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A importância de ter um ERP integrado ao e-commerce [Guest Post]

18 de junho de 2019

4 min

Neste artigo

Administrar um e-commerce também tem muitos desafios. Organizar os pedidos e a logística, por exemplo, pode ser muito mais complexo que a mesma função em uma loja física. Outra questão é o controle de estoque, que precisa estar sempre ordenado com o fluxo de vendas, para que o cliente não fique sem a opção de compra por não ter disponibilidade no estoque. Por se tratar de um negócio virtual, onde nada é tão palpável quanto em um comércio físico, ter um ERP integrado com a loja virtual é o primeiro passo para quem quer agilidade e organização nos processos.

O termo ERP significa “Enterprise Resource Planning”, em tradução livre seria ‘Planejamento de Recursos Empresariais’. São softwares que viabilizam a integração de setores corporativos em uma plataforma única, a fim de facilitar a administração de uma empresa. Sendo assim, a plataforma ERP vem com diversas unidades que, juntas, formam um sistema que agrega informações e simplifica o gerenciamento integrado.

5 vantagens de integrar o ERP ao e-commerce

É possível perceber o quanto é difícil administrar uma empresa e-commerce sem um software ERP integrado. Para começar citamos com a burocracia, as pilhas de planilhas impressas e documentos de cada setor para organizar uma integração manual. Sem falar dos custos, nas papeladas, impressões, espaço de armazenamento, mão de obra extra e principalmente, a paciência para trabalhar neste ambiente caótico. Para operar um e-commerce é fundamental o auxílio de um ERP para integrar os setores, automatizar os processos e desburocratizar os trabalhos. Confira mais vantagens da integração de ERP ao e-commerce.

1) Facilita as tomadas de decisões:

Com uma visão mais abrangente do negócio e a empresa mais organizada, é possível também tomar decisões mais assertivas e conscientes. Além disso, devido à menor burocracia dos processos assim como a automatização dos mesmos, as chances de erro na comunicação entre os setores é diminuída consideravelmente.

2) Economia em contratações de mão de obra:

Devido aos processos mais automatizados que a implantação de um ERP proporciona, a necessidade com a contratação de mão de obra diminui por consequência. Principalmente nos processos administrativos como emissão de NF-e, pedidos de clientes, controle de estoque, entre outros, onde a realização é automática. Isso também vale para algumas funções manuais de logística e controle de estoque.

3) Mais agilidade e competência:

Quanto menores forem as intervenções manuais, mais ágeis são os processos e menor é a margem de erro ao final da experiência do consumidor com a loja. Integrar ERP e e-commerce faz com que os processos de trabalho fluam com mais rapidez e o consumidor seja atendido com mais agilidade.

4) Menos problemas:

Por ser um sistema agregado em uma única plataforma, as margens de erros como duplicação de pedidos ou vendas do mesmo produto em canais diferentes são controladas e os danos são menores. Isso também é um diferencial entre os concorrentes que não usam ERP.

5) Mais organização no seu e-commerce:

Com os setores organizados e integrados, a empresa fica mais preparada e você não precisará se preocupar com funções de tributação (a cada pedido) ou gestão de frete. Talvez a principal vantagem seja a de não precisar manter um sistema diferente para cada setor, mas sim ter os dados concentrados em um único lugar. Para integrar ERP e e-commerce, no entanto, é preciso que a loja virtual esteja implementada em uma plataforma que admita a integração dos sistemas.

A escolha certa para melhor integrar

O mercado dos sistemas de gestão, ou os ERPs, estão crescendo muito no Brasil e no mundo. Isso é uma consequência exponencial do crescimento do comércio eletrônico, que busca na ferramenta – mais do que gestão – integração!

A integração amplia as possibilidades de venda e garante que as operações aconteçam de forma mais fluida e sem desencontro de dados. Essa opção é excelente para quem atua com loja multiplataforma, por exemplo. Portanto, para quem atua no e-commerce, a dica é escolher um ERP que aceite integração com variadas plataformas de e-commerce e marketplaces.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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