Administração e financeiro
Sistema de gestão para e-commerce: qual é o melhor?
13 de janeiro de 2023
Quem tem uma loja virtual sabe que vender é apenas uma tarefa, entre muitas outras, que precisa ser executada para garantir um crescimento contínuo e saudável no mercado.
Controle de estoque, emissão de notas fiscais e gestão do fluxo de caixa são algumas das várias ações necessárias para que um negócio online funcione.
Por isso, é indispensável contar com um sistema de gestão para e-commerce para simplificar e automatizar todos os processos administrativos da sua empresa.
Ao longo deste artigo, você entenderá como o sistema de gestão certo pode melhorar os resultados do seu e-commerce.
O que é sistema de gestão para e-commerce e para que serve?
Sistema de gestão para e-commerce, ou ERP, é uma ferramenta que registra e reúne informações importantes de uma empresa. Esses dados podem estar relacionados a diversos setores, como financeiro, logística, recursos humanos, entre outros.
Embora métodos tradicionais de organização de dados ainda sejam amplamente utilizados para facilitar a tomada de decisão, como planilha de Excel, eles passam a ser cada vez mais complexos à medida que o seu negócio cresce.
Isso porque é necessário atualizá-los manualmente, o que consome um tempo valioso da sua equipe. Sem contar na falta de exatidão destas informações. Afinal, na correria do dia a dia, pode acontecer de alguém registrar um número ou nome incorreto.
Portanto, você precisa contar com um sistema robusto que acompanhe e viabilize a expansão da sua loja.
Quais são as vantagens de implantar um sistema de gestão para e-commerce na sua loja?
Agora que sabe o que é sistema de gestão para e-commerce e para que ele serve. Entenda quais são as principais vantagens de utilizar uma tecnologia como essa na sua loja virtual.
Organização de estoque
Gestão de estoque é uma tarefa complicada. Uma ação equivocada pode colocar tudo a perder e gerar um grande prejuízo para o seu negócio.
Ao integrar um ERP ao seu e-commerce e aos demais canais de vendas, você terá uma visão mais ampla e centralizada dos itens armazenados e, com isso, poderá tomar decisões mais assertivas e ter melhores resultados.
Emissão de notas fiscais
Emitir notas fiscais é um dos pré-requisitos para vender na internet. Quando se tem um fluxo relativamente alto de pedidos, fica mais difícil emitir os comprovantes um a um.
Um sistema integrado pode automatizar esse processo. Além disso, se ele estiver vinculado à baixa no estoque, você ainda terá uma rotina de trabalho mais organizada e atualizada.
Melhor relacionamento com os clientes
Imagine um software que armazena o histórico de preferências dos clientes para que você possa estruturar ações específicas. Seria um sonho, não é?
Com um sistema de gestão empresarial, você tem dados suficientes para entender o comportamento de compra dos consumidores e criar as estratégias de marketing mais adequadas para encorajá-los a comprar mais produtos da sua loja virtual.
Controle geral sobre os processos
Uma das principais vantagens de um ERP é, sem dúvida, o acompanhamento de todas as operações de uma empresa.
Essa solução tecnológica possibilita que você controle os processos do seu e-commerce com mais precisão e melhore os indicadores de desempenho por meio dos insights extraídos de relatórios inteligentes.
Quais são os melhores sistemas de gestão para e-commerce?
O melhor sistema de gestão para e-commerce é aquele que atende às necessidades do seu negócio.
Pensando nisso, separamos os dez ERPs mais utilizados no mercado atualmente para ajudá-lo na sua escolha.
5 melhores ERPs para e-commerces de pequeno e médio porte
1. TagPlus
O TagPlus é um sistema voltado para micro e pequenas empresas. Além da automatização de processos administrativos, como compras e contas a pagar, ele permite que você tome decisões importantes baseadas em informações pertinentes à sua loja virtual.
Os planos mensais são a partir de R$ 59,90. Mas você tem a opção de testar a ferramenta gratuitamente por 15 dias.
2. Omie
O Omie é o sistema de gestão ideal para quem quer empreender e aprender ao mesmo tempo. Isso porque ele oferece recursos de emissão de notas fiscais, gestão financeira, CRM, estoque, contabilidade e cursos online para que você otimize ao máximo a produtividade do seu e-commerce.
Os planos variam de acordo com a sua necessidade. Porém o Omie possui um plano gratuito para as empresas que faturam até R$ 180 mil por ano.
