Eduarda Guedes

20 de outubro de 2021

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ROAS: o que é, como calcular e qual a diferença do ROI

5 min de leitura

O ROAS é usado para medir os ganhos obtidos a partir de anúncios de mídia e é uma métrica essencial para quem investe nesta categoria de campanha de marketing.

Cada diretor de marketing sabe que o marketing é para empresas que têm mais interesse em saber se as estratégias aplicadas lideram os resultados esperados. Portanto, você precisa saber como funciona, por exemplo, o ROAS. 

Este é usado em ações de mídia pagas. E se você ainda não sabe o que é essa métrica, seu cálculo e em que situações ele pode ser usado, leia este post. 

O que é ROAS?

ROAS é a sigla de Return on Advertising Spend, ou seja, Retorno do Investimento em Publicidade. É, portanto, uma das medidas mais importantes de anúncios online, em particular para esclarecer um dos fundamentos da gestão de marketing: o investimento de um montante. Marketing de dinheiro, quanto reutilizar? 

Isso deve ser considerado em todos os canais de marketing que você usa em sua estratégia. Se um canal pagar seu blog, suas redes sociais, seus e-mails, uma mídia paga ou outros não investimentos, isso significa que não vale a pena continuar ou verificar as ações usadas. 

Como você pode ver, a métrica ROI é muito semelhante e bastante conhecida em marketing, em troca do investimento. Embora isso seja usado para avaliar a classificação de investimentos em geral, ROAS é usado em algumas campanhas como grupos de anúncios. Neste artigo, estamos falando mais sobre a diferença entre os dois. 

Portanto, ROAS é uma maneira flexível de avaliar aspectos do marketing digital. A propósito, vamos mais longe neste momento.

Qual é o papel do ROAS no marketing digital?

Mencionado, ROAS é dedicado aos custos e vantagens da publicidade online. Portanto, aqui, visibilidade e clique em que seus anúncios criam resultados positivos para a liquidação comercial. 

Desta forma, os profissionais de marketing podem acompanhar suas campanhas de mídia pagas e garantir que ele traga lucros. Então, se você criar no Google Ads, exibindo Facebook ou Instagram Ads, é importante entender como o ROAS funciona. 

Por esta razão, você deve seguir as transformações de todas essas possibilidades a serem conhecidas. No que diz respeito ao Google Ads, o ROAS cumpre o valor médio de conversão para trazer anúncios. No Facebook Ads, ele pode ser atribuído às telas individuais do pixel. 

Esses números são a chave para a comercialização de gerentes que precisam trazer relacionamentos com seus supervisores que precisam tomar decisões no departamento. Desta forma, crie campanhas futuras, considere os números do ROAS dos últimos meses para melhorar o próximo. 

O ROAS também pode ser entendido como uma ferramenta com a qual você pode controlar, analisar e otimizar a taxa de sucesso de suas medidas de publicidade. Portanto, podemos dizer que o ROA é mais preciso do que a taxa de conversão como um indicador de maximização de lucro. 

Se anúncios individuais não são satisfatórios, os ROAS podem ser melhorados de maneiras diferentes. Durante a análise e completar o sucesso de várias medidas de publicidade, a utilização do orçamento pode ser otimizada e aumentada. 

Quais são as diferenças entre ROAS e ROI?

Basicamente, o ROI (sigla de Return Over Investment, ou seja, Retorno Sobre Investimento) é estratégico, enquanto o ROAS é tático. Essa é a principal diferença entre ambos. 

O ROI é usado para medir os usos gerados pelos anúncios em termos de seus custos. Isso significa que é uma métrica concentrada na medição da contribuição que os anúncios para os resultados finais da empresa têm. 

Em contrapartida, o ROAS mede a receita bruta do seu investimento. Logo, é uma métrica centrada na eficácia das campanhas online.

Como resultado, ROAS é necessário para sua estratégia digital, porque o marketing deve ser investido para aumentar o faturamento e os lucros da organização. Embora o uso de duas métricas seja útil, há o mais especificado, um modelo focado no ROAS em ações digitais dos anúncios de mídia paga. 

É comum que alguns empresários não hesitem em alcançar altos investimentos nesta categoria de marketing, que deve primeiro ser pago primeiro a recolher mais tarde. No entanto, é atualmente que deve esclarecer seu superior como um especialista em marketing que os ROAS não são tarefas, mas os investimentos. 

É comum que os capitalistas estejam preocupados, para não conhecer o lucro, a publicidade portuária para que os ROAS sejam calculados, como mostraremos agora. 

Como calcular o ROAS?

Em contraste com alguns cálculos de marketing, é fácil descobrir seus ROAS. Há um debate sobre como calcular melhor o ROA, mas em uma fórmula muito simples: 

ROAS = (Receita – Custo) / Custo

Como calcular o Roas, fórmula

Bom, não é? Faça as entradas ou retorno do investimento nos monitores e subtraia o montante do valor pago neste anúncio. O resultado é dividido pelo mesmo valor de custo, e isso gera seu ROAS. 

Conclusão

O ROAS pode ajudar muito na divulgação e no aumento da lucratividade da empresa, desta forma o investimento neste modelo de marketing digital pode identificar quais são as diferenças entre a receita e o custo. 

Usar esse método para aumentar os ganhos na empresa pode ajudar a saber quais estratégias podem dar certo para o seu modelo de negócio. Verificar qual o melhor método para sua empresa é fundamental para que os resultados apareçam. 

Fazer o cálculo a cada entrega de relatório é importante para você compreender a evolução do quadro de investimento empresarial no ROAS. Assim, poderá apresentar os resultados das estratégias e mostrar que o investimento foi inferior quando comparado ao lucro gerado. 

Portanto, veja como esta métrica pode ajudar sua empresa e trazer resultados reais para sua empresa e concretamente.  

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