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Custos para trocar de plataforma de e-commerce

22 de setembro de 2023

5 min

Neste artigo

Os custos são um fator importante na tomada de decisões, e por isso, você precisa ponderar quando pensa em trocar de plataforma de e-commerce. Como essa escolha envolve mais do que apenas custos, será preciso planejar para que essa mudança não traga prejuízos nas vendas.

Por isso, é importante conferir as recomendações para garantir uma transição tranquila de plataformas - e sem custos surpresas! 👻

Saiba quanto custa para trocar a sua plataforma

Se você está considerando trocar de plataforma de e-commerce, provavelmente os custos da sua ferramenta atual são um dos motivos para essa mudança. E para saber o que é melhor (ou pior), você precisa ter certeza do que paga atualmente. 

Por isso a transparência na precificação é tão importante. Seus fornecedores precisam deixar claro quanto cobram por cada alteração, personalização e funcionalidade que sua loja utiliza: do volume de visitas no seu site aos disparos de marketing, coloque tudo na ponta do lápis. 

Transações realizadas por meio da plataforma? Custos adicionais das integrações com marketplaces? Comissão sobre as vendas finalizadas? Tudo precisa entrar na planilha para você saber quanto paga, no fim das contas. 

Compare os valores finais

Não adianta migrar para uma plataforma “mais barata” se você vai pagar mais caso sua loja tenha mais acessos ou vendas. Você precisa analisar os custos considerando a evolução da sua loja, incluindo número de produtos, acessos e marketplaces onde quer estar no futuro próximo. 

Comparar apenas o preço dos planos mensais pode ser uma má ideia, pois algumas plataformas cobram até mesmo pelo suporte humanizado que oferecem. Sua lista deve contemplar tudo o que você e sua loja precisam - analisando os serviços de acordo com os valores cobrados. Você não pode relacionar maçãs e bananas achando que são a mesma coisa, ok? 😉 

Organizando a transição de plataformas

Após entender e analizar todos os custos envolvidos para trocar de plataforma, é hora de organizar melhor esse processo.

Planejamento:

Para garantir o mínimo de impacto na operação da sua loja, você precisa de muito planejamento. Para não estar no meio dessa mudança quando a Black Friday chegar, para não perder os dados de seus clientes… nada que possa te deixar sem dormir de apreensão.

Certifique-se de que, para o consumidor, nada vai mudar em termos de domínio, dados de acesso, etc. Por isso, também é importante ter muita atenção com os dados de produtos e de cadastro de clientes estejam salvos em mais de um backup.

Configure acessos, e-mails e o que mais for necessário para garantir que a troca de plataformas não vai afetar a integração com seus sistemas nem com os marketplaces.   

Organização: Aproveite a mudança de plataforma para arrumar a casa

Isso pode incluir ajustes no conteúdo, para melhorar os recursos de SEO que posicionam seu site nos buscadores. Trocar imagens, ou simplesmente atualizar o layout do seu site, pode ser uma boa maneira de tornar a loja mais atraente na nova plataforma.

Só não esqueça de comunicar seus clientes e prestar todo o suporte durante o processo. Além de fortalecer o relacionamento com a sua marca, essa iniciativa contribui para a experiência do cliente. Mesmo que ocorram problemas ao longo da transição, sua clientela está avisada e vai contar com o seu apoio. 

Também é imprescindível que toda a equipe da sua loja passe por treinamentos e tenha suporte do novo fornecedor durante toda a migração. Esse apoio é importante para que todos conheçam as funcionalidades da nova plataforma. Seu objetivo é sempre manter a qualidade do atendimento aos clientes durante e depois da mudança de ferramenta. 

Outra razão para realizar treinamentos com a equipe é poder aproveitar ao máximo as novidades da nova plataforma. Seja um novo sistema de atendimento ao consumidor ou painel de análises, saber usar as novas ferramentas é tão importante quanto escolher bem sua nova plataforma.

Chegou o momento de trocar de plataforma: Contagem regressiva e preparativos a todo vapor!

Para garantir o sucesso da troca de plataforma de e-commerce, os testes são fundamentais. Por isso é importante procurar, e escolher, uma ferramenta que apoie a migração da sua loja. Não apenas com o suporte e a apresentação das funcionalidades para ajudá-lo a escolher, mas também com uma equipe técnica especializada. 

Aliás, talvez esse item na lista de requisitos seja o mais importante da lista, porque significa que os únicos custos serão os da plataforma escolhida. Com uma equipe à disposição, e sem custos adicionais, seu orçamento não sofre impactos pela mudança. 

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Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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