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Como aproveitar o dia do consumidor para aumentar suas vendas

No calendário do e-commerce brasileiro, o dia 15 de março é conhecido como o Dia do Consumidor, uma data criada […]

Como aproveitar o dia do consumidor para aumentar suas vendas

No calendário do e-commerce brasileiro, o dia 15 de março é conhecido como o Dia do Consumidor, uma data criada pelo ex-presidente americano John F. Kennedy, em 1962. Assim como em outras datas, como a famosa Black Friday, em novembro, esse dia se transformou em uma grande oportunidade para o comércio, cujo objetivo é incentivar o consumo.

Por isso, no artigo de hoje, vamos mostrar como você também pode aproveitar o Dia do Consumidor para aumentar as vendas do seu e-commerce.

Por que o Dia do Consumidor existe?

O Dia do Consumidor foi criado com a justificativa de fazer memória, incentivar e proteger os direitos do consumidor, que devem sempre ser observados e respeitados. Isso significa que não apenas os consumidores precisam ter consciência dos seus direitos, mas, sobretudo, que as empresas varejistas têm o dever de honrar e se comprometer com as leis que protegem os clientes.

Com esta nobre justificativa, sua loja virtual tem uma excelente oportunidade de vender mais, oferecendo benefícios aos consumidores e gerando um senso de urgência, ao mesmo tempo em que cria uma imagem favorável a respeito de sua marca, demonstrando que o e-commerce se importa com os direitos de seus clientes e proporcionando uma excelente experiência de compra enquanto impulsiona as vendas.

7 dicas para vender mais no Dia do Consumidor

Mais do que descontos e promoções, é importante entender o que o consumidor espera da sua loja virtual nesta data, pois atender a essa necessidade é o que faz seu e-commerce vender mais. Por isso, a seguir, preparamos 7 dicas para aumentar as vendas da sua loja virtual no Dia do Consumidor:

1. Observe a concorrência

Estar atento ao movimento do mercado e às ações da concorrência é um passo essencial para entender as necessidades dos consumidores do seu nicho. Não importa se o concorrente está no mesmo nível da sua loja ou se ele é maior do que você, o importante é prestar atenção nas dores e desejos que o cliente apresenta e que o seu produto ou serviço pode atender.

Faça isso sem esquecer ou abandonar a essência e a identidade da sua marca. Seja fiel ao que você já construiu, pois a personalidade da sua empresa também é um fator importante para vender mais.

2. Ouça o que o cliente tem a dizer

Se o dia é do consumidor, esta é uma excelente oportunidade para dar ainda mais voz a ele. Explore os canais de comunicação entre a loja e o consumidor, de modo que ele se sinta acolhido e ouvido. Ouça o que o cliente deseja, quais são as suas dores, sugestões, reclamações e elogios.

A partir desse feedback você poderá traçar um novo plano de ação para tornar o seu negócio mais assertivo e aumentar as vendas, melhorando aquilo que incomoda seu público, oferecendo soluções para as reclamações e colocando em prática as sugestões que podem agregar valor ao seu e-commerce.

3. Esteja em vários canais

Uma ótima estratégia para vender mais nessa data é apostar em canais que vão incentivar a interação do visitante com o seu e-commerce, como WhatsApp, Instagram ou Facebook Messenger. Estes canais servem para guiar a navegação do usuário e construir uma experiência que o incentive a conhecer melhor o seu negócio.

Por isso, neste dia, é importante focar uma parte da sua energia e força de trabalho nas interações nas redes sociais e e-mails, de modo que as mensagens sejam respondidas com afinco e no menor tempo possível. Em outras palavras: esteja disponível nos seus canais de comunicação.

4. Faça promoções exclusivas

Promoções e descontos são atrativos desde que o varejo existe e nunca saem de moda. Você pode promover um desconto em alguma linha de produtos ou oferecer uma condição de frete fixo ou mais barato para o seu cliente. O importante é aproveitar este dia para criar um tipo de oferta exclusiva, gerando escassez, que é um recurso eficaz para aumentar as vendas.

Além disso, é essencial deixar claro para o seu cliente que ele está recebendo vantagens nesse dia especial. Para isso, você pode promover ofertas exclusivas com cupons destinados aos clientes mais antigos, o que garante um retorno muito positivo para a sua loja virtual.

Pré-venda com preço diferenciado, frete grátis para os primeiros clientes, brinde especial e outros recursos podem e devem ser usados como ferramenta para vender mais neste dia. Os clientes gostam desse reconhecimento.

5. Não pense só em vender

É claro que você quer aumentar as vendas no Dia do Consumidor, mas não pareça desesperado por isso. Lembre-se de investir em ações que estejam centradas no relacionamento com o consumidor.

Este é um dia em que sua estratégia deve estar voltada para o que é celebrado: seu consumidor. Coloque ele no centro do seu plano, mostrando que a venda não é a única coisa que importa e revelando o quanto a comunicação é importante para a sua marca. Essa postura ajuda a fortalecer a imagem do seu negócio e a vincular a sua identidade com algo positivo: bom atendimento, comunicação atenta e preocupação com o consumidor.

6. Aposte em anúncios no Google e posts nas Redes Sociais

Em um universo cheio de lojas em oferta, é praticamente impossível pensar em vender mais, em grande escala, contando apenas com o alcance orgânico da sua loja virtual. Por isso, é muito importante investir em anúncios no Facebook, Google e Instagram.

Além disso, este tipo de publicidade é uma ferramenta que ajuda a direcionar suas publicações para um público que tem mais potencial de se interessar pelos produtos do seu e-commerce e, assim, efetivar uma compra.

7. Escolha uma boa plataforma de e-commerce para sua loja virtual

Contar com uma boa plataforma de e-commerce é o primeiro passo para aumentar as vendas da sua loja virtual. A Webstore oferece todos os recursos para a criação da sua loja online. A plataforma foi pensada especialmente para quem deseja empreender na internet e dispõe de todas as ferramentas necessárias para ingressar no mundo do e-commerce e fazer do seu negócio um sucesso!

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