Gustavo Perina

17 de maio de 2021

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Descubra os segredos da busca orgânica no Google [Guest Post]

6 min de leitura

Praticamente tudo o que precisamos saber hoje em dia é possível encontrar no Google. Porém, o que poucos sabem, é como o Google estabelece a ordem dos resultados. Por isso, nesse post, apresentaremos os segredos da busca orgânica no Google, e demais curiosidades sobre esse assunto.

Essa informação é extremamente importante, pois, em um mundo cada vez mais tecnológico, é importante se atentar a tudo, independente se a empresa é física ou online. 

O mecanismo de buscas do Google é muito importante para a área de marketing de uma empresa, podendo fazer com que ela se torne um dos resultados mais populares nas buscas.

Além disso, apesar de haver a opção de colocar um resultado patrocinado, também é importante utilizar as buscas orgânicas do Google. Afinal de contas, elas geram um impacto positivo para a sua empresa, e podem ajudar na visibilidade dos seus negócios.

Enfim, se você quer conhecer os segredos da busca orgânica no Google, é só continuar lendo, pois daremos todos os detalhes sobre esse assunto!

O que é a busca orgânica e qual a sua importância?

Ao digitar as palavras-chave no Google, diferentes resultados aparecerão. Contudo, existem dois tipos de resultado: o patrocinado e o orgânico.

O resultado patrocinado é o link que aparece no topo da página. Ou seja, são os resultados que receberam patrocínio para aparecer entre os primeiros resultados.

Em contrapartida, os resultados orgânicos são aqueles que aparecem sem precisar de investimento. Os algoritmos entendem que o seu resultado é um dos melhores em relação ao conteúdo buscado. Por isso, ele aparece entre os primeiros resultados.

A maioria dos internautas acessa os três primeiros sites que aparecem. Por isso, quanto mais no topo sua empresa aparecer, maior será a sua visibilidade. Além da importância, o número de acessos também pode ajudar a dar destaque para os resultados.

Qual a importância de aparecer através da busca orgânica?

Aparecer através da busca orgânica do Google é importante para que os clientes tenham mais confiança em sua marca, e acreditem que o seu negócio é o ideal para eles.

A credibilidade que a sua empresa passa por estar nos primeiros resultados é perfeita! Quem buscou pelas palavras-chave não só entenderá que o conteúdo é relevante, mas que também já teve um grande número de acessos.

Além disso, as chances de conquistar novos clientes é bem maior. Tudo isso sem precisar de investimento para aparecer no topo dos resultados do Google.

As buscas orgânicas do Google são uma meta de médio e a longo prazo. Porém, por não precisarem de grandes investimentos, o retorno que você terá será maior do que no caso do link patrocinado. Afinal de contas, você não precisa investir para aparecer nos primeiros resultados. 

Outro ponto importante é que, a médio e a longo prazo, haverá mais potenciais clientes acessando seu site para comprar os seus produtos.

Como se destacar na busca orgânica no Google?

A relevância dos resultados nas buscas orgânicas do Google se mostra importante para a divulgação de uma empresa. Portanto, é inegável que você precisa desta técnica para se adaptar ao marketing digital.

Dessa forma, para se destacar nas buscas orgânicas do Google, basta seguir um passo a passo simples, e estabelecer seus objetivos. Portanto, se você estava alcançando os resultados apenas com os links patrocinados, já chegou a hora de mudar essa situação!

Para alcançar os primeiros resultados no Google, você deve aplicar diferentes técnicas que influenciam diretamente nos resultados. Então, confira a seguir as dicas que selecionamos, para te ajudar a se destacar na busca orgânica no Google. Acompanhe com atenção!

Aplicando técnicas de SEO

As empresas que alcançaram os primeiros resultados das buscas orgânicas do Google utilizaram as técnicas de SEO em seu site. Essa técnica é a otimização dos conteúdos para os motores de busca. 

Ou seja, a técnica SEO ajudará o Google a entender que o conteúdo do seu site é importante para uma determinada palavra-chave.

Além do conteúdo que o cliente tem acesso direto, as técnicas SEO também atuam em outras questões. Por exemplo, uma possível mudança de plataforma ou ajustes da área de TI. Por isso, é importante contratar uma agência SEO e contar com ajuda de especialistas.

Enfim, essa é uma ótima ferramenta para as buscas orgânicas do Google e também fazem parte do escopo do marketing digital.

Escolhendo corretamente as palavras-chave

Como as buscas são feitas por meio das palavras-chave, você deve escolher as melhores, para se destacar nas buscas orgânicas do Google.

As palavras-chave devem ser de acordo com o conteúdo que você produziu, e com o seu nicho de mercado. Isso impulsiona os mecanismos de busca a considerarem o seu conteúdo relevante.

Além disso, você também pode utilizar alguns sites que ajudam a estabelecer qual a melhor palavra-chave para o seu conteúdo. Alguns desses sites são gratuitos e outros são pagos. 

Contudo, para obter bons resultados nas buscas orgânicas do Google, as palavras-chave devem estar alinhadas com as técnicas de SEO que você pretende utilizar. Afinal, a palavra-chave escolhida deve ter bons índices de procura no Google.

Enfim, não adianta estabelecer palavras que são difíceis de ranquear, ou que apresentam poucas buscadas.

Criar um site responsivo

Um site responsivo é aquele site que não demora para carregar, e abre com facilidade tanto em desktops, quanto em celulares e tablets. Se o site demora muito para carregar, e ele não funciona direito em outras plataformas, o número de acessos pode diminuir significativamente.

Se o número de acessos cair, você terá prejuízos em relação a visibilidade do seu site no Google. Sendo assim, procure manter o funcionamento do site sempre em dia. E não deixe que essas questões técnicas atrapalhem as buscas orgânicas do Google.

Afinal de contas, todo o esforço que você teve para alcançar resultados significativos com as buscas orgânicas do Google são desperdiçados com um site que não é responsivo.

Produzir conteúdo inédito e relevante

Como já falamos anteriormente, o conteúdo deve ser inédito, para os motores de busca entenderem que o seu site é um resultado relevante. Além disso, o conteúdo não pode conter plágio. 

Sendo assim, preze sempre pela originalidade e pelas técnicas SEO para garantir a relevância do seu conteúdo. Como o número de acessos impulsiona os resultados da busca orgânica, os conteúdos relevantes e originais são mais compartilhados pelas pessoas. 

Dessa forma, com o aumento de compartilhamentos desse conteúdo, você também pode aumentar o número de acessos do seu site.

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