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Saiba mais sobre benchmarking no e-commerce e melhore suas vendas

Umas das estratégias que podem estar faltando para a sua loja virtual alavancar nas vendas é o chamado benchmarking. Você […]

Saiba mais sobre benchmarking no e-commerce e melhore suas vendas

Umas das estratégias que podem estar faltando para a sua loja virtual alavancar nas vendas é o chamado benchmarking. Você já ouviu falar nesse termo? O “Benchmarking” pode ser entendido como “ponto de referência” e se refere ao processo em que uma organização analisa outras empresas do seu nicho a fim de saber o que elas estão fazendo bem em relação a estratégias, ações e procedimentos, e como eles podem ser replicados ou adaptados em sua própria empresa.   

Qualquer empresa, seja qual for o tamanho ou o nicho, tem muito a aprender com os concorrentes, não é mesmo? E o benchmarking no e-commerce se torna uma prática ainda mais relevante, já que é rápida a velocidade de novidades surgindo a todo momento quando o assunto é loja virtual. Aprenda abaixo quais são as vantagens do benchmarking no e-commerce, como desenvolver insights com essa prática e também como começar a fazer o benchmarking no seu e-commerce ainda hoje, e melhorar a sua venda online!

Quais são as vantagens do benchmarking no e-commerce?

      A prática do benchmarking no e-commerce pode ser realmente muito vantajosa para a loja virtual, desde que se entenda que benchmarking não quer dizer cópia ou plágio, e sim uma busca de conhecimento para evoluir. Confira abaixo quais são as vantagens do benchmarking no e-commerce!

– Não ficar para trás diante da concorrência;

– Cultura da inovação constante;

– Aumento do autoconhecimento da sua loja virtual e, assim, maior probabilidade de identificar quais pontos precisam ser mudados ou alterados;

– Diminuição do risco de traçar estratégias que não sejam funcionais;

– Economia de tempo e dinheiro;

– Maior motivação para a equipe, que consegue enxergar as metas como algo possível de ser alcançado;

– Tomada de decisões mais inteligentes.

Insights através da prática do benchmarking no e-commerce

      Uma das grandes vantagens do benchmarking no e-commerce é a quantidade de insights que essa análise dos concorrentes pode trazer para a sua loja virtual. É justamente estudando e analisando seus concorrentes que se torna mais fácil perceber o que a sua loja virtual precisa melhorar e ajustar, porém, o benchmarking vai além, já que o estudo estimula novas ideias, percepções e, é claro, a criatividade.   

         Ao adotar o benchmarking no e-commerce, preste atenção nos insights que você e sua equipe podem ter através dessa análise, já que esse é um momento extremamente oportuno para que a mente seja aguçada e novas ideias, inspirações e compreensões surjam.

Como fazer benchmarking no e-commerce

      Se você já percebeu o quanto o benchmarking pode melhorar os resultados do seu e-commerce, chegou a hora de aprender por onde e como começar a desenvolver essa estratégia!

1.      Selecione de um a três concorrentes para monitorar e analisar;

2.      Defina quais serão os indicadores de análise. Para isso, crie uma planilha com quais os aspectos de cada empresa  você gostaria de analisar e que julga serem relevantes para o seu negócio. Exemplo de critérios: forma de anunciar seus produtos, velocidade do carregamento do site da loja virtual, qual a plataforma utilizada da loja, como funciona a estratégia de frete, a política de entrega e de troca, as formas de pagamento oferecidas, as promoções lançadas, a presença e o comportamento da marca em redes sociais, etc.

3.      Obtenha os dados para análise. Tais dados podem ser obtidos através de diversas ferramentas, como o Similarweb;

4.      Compare e analise as informações coletadas;

5.      Detecte os pontos altos e baixos, e faça um relatório com as conclusões obtidas, possíveis ameaças, oportunidades encontradas, etc.

Benchmarking no e-commerce deve ser usado de forma contínua     

É importante destacar que o benchmarking deve ser uma estratégia usada de forma contínua pelo e-commerce, já que é constante o surgimento de novidades envolvendo lojas virtuais. Esteja sempre atento ao que acontece a volta da sua loja virtual e garanta decisões mais inteligentes, assertivas e, consequentemente, o aumento significativo das suas vendas online!

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