3. Conta Azul
O Conta Azul é um ERP dedicado às pequenas empresas. Embora possua funções parecidas com as opções anteriores, serviços mais específicos de contabilidade são o foco principal do sistema, o que encarece um pouco mais o produto.
O plano básico anual custa aproximadamente R$ 99,90 por mês.
4. Bling
O Bling é um sistema de gestão na nuvem. Todos os seus dados relacionados ao cadastro de clientes, estoque, vendas, finanças e demais serviços são armazenados online. Com isso, você tem mais autonomia para trabalhar quando e de onde quiser.
Os planos vão de R$ 30,00 a R$ 115,00 por mês e você pode testá-los gratuitamente para entender qual deles se adequa melhor ao seu negócio.
5. Tiny ERP
O Tiny ERP é um software que automatiza suas tarefas diárias para que você tenha mais tempo para se dedicar às estratégias de vendas da sua loja virtual.
Seus dados também são armazenados em nuvem e as principais soluções oferecidas são centralização de pedidos, sincronização do catálogo de produtos, gestão de compras, logística e financeira.
Os planos iniciantes vão de R$ 54,90 a R$ 549,90 por mês.
5 melhores ERPs para e-commerces de grande porte
1. Linx
A Linx é uma solução digital que contempla os mais variados serviços, como criação de lojas virtuais, integração com hub de marketplaces, ERP para e-commerce e consultoria personalizada, para atender a diferentes segmentos.
Como os planos são baseados nas particularidades de cada empresa, é necessário entrar em contato com a equipe de vendas para fazer uma cotação.
2. Oracle
O Oracle Fusion Cloud é um ERP de nuvem completo que utiliza inteligência artificial para automatizar processos manuais e entregar vantagem competitiva às empresas.
Com ele, você pode gerenciar projetos, compras e finanças, fazer análise preditiva e de indicadores de desempenho com base em relatórios de variação e tendências históricas, e muito mais!
Os preços são sob consulta, mas é possível agendar uma demonstração gratuita do sistema para entender como ele funciona.
3. TOTVS
O TOTVS é um sistema de gestão que automatiza e padroniza a gestão administrativa do seu e-commerce. O ERP possui módulos integrados com RH, Financeiro, Vendas, CRM e Contabilidade para que você tenha mais produtividade e eficiência operacional.
Os preços também são sob consulta. No site da ferramenta, você deve preencher um breve formulário para que um profissional de vendas entre em contato e informe qual plano é mais adequado para seu e-commerce.
4. SAP
O SAP é um ERP em nuvem que transforma os processos do seu negócio a partir de aprendizado de máquina e inteligência artificial.
Em um único sistema, você executa as principais atividades da sua empresa, podendo integrar ferramentas e soluções personalizadas para escalar suas vendas.
Para saber sobre os preços, você precisa fazer uma cotação com o comercial da SAP.
5. Eccosys
O ERP Eccosys é um sistema de gestão para e-commerce que pode ser integrado à sua loja virtual para unificar as vendas de todos os seus canais.
Importação automática de pedidos, separação de itens em estoque, emissão de notas fiscais, impressão de DANFE e etiquetas são apenas alguns dos inúmeros recursos que essa solução proporciona para descomplicar a sua rotina.
Assim como as opções, você deve entrar em contato com a empresa para descobrir qual plano atende melhor às suas necessidades.
Como escolher o melhor sistema de gestão para e-commerce?
Devido a infinidade de opções disponíveis no mercado, você precisa fazer a escolha certa para não ter nenhum tipo de contratempo no futuro.
Portanto, na hora de escolher o sistema para sua loja virtual, procure levar em consideração:
- Funcionalidades
- Necessidades da sua empresa
- Custo benefício
- Suporte
- Possibilidade de teste
- Integração com plataforma de e-commerce
- Facilidade de implementação
- Escalabilidade de planos
Com quais ERPs a Webstore tem integração?
Se você já tem uma loja virtual na Webstore, temos o prazer de informar que temos integração com boa parte dos ERPs que citamos ao longo deste artigo. Veja quais são:
- TagPlus
- Bling
- Omie
- Tiny ERP
- Conta Azul
Se ainda não vende na internet, mas quer começar a vender com o pé direito, que tal criar uma loja virtual com a Webstore? Descubra como nossa plataforma pode ajudar o seu negócio a ter um crescimento rápido e saudável.