Eduarda Guedes

19 de julho de 2021

Compartilhar

7 Ações de Marketing para vender mais no Dia dos Pais

6 min de leitura

Se para os consumidores o Dia dos Pais é baseado em encontrar o melhor presente, para os profissionais do e-commerce é uma oportunidade de aumentar a conversão com grandes estratégias de marketing. Como você já deve saber, as datas especiais do varejo - tais como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal e etc - são características por gerar um boom nas vendas e acelerar os resultados do ano, mas essas não são as únicas vantagens. Se bem aproveitados, os períodos sazonais podem contribuir para fortalecer o nome da marca e expandir seu alcance ao longo do ano. Mas para que isso seja possível é preciso desenvolver estratégias de marketing específicas, focadas e eficazes.

Em 2020, entre os dias 27 de julho e 09 de agosto, as vendas no e-commerce subiram 127% em relação ao ano anterior, de acordo com relatório publicado pela Social Miner. Para o ano de 2021 as expectativas de superação desse aumento são altas. 

No Dia dos Pais as possibilidades de ganhos com as estratégias de marketing certas são inúmeras e neste artigo, apresentamos a você 7 estratégias de marketing que ajudarão a aumentar as vendas do seu e-commerce no Dia dos Pais e também o engajamento com o público nesta data tão especial. Confira!

1) Desenvolva parcerias que podem agregar valor ao seu produto

Você pode estar pensando que seu e-commerce, por não possuir produtos masculinos ou de maneira geral voltado para homens, não pode aproveitar uma data como essa. Sua loja pode até não atender ao público masculino, mas não quer dizer que ela precisa ficar de fora dessa oportunidade. Nesse momento o importante é ser criativo e encontrar formas de encaixar seu modelo de negócio neste dia, como a Arezzo e a Reserva fizeram em 2020.

Ambas as marcas atendem um público específico, a Arezzo, o feminino e a Reserva, o masculino. Em todas aquelas datas que possuem gênero, uma das duas ficava de fora. Foi então que, no ano passado, as duas varejistas decidiram inovar em meio a pandemia e uniram forças no Dia dos Pais e no Dia das Mães, cada uma atingindo um público novo. Nas duas datas cada loja ofereceu o produto do outro, afinal, homens também compram presentes para mães e mulheres compram presentes para os pais.

2) Brinque com a tradição

Existe aquele velho clichê dos presentes de Dia dos Pais. Gravatas, meias, avental de churrasco, produtos que não tem muito cara de presente e parecem até mesmo um pouco genéricos. 

Seu e-commerce pode aproveitar a oportunidade para brincar com a tradição. Mostre aos consumidores que eles podem ser criativos na hora de presentear, lembre também que cada pai tem um gosto diferente e que um presente original ficará na memória. Mostre aos seus consumidores que a praia dos seus pais está na sua loja também.

Brinque e faça piadas com essa tradição antiquada, exaltando seus produtos e sinalizando que na sua loja o cliente encontra o presente perfeito.

3) Faça concursos especiais para o Dia dos Pais

Você gostaria que seus seguidores divulgassem sua loja? Uma ótima opção para aparecer mais é organizar um concurso temático nas redes sociais.

A concorrência no Dia dos Pais é acirrada e concursos culturais ou promoções são uma excelente forma de engajar com seu público nas redes sociais, e de quebra, ganhar uma divulgação extra, alcançando o feed de mais pessoas. 

Desenvolva um concurso para eleger a melhor fotografia de pai e filho, onde os clientes postam fotos diferentes que tem com seus pais ou fotos dos pais usando algum produto da sua marca. Outra sugestão é a escolha da melhor frase ou mensagem sobre o Dia dos Pais. 

Concursos e sorteios são uma ótima estratégia de marketing para atrair mais atenção a sua loja e investir no relacionamento com os clientes antigos, sem contar que são estratégias de baixíssimo custo.

4) Ajude seu cliente a escolher o presente ideal

Escolher presente pode ser motivo de ansiedade para muita gente, ainda mais quando o presenteado é uma pessoa muito amada. A busca por “sugestões de presentes” no Google se inicia quase um mês antes da data, por isso ajude seu cliente a superar este desafio oferecendo dicas de presentes ideias para cada estilo de pai. 

Você pode também criar páginas com sugestões de presentes baseados em valores, segmentar de acordo com a faixa de preço dos produtos pode ser muito melhor para aqueles clientes que estão com o orçamento apertado. 

Alguns exemplos de segmentações são: 

  • Presentes para pais modernos;
  • Presente para pais nerds;
  • Presentes para pais churrasqueiros;
  • Presentes para pais aventureiros;
  • Presentes de até R$100.

As opções são infinitas, cabe a você escolher as melhores categorias para seu mix de produto. 

5) Faça pesquisas para conhecer as preferências de presentes dos seus clientes

O primeiro passo para uma estratégia de marketing para o Dia dos Pais de sucesso é conhecer seu público. Ter informações sobre o público consumidor e seus hábitos de compra é especialmente importante em datas como o Dia dos Pais. Se você já sabe que grande parte do seu público é pai, pode abordar a data de uma maneira, agora se seu público ainda não tem filhos, pode criar estratégias para falar de outra forma. 

Comece conhecendo quem você já atende. Busque quais são as características em comum entre eles para definir um perfil de cliente ideal (seu ICP) e criar conteúdos relevantes. Todos os insights sobre seu público serão utilizados na hora de direcionar campanhas de mídia paga, na forma como o assunto será tratado e com toda a certeza influenciará nos resultados.

6) Promova histórias de seus seguidores

Segundo a linha dos concursos culturais e sorteios, promover as histórias dos clientes é uma forma de desenvolver o relacionamento e promover a marca para novas pessoas.

Promova a história de pais que compram na sua loja ou de filhos que tem boas histórias com suas figuras paternas e sua marca. Em uma ação mais pontual, convide alguns de seus clientes mais fiéis a compartilharem boas histórias com seus pais nas redes sociais. Tudo isso, integrado a um conceito de campanha consistente e todas as dicas anteriores, pode ter um resultado surpreendente para seu e-commerce.

7) Trabalhe sua lista de e-mail

Alimentar sua lista de e-mail e seus leads com conteúdo é uma tarefa recorrente durante o ano. Se você fez a lição de casa e está criando uma base de seguidores forte, já possui uma lista de e-mails que pode utilizar no Dia dos Pais. 

Para essa estratégia as principais dicas são: comecem os envios com antecedência e segmente bem a base. Começar os disparos com antecedência vai tirar sua marca do mar de e-mails que os consumidores recebem na semana do Dia dos Pais e a segmentação da base te dá a oportunidade de criar comunicações muito mais personalizadas. Se um cliente já comprou na sua loja, ele não deveria receber um e-mail com o mesmo conteúdo de quem só se inscreveu em uma newsletter, não acha?

As vendas aquecem consideravelmente em datas comemorativas, então aproveite nossas dicas para melhorar suas estratégias de marketing para o Dia dos Pais, conquistar mais vendas e fidelizar clientes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *