Empreendedorismo / Mercado

Como uma loja virtual pode ajudar meu negócio em momentos de crise?

O mundo nunca mais será o mesmo e a forma de consumir também não. A pandemia ocasionada pelo Coronavírus trouxe […]

Como uma loja virtual pode ajudar meu negócio em momentos de crise?

O mundo nunca mais será o mesmo e a forma de consumir também não. A pandemia ocasionada pelo Coronavírus trouxe oscilações no mercado financeiro, instabilidade nos negócios e um cenário pouco favorável para o empreendedor brasileiro. Quem tem loja virtual aproveitará esse momento com certeza!

Embora aparentemente a crise não favoreça ninguém, ela pode apontar caminhos novos e alternativas seguras para quem está disposto a caminhar: a loja virtual é um destes caminhos.

Loja virtual e o cenário brasileiro

A busca por soluções em tempos de crise é um desafio que exige criatividade do empreendedor. Muitas vezes, estes momentos são oportunos para reavaliar as estratégias e formatos de negócio. No caso do Brasil, uma pesquisa rápida é capaz de revelar como a venda online pode ser a estrada mais curta para aumentar as vendas e manter um negócio lucrativo em meio à crise.

Os dados fornecidos pela empresa Compre&Confie, que monitora o comércio eletrônico brasileiro, revelam que o mercado faturou R$ 9,4 bilhões em abril, o que significa um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado.

O crescimento do número de pedidos realizados durante este ano, especialmente após o início da pandemia, deixa claro que o e-commerce é um negócio que cresce exponencialmente neste tempo, mesmo com todas as quedas da crise econômica desencadeada pelo Covid-19.

Vender pela internet: a melhor alternativa em tempos de crise

Vender pela internet ajuda a sair da crise

O crescimento das vendas online é um reflexo do comportamento e da sociedade brasileira. Ter uma loja virtual é um negócio lucrativo por aqui, pois somos o segundo país no mundo a passar mais tempo conectado. Em média, o brasileiro passa mais de 9 horas por dia navegando na internet.

Tanto na zona urbana quanto rural, não há mais fronteiras para a tecnologia, a internet alcança os mais diversos públicos e serve ao consumo de todos os tipos de produto e serviço.

Os dados de monitoramento dos maiores e-commerces e marketplaces brasileiros mostram exatamente isso:

– Netshoes fatura mais de 1 bilhão de reais por ano;

– Centauro recebe mais de 10 milhões de acessos únicos por mês;

– Em março de 2019 o Mercado Livre alcançou a marca de US$ 3,1 bilhões em vendas;

– A Amazon aumentou em 50% o número de visitas ao site no ano passado.

Porque anunciar em marketplace? Clique e confira nosso artigo especial:  Por que anunciar meus produtos na B2W Marketplaces (Americanas, Shoptime e Submarino)?

Quem fica em casa compra online

É fato que o isolamento social trouxe um crescimento para o mercado. Diante da impossibilidade de sair de casa, restrição do comércio e ameaça de um vírus altamente contagioso, as pessoas passaram a recorrer ao mercado online para fazer compras.

Segundo os dados da Criteo (agência de marketing) e da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), depois da alta dos produtos de saúde, como o campeão de vendas álcool gel, durante a crise os produtos mais procurados em loja virtual até o momento foram:

– Snacks: salgadinhos, chocolates e biscoitos;

– Produtos relacionados à prática de exercícios: pulseiras inteligentes e equipamentos para yoga e pilates;

– Jogos eletrônicos: o mercado de games teve alta de mais de 300%, ganhando força expressiva durante a crise.

Fica claro, a partir disso, que através de uma loja virtual, além de vender mais em tempos de crise, você tem um um canal de comunicação que aproxima o seu negócio do cliente, favorecendo o relacionamento e, consequentemente, o lucro da sua empresa.

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