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E-commerce sustentável: um modelo de negócio consciente

17 de agosto de 2022

7 min

Neste artigo

Você já ouviu falar em e-commerce sustentável? Tem noção de como isso poderia ser aplicado ao seu negócio?

A pandemia fez com que enxergássemos o tema sustentabilidade com outros olhos. O equilíbrio entre o desenvolvimento de atividades econômicas e o meio ambiente se tornou cada vez mais necessário. Isso porque as más práticas que a gente, como sociedade, cometeu ao longo dos anos fez com que precisássemos tomar medidas mais rápidas, eficazes e voltadas à proteção dos recursos naturais que nos resta.

O mercado vem acompanhando isso de perto, especialmente o segmento digital. Embora seja um modelo de negócio virtual, a sustentabilidade pode ser inserida nos e-commerces e pode trazer inúmeros benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a sua marca.

Entenda o que é e-commerce sustentável e como ele pode ser benéfico para você!

O que é e-commerce sustentável?

E-commerce sustentável é um conjunto de ações implementadas para reduzir o impacto das atividades comerciais sobre o meio ambiente. 

A grosso modo, um novo modelo de negócio que adota boas práticas ecológicas. Seu objetivo é desenvolver um trabalho que utilize os recursos naturais com consciência e não polua o meio ambiente.

No entanto, para se autointitular “sustentável”, é preciso fazer mais do que apenas utilizar embalagens recicláveis. Seu e-commerce deve implementar essas ações com consistência e priorizar resultados sólidos.

Benefícios de adotar o modelo de e-commerce sustentável

Confira os benefícios que o seu e-commerce pode ter se você adotar o modelo de e-commerce sustentável.

Proteção ao meio ambiente

Você contribui com o meio ambiente, evitando desastres ambientais e outros impactos negativos na natureza e, além disso, dá exemplo e esperança para as gerações futuras. 

Atrair e fidelizar clientes

Os consumidores estão mais conscientes de suas ações. Além da qualidade e do preço dos produtos, eles buscam boas práticas sustentáveis. 

Um fator decisivo na hora da compra é saber que a empresa se preocupa com o meio ambiente e toma alguma medida para preservar os recursos naturais. Eles até estão mais dispostos a pagar um pouco mais caro por isso.

Desse modo, o uso dessas boas práticas resulta em fidelização e melhores resultados nas vendas.

Melhorar a imagem da empresa no mercado

Hoje em dia, uma empresa que não age de acordo com as expectativas de seu público corre um grande risco de o perder. A internet e a disseminação de informações deram voz aos consumidores e eles sabem muito bem como utilizá-la, principalmente quando compreendem a importância de uma causa.

Por isso, adotar um posicionamento sustentável pode fazer com que seu negócio seja bem visto por clientes e possíveis parceiros.

Aumentar as vendas

A partir do momento que um e-commerce adota práticas sustentáveis e utiliza isso a seu favor nas campanhas de marketing, as vendas aumentam significativamente. Os consumidores estão à procura de empresas éticas, que se preocupem com o meio ambiente.

Estimular as boas práticas sustentáveis

Boas atitudes repercutem de forma positiva e, devido à competitividade do mercado, a concorrência se inspira em cases de sucesso para melhorar seu próprio posicionamento.

Assim, ao estimular as boas práticas, mesmo que indiretamente, você estimula mais pessoas a abraçarem a causa e consegue resultados melhores e mais rápidos.

Redução de custos

Como as ações são voltadas para economizar e otimizar os processos, o e-commerce sustentável é uma excelente estratégia para reduzir os custos do seu negócio.

Boas práticas para o seu negócio se tornar um e-commerce sustentável de sucesso

Processos conscientes

É muito comum haver excessos e desperdícios dos recursos naturais no processo de fabricação dos produtos. Portanto, é necessário analisar se o seu e-commerce:

  • utiliza matéria-prima sustentável;
  • consume energia de forma consciente;
  • economiza ou reutiliza água;
  • descarta corretamente ou recicla resíduos;
  • possui uma estratégia de educação ambiental para clientes internos e externos.

Embalagens ecologicamente corretas

A apresentação do produto é indispensável para o e-commerce. Mas, por serem descartadas, as embalagens geram muitos resíduos.

Por isso, uma forma de evitar o impacto negativo que elas podem causar é:

  • desenvolver embalagens a partir de materiais recicláveis, que possam ser reutilizadas, ou biodegradáveis;
  • reduzir desperdícios na hora de produzi-las, evitando exagerar no tamanho;
  • criar campanhas para incentivar o descarte correto.

Envios ecológicos

Como a logística é um setor com alto potencial poluidor, é importante planejar trajetos e rotas mais eficientes a fim de agilizar os atendimentos e reduzir a poluição.

Uma boa opção para otimizar as entregas é compartilhar o frete com outros e-commerces e, se possível, utilizar veículos elétricos. Muitos marketplaces fazem isso atualmente. Um entregador, por exemplo, planeja muito bem uma rota para realizar entregas para várias lojas em um único dia.

Reduzir a necessidade de devolução dos produtos

Trocas e devoluções não apenas geram custos adicionais, mas também provocam impactos ambientais devido à necessidade de realizar um novo processo logístico.

Normalmente, um processo logístico implica emissão de gases poluentes dos veículos e utilização de embalagens, o que gera mais resíduos e, consequentemente, poluição.

É um risco tanto para o meio ambiente quanto para o seu negócio. Assim, invista em estratégias para garantir a satisfação dos clientes.

Veja só algumas ideias:

  • tire boas fotos dos seus produtos e inclua vídeos;
  • faça descrições completas dos produtos, com bastante detalhes;
  • ofereça um bom atendimento aos seus clientes;
  • solucione todas as dúvidas que eles possam ter antes adquirirem um produto;
  • cumpra os prazos de entrega.

Gerar impacto positivo

Adotar ações sustentáveis, desenvolver iniciativas e campanhas, e divulgá-las em diversos canais de mídia é uma forma de dar bons exemplos para outras empresas e pessoas e de fazer com que todos contribuam com o meio ambiente.

Implementar ferramentas que dinamizem o trabalho da sua equipe

Com o avanço da tecnologia, foi possível criar novas ferramentas para otimização da eficiência e redução dos impactos ambientais, como software e inteligência artificial (IA).

Portanto, invista em ferramentas que ajudem a sua equipe a trabalhar com mais rapidez e com menos recursos naturais.

Medir o progresso das ações do seu e-commerce e compartilhar com o público

Medir a evolução das suas ações é muito importante para saber o quanto progrediu e o que ainda precisa melhorar. É sempre bom ter um parâmetro que o norteia da melhor forma possível.

Além disso, seu público gosta de saber o que está acontecendo e de acompanhar os resultados. Então, compartilhe tudo com ele, seja pelo site, seja pelas redes sociais ou cartilhas enviadas junto com os produtos.

Parcerias com negócios sustentáveis

Além de participar de uma ação sustentável, é preciso ter parceiros que compartilham os mesmos valores que os seus, pois trabalhar com empresas que adotam as mesmas práticas ecológicas que você é vital para os resultados do seu negócio.

E aí, o que acha que colocar em prática o que aprendeu e transformar o seu negócio em um e-commerce sustentável?

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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