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É hora de mudar sua plataforma de e-commerce?

13 de setembro de 2023

6 min

Neste artigo

Você já parou para pensar se está na hora de mudar a sua plataforma de e-commerce? Confira alguns sinais de alerta e tome a melhor decisão!

No mundo moderno e cheio de novidades do empreendedorismo online, muitas vezes podemos começar com receio de que as coisas não deem certo. Por isso, adotamos ferramentas indicadas por especialistas, ou amigos próximos que começaram a empreender antes, e seguimos. Mas, às vezes, chega a hora de dizer adeus a essas ferramentas para podermos alçar voos mais altos, exatamente como diz a música “o passado é uma roupa que não nos serve mais”. 

Será que você tem uma plataforma de e-commerce com mais problemas do que soluções?

A lógica da sua plataforma de ecommerce tem que ser bem parecida com a do seu carro: se ele passa mais tempo parado na oficina do que te levando a lugares, está na hora de aposentar. No caso do e-commerce, estamos falando de instabilidades e lentidão para você e seus clientes, no painel de controle ou na loja, respectivamente. 

Essas questões estão diretamente relacionadas à capacidade do(s) servidor(es) da sua plataforma de comportar um crescimento no tráfego sem afetar a experiência de navegação. Ainda falando de carros, a lentidão é como muitos carros passando por uma praça de pedágio no mesmo período: as cabines conseguem atender apenas um determinado número de carros por hora, e se o volume de carros é maior, temos as filas. 

Um servidor preparado para o aumento inesperado de tráfego “constrói” mais cabines de pedágio para garantir que ninguém precise esperar, melhorando a experiência de todos os seus clientes. 😉

Para empreender, você precisa das melhores ferramentas e do melhor atendimento - afinal, também é um cliente! Se, na hora de resolver um problema ou tirar uma simples dúvida, você se depara com mensagens robotizadas e confusas, espera muito para falar com um atendente humano e que, ainda por cima, demora muito para conseguir entender sua demanda…

Ou então se o seu suporte não inclui conteúdos criados especialmente para responder às suas dúvidas e pensado a partir da experiência de outras pessoas como você… 

Talvez esse suporte não esteja suportando seu crescimento tanto assim - e você precise mesmo mudar sua ferramenta de e-commerce!

Sua plataforma impulsiona seus resultados?

Quanto mais sua loja e seu faturamento crescem, mais você precisa de facilidades para gerir marketplaces, ferramentas de marketing, sistemas de gestão, de logística, de atendimento ao cliente. E exatamente por isso, precisa de agilidade para realizar tarefas simples.

E, claro, isso também vale para as necessidades futuras da sua loja virtual: nada de ser impedido de crescer porque você não tem mais recursos à sua disposição, não é? Sua plataforma precisa se antecipar às suas necessidades para garantir a melhor experiência de compra para seus clientes sempre. 

Muitas vezes, essa parceria se traduz na conexão entre você, lojista, e um ecossistema de integradores e agências e outros profissionais do e-commerce prontos para desenvolver e implementar os projetos que você idealizou para impulsionar os resultados e planos da sua loja.

Ter APIs disponíveis para você integrar com os sistemas e/ou as ferramentas que desejar e precisar também é uma alternativa que facilita a expansão e as melhorias no seu e-commerce. 

Basicamente, se seu aquário está com muitos peixes, você compra um maior, não deixa todos se espremerem lá dentro. 🐟

E como está a sua experiência de compra?

Se você trata bem os seus clientes, pensando sempre em melhorar a navegação na sua loja, a escolha dos produtos, a conclusão do pedido e a entrega dos produtos, por que aceitar menos do que isso quando o cliente é você?

Em outras palavras, a sua experiência, como cliente de uma plataforma de e-commerce, não pode ser de "prestar um favor" à empresa por contratá-la. O primeiro ponto é: seu fornecedor tem que ser seu parceiro, não sócio, da sua loja; seus custos não podem crescer na mesma proporção que o seu negócio. Como todo empreendedor, você precisa de previsibilidade nos gastos. 

Por isso, busque uma ferramenta que não cobre comissão sobre suas vendas, além de uma empresa que ofereça outras vantagens comerciais, incluindo descontos na contratação de outros parceiros. Afinal, a ideia é alavancar os seus resultados, não os do seu fornecedor. 

A sua melhor loja, sempre

A omnicanalidade não é mais uma tendência, é a realidade para os clientes. Para os lojistas, é a possibilidade de oferecer o melhor atendimento para seus clientes, não importa o canal de escolha. 

O atendimento omnichannel eliminou as fronteiras entre esses canais, e você precisa de uma plataforma de e-commerce que possa oferecer isso também para você, incluindo os marketplaces, tão importantes para o sucesso da sua loja!

Para o lojista, essa unificação também se traduz na gestão simplificada dos seus sistemas. Afinal, vender por tantos canais requer facilidade e agilidade para acessar estoques, vendas e cadastros de clientes, entre outros pontos. A praticidade dos seus clientes também precisa valer para você com uma central de todos os sistemas e uma operação simplificada.

E, se é facilidade que você quer, é facilidade que você merece: deixe sua loja com o visual que você quer (ou precisa) a qualquer momento: a configuração do layout da sua loja virtual não deve exigir conhecimentos profundos de linguagens de programação ou de design. 

Tudo o que você precisa é um editor de temas intuitivo e robusto, que simplifique qualquer personalização na sua loja, tanto para você quanto para seus parceiros. Sua loja virtual, atualmente, consegue oferecer isso? Se não, você precisa considerar uma nova atualização.

Mudar para crescer

Se, ao ler esse texto, você descobriu que sua plataforma está mais para âncora do que para foguete, então realmente chegou a hora de mudar sua plataforma de e-commerce. Conheça as soluções Webstore, a plataforma parceira da sua loja. 

Aqui, o seu sucesso é a nossa história!

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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