Gustavo Perina

30 de novembro de 2021

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Prepare seu negócio para o Natal: invista em simplicidade

4 min de leitura

O período de expansão do e-commerce no Brasil está longe de terminar. Os indicadores nunca foram tão favoráveis: cresce o número de consumidores e de empresas investindo nas vendas online. Essa movimentação positiva no setor tem relação direta com a aceleração do processo de transformação digital, que alcançou diversas áreas.

Mas, será que a sua operação está rodando com 100% da sua capacidade para o Natal? O que precisa ser feito para que os consumidores se sintam satisfeitos com os resultados? Será que a estratégia adotada é adequada para aproveitar o Natal no e-commerce?

Refletindo sobre essas dificuldades, há um ponto que nos parece crucial para encontrar saídas: investir na simplicidade para o Natal.

3 dicas simples para preparar seu e-commerce para o Natal

Antes de tudo, é interessante iniciar de forma modesta, resolvendo os estágios mais descomplicados para só então, elaborar um fluxo mais complexo que oriente a operação.

Inicialmente, será um pouco difícil, apesar de estarmos falando sobre simplicidade, na prática, muitos gestores acabam perdendo o foco em seus objetivos principais e tomam decisões impulsionados pelo desejo que as coisas aconteçam rapidamente.

No entanto, isso acaba gerando muito prejuízo. Por isso, preparamos esse breve conteúdo com 3 dicas que ajudarão nesse processo de simplicidade para seu e-commerce no Natal

Cliente como centro da jornada

Quando falamos em simplicidade para buscar o sucesso da empresa, a primeira alternativa viável é colocar o cliente no centro da jornada. Um grande erro que muitas empresas ainda cometem é cuidar das necessidades da empresa à frente dos clientes.

Como resultado, temos um desenvolvimento de fluxo, mas que não são guiados para a conversão. Para valorizar a experiência do cliente, você pode integrar os sistemas de venda, por exemplo. Assim, você pode proporcionar ao cliente mais de um canal para interagir com sua empresa.

Além disso, o digital pode fazer parte da jornada de compra, mesmo que seja no momento de pesquisa, solicitação de dúvidas e no estágio do pós-venda.

Checkout inteligente transparente

Precisamos entender que a redução do fluxo, de fato, faz total diferença para a conversão. Isso é comprovado através dos estudos associados ao motivo de abandono no carrinho. Os formulários menores viabilizam melhores soluções tanto para o cliente como para a empresa.

Adotando um sistema inteligente transparente, que funcione com o login social, é uma ótima maneira de facilitar a experiência do cliente, considerando que atualmente, diversas pessoas utilizam as redes sociais. 

Do mesmo modo que, embora as compras pela internet tenham avançado bastante, ainda existe uma certa insegurança por parte dos consumidores. Então, nada mais eficaz que a empresa facilitar o processo de checkout, dando acesso ao cliente a todo momento de sua compra.

Foco nos dados dos clientes

Os dados dos clientes podem ser usados para desenvolvimento de estratégias, diante a segurança e interação deles com a sua loja. Por isso, você pode assegurar os dados dos seus clientes, adquirindo a política de segurança de dados e também atuando no desenvolvimento de cupons de descontos para determinado cliente, a partir de suas preferências. 

Não é adequado estabelecer uma ação de relacionamento que não considere o perfil de cada usuário. Isso resume o nosso discurso de investir na simplicidade, dando início a partir do mais básico, garantindo um bom resultado.

Lembre-se: de fato, o e-commerce está crescendo, mas para que seja consolidado é necessário esforço na conquista do cliente, desde atendimento até a experiência pós-compra, especialmente em uma data tão promissora como o Natal.

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