após criar um guia, só será necessário divulgá-lo para obter o máximo de alcance possível.

Os brindes exclusivos também são importantes na Black Friday Marketing

Oferecendo brindes exclusivos, você desperta no consumidor a vontade de comprar. Afinal, quem não gosta de ganhar presentinhos, não é mesmo? Um fator interessante é que uma ação de marketing é bem recebida aos clientes quando trata-se de frete gratuito para um determinado produto ou valor comprado. Vale a pena especular.

Prolongue ofertas da Black Week até a Cyber Monday

Criar uma estratégia de Black Friday prolongada é uma forma de garantir vendas. Por exemplo: se sua loja é de pequeno ou médio porte, fica mais difícil competir com grandes marcas, certo? Isso porque a Black Friday, geralmente, é uma loucura. Em meio a tantas opções, os consumidores dão preferência a uma loja mais conhecida.

Com a campanha prolongada, você conquista um maior número de clientes, que serão atraídos pela promoção que ainda não chegou nas outras lojas. Além de que, a exposição na internet sendo maior, é possível expandir o alcance orgânico e popularidade da marca.

Tenha uma lista de e-mails para a Black Friday Marketing

Essa é uma estratégia já conhecida, o e-mail marketing é um dos canais mais poderosos na conquista de mais clientes, geração de tráfego e atração de vendas. É uma maneira de se comunicar diretamente com seu público de forma exclusiva. No entanto, é bom saber dosar esses e-mails para não acabar cansando o seu cliente e gerar desinteresse. 

Anuncie novidades da sua loja

Anunciar durante a Black Week e no dia da Black Friday novidades da loja, pode aumentar o tráfego, deixando todo mundo com vontade de comprar. Para isso, você pode adicionar uma quantidade específica de produtos, antes da semana da Black Friday. Ou pode simplesmente adicionar produtos da Black Week, aumentando os acessos e , consequentemente, as vendas.

Ofereça ofertas em primeira mão

Também conhecida como Sneak peek, essa estratégia de Black Friday Marketing tem a função de anunciar os produtos que estão em promoção nas semanas e dias anteriores. Assim, você consegue uma forma de aumentar a expectativa e engajamento nas redes sociais.

O mais recomendado é trabalhar com conteúdos interativos como: vídeos, stories do instagram e gifs. Sendo assim, é válido contratar um bom editor de vídeo e usar um app de stories para te auxiliar nesse procedimento.

Use hashtags exclusivas para sua Black Friday Marketing

Se você usa o Instagram como seu principal canal de vendas, o ideal é aproveitar ao máximo os recursos dessa plataforma na Black Friday Brasil. Desse modo, você pode marcar seus post e stories com a hashtag Instagram genéricas e populares como: #blackfriday, #promoblackfriday, #blackfridaybrasil e #cybermonday.

Anuncie ainda mais a Black Friday 

Seguindo uma teoria simples: quanto mais você investir em Black Friday Marketing e publicidade, maior serão as possibilidades que os consumidores comprem na sua loja. Além disso, dependendo do número de compras, mais rápida será a recuperação daquele investimento inicial em publicidade.

Calendários de vendas e criação de conteúdos promocionais 

Essa estratégia de Black Friday Marketing não é necessariamente uma ação concreta para ser incluída durante a Black Week. Trata-se mais de uma dica para um auxílio no momento de organizar, planejar e criar os conteúdos que você quer divulgar antes e depois da Black Friday.

Considerando, que a organização é um elemento concreto para o sucesso e não é uma tarefa tão simples assim, fazer um planejamento minucioso pode ser a sua melhor alternativa.

Apps de gerenciamento

Como foi mencionado anteriormente, alguns apps e ferramentas podem facilitar a parte operacional da Black Friday Marketing, ainda sim é interessante listar mais alguns:

  • Se for de seu interesse, existe uma solução parecida com chatbot Facebook e chama-se Tidio. Basicamente, ele funciona como chat ao vivo, podendo ajudar na conversão de novos clientes.
  • Outro aplicativo interessante é o Product Upsell, da Bold. Ele pode ser usado o ano inteiro, e não apenas durante as ações de Black Friday Marketing.

Contagem regressiva

Como a Black Friday é um momento de criar e expandir o sentimento de ansiedade e expectativa dos clientes, a maneira mais prática de legal de fazer isso é criando, a partir de agora, um banner na página inicial da loja simbolizando uma contagem regressiva.

Cupom promocional, cartão-presente e descontos VIP

Para fechar essa lista trazemos uma dica infalível quando o assunto é Black Friday Marketing: oferecendo descontos especiais via cupons, cartões-presentes e descontos VIP.

A ideia é que esses descontos sejam oferecidos via e-mail ou em mensagens personalizadas, com o destaque no valor que o cada cliente tem pela marca. Um bom mecanismo para conseguir um número significativo de conversões, é trabalhar com segmentos diferentes do público-alvo.

Como vimos ao longo deste texto, adotar as ações de Black Friday Marketing 2021, não só garante a lucratividade maior nesse período, como também atrai novos consumidores para o seu negócio. Se você se identificou com algumas de nossas dicas, não perca tempo para iniciar o seu planejamento, garantindo o sucesso do seu e-commerce!

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