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Cyber Monday 2022: estratégias para vender mais na ressaca da Black Friday

28 de outubro de 2022

5 min

Neste artigo

A Cyber Monday, também chamada de ressaca da Black Friday ou segunda-feira cibernética, é um evento muito importante para o varejo online devido ao seu grande potencial de conversão em vendas.

Entenda o que é Cyber Monday, por que participar e como vender mais nessa data.

O que é Cyber Monday?

A Cyber Monday é um evento totalmente online que ocorre na segunda-feira seguinte à Black Friday com o objetivo de queimar o estoque dos produtos que sobraram.

Essa data surgiu em 2005, nos Estados Unidos, e ganhou notoriedade devido aos descontos expressivos que as lojas ofereceram. No entanto, aqui no Brasil, ela ganhou mais força a partir de 2012.

Embora apenas as lojas de eletrônicos participassem no começo, a Cyber Monday hoje inclui outros segmentos, como livros, moda e joias.

Por que participar da Cyber Monday?

As expectativas para a Cyber Monday são altas, já que ela se mostrou uma ótima oportunidade para aumentar o faturamento das lojas virtuais. As edições anteriores tiveram ótimos resultados e os dados da Neotrust podem confirmar.

Segundo a pesquisa, a ressaca da Black Friday 2021 faturou R$ 827,4 milhões, 17,7% a mais do que o resultado de 2020.

Isso significa que os clientes esperam encontrar boas oportunidades de compra mesmo depois da Black Friday.

Como vender mais na Cyber Monday?

A Cyber Monday é a oportunidade que faltava para você fazer queima de estoque e aumentar o faturamento da sua loja virtual.

Entretanto, isso requer planejamento e a adoção de algumas estratégias eficazes para atingir os resultados esperados.

Pensando nisso, listamos algumas dicas que ajudarão atrair clientes e aumentar as vendas na Cyber Monday 2022. Veja só!

1. Planeja-se com antecedência

Cada detalhe que você esquecer de implementar na sua loja virtual pode comprometer as vendas. É importante ter em mente que o bom desempenho da sua campanha da Cyber Monday depende de um bom planejamento.

Dessa forma, você precisa pensar nas estratégias que utilizará com antecedência. Quais produtos serão ofertados? Como funcionará o processo logístico? E divulgação, como será feita?

Assim que definir esses pontos, entrará uma outra questão: a personalização e a verificação das funcionalidades da sua loja virtual.

É muita coisa para deixar para a última hora!

2. Inspire-se nas estratégias utilizadas na Black Friday

Por ser um evento tão perto da Black Friday e, de certa forma, relacionado à ela, por que não se inspirar nos resultados da sua campanha anterior para tomar decisões melhores e vender os produtos que sobraram?

Aprenda com os resultados negativos para fazer diferente na Cyber Monday e repita as ações que lhe renderam os positivos. Como você fará uma espécie de saldão, não poupe esforços para otimizar as vendas da sua loja virtual.

Leia mais >>  Black Friday 2022: saiba como preparar sua loja virtual

3. Dê bons descontos

Se quer vender mais na Cyber Monday, você precisa oferecer bons descontos. Lembre-se de que o preço é o fator que influencia a decisão de compra dos consumidores e que essa é a sua última oportunidade de queimar o estoque da sua loja virtual antes do Natal.

Portanto, pense nos descontos que pode oferecer e calcule sua margem de lucro para que não tenha prejuízos. As opções de desconto preferidas dos lojistas são normalmente kits, brindes e descontos progressivos.

Dica: Como você quer chamar a atenção dos clientes para os produtos que não conseguiu vender, analise os produtos mais adquiridos da sua loja virtual na Black Friday e veja se faz sentido combiná-los com os que você tem no estoque.

4. Monte uma força-tarefa eficiente

Datas sazonais e eventos importantes costumam ser um pouco conturbados porque a loja precisa dar conta de muitos processos, como aprovação, conferência, embalagem, envio, troca e, possivelmente, devolução.

Nesses momentos, a probabilidade de algum desses processos falhar é grande. Não é de hoje que os clientes reclamam de atrasos na entrega, produtos danificados ou dificuldade em efetuar a troca.

Por isso, é muito importante criar estratégias para agilizá-los e, assim, garantir a satisfação dos seus clientes.

5. Venda em marketplaces

Os marketplaces são uma ótima oportunidade para potencializar as vendas da sua loja virtual, especialmente em datas comerciais como a Cyber Monday.

Por receberem muitas visitas todos os meses, as chances de alcançar um público maior e aumentar as vendas são grandes. Logo, você precisa integrar a sua loja virtual a um marketplace.

Benefícios de integrar a sua loja virtual a um marketplace

  • Mais visibilidade
  • Divulgação gratuita
  • Menor custo operacional
  • Controle de estoque facilitado
  • Integração com outras ferramentas
  • Maior conversão em vendas

Conforme ressaltamos neste artigo, a Cyber Monday é uma ótima oportunidade para vender os produtos que sobraram da Black Friday e aumentar o faturamento da sua loja virtual antes do Natal.

No entanto, para conseguir bons resultados, você precisa se planejar com antecedência e criar uma boa estratégia. Assim, aproveite as nossas dicas para chamar a atenção do seu público-alvo e vender mais.

BÔNUS

Você sabia que a Webstore faz integração nativa com os principais marketplaces do mercado e não cobra taxa de comissão sobre vendas?
Se você quer otimizar as vendas da sua loja virtual durante a Cyber Monday 2022, escolha um marketplace de sua preferência e conte com a nossa ajuda para facilitar o processo de integração. Clique aqui para saber mais!

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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