Conteúdo realizado em parceria com a Bling.
Administrar um e-commerce também tem muitos desafios. Organizar os pedidos e a logística, por exemplo, pode ser muito mais complexo […]
Administrar um e-commerce também tem muitos desafios. Organizar os pedidos e a logística, por exemplo, pode ser muito mais complexo que a mesma função em uma loja física. Outra questão é o controle de estoque, que precisa estar sempre ordenado com o fluxo de vendas, para que o cliente não fique sem a opção de compra por não ter disponibilidade no estoque. Por se tratar de um negócio virtual, onde nada é tão palpável quanto em um comércio físico, ter um ERP integrado com a loja virtual é o primeiro passo para quem quer agilidade e organização nos processos.
O termo ERP significa “Enterprise Resource Planning”, em tradução livre seria ‘Planejamento de Recursos Empresariais’. São softwares que viabilizam a integração de setores corporativos em uma plataforma única, a fim de facilitar a administração de uma empresa. Sendo assim, a plataforma ERP vem com diversas unidades que, juntas, formam um sistema que agrega informações e simplifica o gerenciamento integrado.
É possível perceber o quanto é difícil administrar uma empresa e-commerce sem um software ERP integrado. Para começar citamos com a burocracia, as pilhas de planilhas impressas e documentos de cada setor para organizar uma integração manual. Sem falar dos custos, nas papeladas, impressões, espaço de armazenamento, mão de obra extra e principalmente, a paciência para trabalhar neste ambiente caótico. Para operar um e-commerce é fundamental o auxílio de um ERP para integrar os setores, automatizar os processos e desburocratizar os trabalhos. Confira mais vantagens da integração de ERP ao e-commerce.
Com uma visão mais abrangente do negócio e a empresa mais organizada, é possível também tomar decisões mais assertivas e conscientes. Além disso, devido à menor burocracia dos processos assim como a automatização dos mesmos, as chances de erro na comunicação entre os setores é diminuída consideravelmente.
Devido aos processos mais automatizados que a implantação de um ERP proporciona, a necessidade com a contratação de mão de obra diminui por consequência. Principalmente nos processos administrativos como emissão de NF-e, pedidos de clientes, controle de estoque, entre outros, onde a realização é automática. Isso também vale para algumas funções manuais de logística e controle de estoque.
Quanto menores forem as intervenções manuais, mais ágeis são os processos e menor é a margem de erro ao final da experiência do consumidor com a loja. Integrar ERP e e-commerce faz com que os processos de trabalho fluam com mais rapidez e o consumidor seja atendido com mais agilidade.
Por ser um sistema agregado em uma única plataforma, as margens de erros como duplicação de pedidos ou vendas do mesmo produto em canais diferentes são controladas e os danos são menores. Isso também é um diferencial entre os concorrentes que não usam ERP.
Com os setores organizados e integrados, a empresa fica mais preparada e você não precisará se preocupar com funções de tributação (a cada pedido) ou gestão de frete. Talvez a principal vantagem seja a de não precisar manter um sistema diferente para cada setor, mas sim ter os dados concentrados em um único lugar. Para integrar ERP e e-commerce, no entanto, é preciso que a loja virtual esteja implementada em uma plataforma que admita a integração dos sistemas.
O mercado dos sistemas de gestão, ou os ERPs, estão crescendo muito no Brasil e no mundo. Isso é uma consequência exponencial do crescimento do comércio eletrônico, que busca na ferramenta – mais do que gestão – integração!
A integração amplia as possibilidades de venda e garante que as operações aconteçam de forma mais fluida e sem desencontro de dados. Essa opção é excelente para quem atua com loja multiplataforma, por exemplo. Portanto, para quem atua no e-commerce, a dica é escolher um ERP que aceite integração com variadas plataformas de e-commerce e marketplaces.
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