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Qual o preço para abrir uma loja virtual?

13 de novembro de 2020

7 min

Neste artigo

Abrir uma loja virtual e ingressar no mercado de e-commerce é uma decisão que gera muitas dúvidas e a mais comum delas na hora de começar é: "qual é o preço para abrir uma loja virtual?"

As informações sobre investimento são necessárias para um bom planejamento, mas elas irão depender muito do seu nicho, do tamanho do seu negócio e dos recursos que você vai precisar. Por isso, neste artigo vamos esclarecer as dúvidas sobre o preço e os investimentos necessários na hora de abrir uma loja virtual.

O que é loja virtual?

A loja virtual é a vitrine do seu negócio. Trata-se do lugar onde o consumidor seleciona os produtos, monta o carrinho e efetiva a compra. Além de ser o seu site de vendas, a loja virtual também é um canal de contato direto com o cliente e pode ser criada através de plataformas que oferecem os recursos que o seu negócio precisa.

É dentro da loja virtual que acontece todo o processo de negociação, compra e venda dos seus produtos. Em relação ao custo, ele está muito ligado ao tipo de plataforma que você pretende contratar para hospedar sua página e os recursos que o seu negócio exige. Normalmente, as plataformas oferecem planos com mais ou menos recursos e com valores que variam de acordo com as ferramentas contratadas.

O nicho de atuação da loja virtual também influencia nesse preço, pois cada nicho atende um público específico que tem necessidades particulares.

Como escolher um nicho?

A escolha de um nicho deve levar em conta alguns pontos importantes e decisivos para o sucesso da loja virtual. É preciso ter uma certa afinidade com o segmento escolhido, ainda que a paixão não deva ser o único motor de impulso para a escolha. Fazer uma boa pesquisa de mercado, em sites que fornecem relatórios de vendas sobre comércio eletrônico, para entender quais nichos oferecem maior possibilidade de crescimento é um excelente caminho para que a sua loja virtual tenha sucesso.

Além disso, essas informações podem auxiliar você no planejamento de estratégias para impulsionar o seu negócio e alcançar seus objetivos. Antes de escolher seu nicho, você pode fazer uma pesquisa de palavras-chave, analisar a concorrência, buscar um problema que pode ser solucionado através do seu produto, identificar as tendências mercadológicas e avaliar os recursos que o nicho exige.

Diferenças entre loja física e loja virtual

Escolhido o nicho, muitas pessoas se questionam acerca dos pontos positivos e negativos que existem em um loja virtual e uma loja física. Neste sentido, além de apresentar um crescimento exponencial ano após ano, o e-commerce é um dos poucos setores da economia que continua crescendo mesmo em meio à crise e recesso econômico. Diferentemente do varejo tradicional, o comércio eletrônico foi impulsionado pelo isolamento social.

Isso acontece, especialmente, porque existem grandes diferenças entre uma loja física e uma loja virtual. Apesar do receio e da resistência por parte de uma parcela dos consumidores, as compras online são uma tendência comportamental que só foi reforçada pela pandemia. É claro que o fato de não poder tocar ou experimentar o produto ainda é um ponto que deixa algumas pessoas desconfortáveis com a compra online, mas a troca garantida e os altos números de acesso à internet mostram que o cliente está cada vez mais inclinado ao consumo online.

Confira algumas das vantagens que a loja virtual oferece em relação à loja física:

Disponibilidade

A loja virtual tem a vantagem de estar aberta 24h por dia, 7 dias por semana. Uma loja física só pode comercializar seus produtos em horário comercial e esta é uma limitação que o comércio online não tem. Além disso, se a loja estiver localizada em uma galeria ou shopping, por exemplo, ela também precisa seguir o horário determinado pelo espaço.

Baixo custo operacional

A primeira vantagem conduz à segunda. O preço de manutenção e hospedagem de uma loja virtual será sempre menor do que o custo operacional de uma loja física. O valor de aluguel, mobiliário e encargos de funcionários pode exigir um investimento significativo para quem está começando. Na loja virtual, por outro lado, não é preciso muito para começar sendo possível, inclusive, fazer boa parte do trabalho sozinho.

Preço competitivo

O baixo custo operacional também influencia no preço final do produto. Esta é a razão pela qual, muitas vezes, os produtos são encontrados por um preço muito mais vantajoso na internet. A isenção de certas despesas indispensáveis para uma loja física, faz com que este valor não seja agregado ao produto, resultando em um preço mais competitivo para a loja virtual.

Alcance

A internet e o tráfego pago tornaram possível alcançar pessoas de todo o país e até do mundo. A limitação da loja física não é um fator que atinge o comércio eletrônico. Dessa forma, seja através das pesquisas nos buscadores ou de anúncios nas redes sociais, a loja virtual pode alcançar pessoas que a loja física não consegue atender.

Relatórios e mensuração de resultados

Os relatórios das campanhas e as taxas de conversão possibilitam uma mensuração de resultados muito assertiva e útil para a construção de estratégias para a loja virtual. Através da produção de conteúdo e geração de valor na internet é possível construir uma marca relevante no mercado e entender muito melhor o público-alvo.

Segurança

Enquanto o lojista do varejo tradicional fica exposto a assaltos e saques na rua, o comércio eletrônico oferece a segurança de trabalhar em um local seguro e menos vulnerável neste sentido. Além disso, uma boa loja virtual garante a segurança dos dados pessoais e empresariais através dos recursos de hospedagem da sua página de vendas.

Comodidade

Finalmente, a comodidade e o conforto de comprar online são incomparáveis. A loja física exige um esforço pessoal e requer, muitas vezes, que o consumidor enfrente trânsito, filas e outras situações desconfortáveis para realizar a compra. Esta é uma das principais vantagens que têm levado às pessoas a essa migração para o comércio virtual, ou seja, em vez de ir até a loja, a loja vai até o consumidor.

Criação de uma loja virtual: preço e recursos

Hoje existe uma série de plataformas que facilitam a criação de uma loja virtual. Você pode utilizar estas plataformas para hospedar sua loja online, abrir o seu negócio e ingressar no mercado de e-commerce.

O preço de cada plataforma varia de acordo com os recursos que estão disponíveis. Estes recursos ajudam sua loja a vender mais e oferecem integrações que tornam seu site mais eficiente e amigável para o consumidor.

Marketing: um investimento indispensável para sua loja virtual

Para iniciar sua loja virtual, além da plataforma, você também precisa separar uma parte da verba para investir em campanhas de marketing digital. A internet é um território muito amplo e, para que a sua marca cresça e ganhe relevância, é necessário investir em estratégias que gerem engajamento no seu público para cativá-lo e fidelizá-lo.

Divulgar a sua loja virtual é tão importante quanto criá-la, pois de nada adianta ter um produto incrível se ninguém souber que ele existe ou se o caminho para chegar até ele for muito difícil. O marketing facilita o encontro entre o consumidor e a sua loja virtual.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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