Eduarda Guedes

8 de junho de 2021

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5 Estratégias para atrair clientes no e-commerce

9 min de leitura

Quer atrair mais clientes para seu e-commerce, mas está em dúvidas sobre quais estratégias seguir? Se essa é sua dúvida, então vamos apresentar algumas boas estratégias, capazes de atrair mais clientes para seu negócio, confira! 

Por que atrair clientes do e-commerce é fundamental? 

Atualmente, o e-commerce é uma ferramenta essencial para garantir vendas. Portanto, ter um e-commerce forte é a garantia que sua loja conseguirá sobreviver nesse mundo tão competitivo. 

Então apenas montar uma loja virtual e esperar que os clientes venham, sem investir em estratégias, é contar com a sorte. Assim, estratégias são fundamentais para colocar seu e-commerce à frente de outros e aumentar exponencialmente 

Com isso, seus lucros vão subir, fazendo seu negócio ficar muito mais lucrativo! 

Vantagens de estratégias de marketing digital 

Levantamentos atuais demonstram que 70% da população brasileira acessa a internet. Ou seja, estamos lidando com um número mais de 150 milhões de pessoas, é um público consumidor enorme! 

Por outro lado, antigamente, o marketing era focado em grandes campanhas na televisão, jornais e revistas. Mas, hoje, é importante saber que o marketing digital é essencial para qualquer empresa sobreviver. 

Para começar, há diferenças básicas na maneira que se trata o público-alvo, em cada tipo de marketing. No marketing tradicional, foca-se em um grande número de pessoas, de uma única vez, sem fazer distinção do tipo de público que se atinge, ou pelo menos, sem fazer muita distinção. Já no marketing digital, estuda-se mais o público-alvo, para que as mensagens sejam direcionadas a esse público. 

O marketing digital é mais imediatista do que o tradicional. Afinal, na internet tudo é muito rápido, praticamente em tempo real. A maneira que se relaciona com o cliente é mais pessoal também. 

A grande vantagem do marketing digital, além de ser mais atual e permitir um contato mais próximo e frequente com o público-alvo, é que custa bem menos do que o marketing tradicional. Atualmente, muitas empresas já migraram completamente para o segmento virtual, deixando de lado os grandes investimentos que eram necessários para propagandas na TV ou em revistas, por exemplo. 

Portanto, com o marketing digital, você conseguirá estar mais próximo dos seus clientes, abordando seu público-alvo com a linguagem específica para engajamento e gastará menos, bem como, quando bem-feito, conseguirá transformar esse engajamento em lucros para sua empresa. 

Por que ter uma loja virtual? 

Agora que você já sabe das diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital, assim como das características individuais, a pergunta é: por que ter uma loja virtual?

Primeiramente, uma loja virtual não tem barreiras físicas, ou seja, ela não está disponível somente para clientes que moram naquele bairro ou naquela cidade. Ela pode abranger um público gigante, muito além do próprio país. Não são poucas as lojas virtuais que permitem comércio on-line internacional, com contas tipo Pay Pal, por exemplo. Dessa forma, seus futuros clientes podem estar em países que você nem imagina visitar pessoalmente um dia, devido à distância. 

Além disso, uma loja virtual custa muito menos do que uma loja física. Se uma loja física demanda o aluguel de um espaço físico, o seguro daquele local (afinal, nunca se sabe quando bandidos podem invadir sua loja e roubar seus produtos!), decoração, montagem de uma vitrine atraente, impostos municipais como IPTU, máquinas físicas para pagamento, além de contas de água e energia, etc., uma loja virtual demandará a contratação de um bom host, ou seja, um servidor de qualidade, contas para pagamento virtual, além de acesso à internet. E mais nada! 

Dessa forma, além de atingir um público muito maior, você terá muito menos obrigações financeiras se comparadas a uma loja física. E como atrair cada dia mais clientes para seu e-commerce?

Como atrair clientes para seu e-commerce?

1. Dedique tempo à sua loja virtual 

Esse pode ser um fator simples, mas, sem dúvida, é o mais importante. Afinal, todas as estratégias que vêm depois dependem deste primeiro item. Ter uma loja virtual demanda tempo para deixar as coisas da melhor forma possível e assim, conseguir atrair mais clientes! 

Dedicar tempo ao seu negócio significa verificar indicadores, tais como: número de acessos por dia e por mês. Afinal, quantos acessos viraram efetivamente compras e quantos não? A loja virtual é bem organizada, com uma plataforma clara, em que o cliente não fica perdido(a) e consegue, assim, facilmente finalizar uma compra? Esses são pontos importantes, os quais você precisa dedicar seu tempo para analisá-los e corrigi-los, se necessário. 

2. Aposte nas redes sociais 

Se seu e-commerce está navegando sozinho, sem adentrar o mundo das redes sociais, saiba que você está perdendo muitos clientes! Dentre os acessos, às redes sociais ocupam um dos primeiros lugares, sendo as mais acessadas Instagram, Facebook e Whatsapp. Portanto, você precisa estar presente em todas essas redes sociais, para divulgar seus produtos, bem como interagir frequentemente com seus clientes. 

Você já fez seu Instagram profissional? Saiba que muitas mercadorias, atualmente, são vendidas diretamente pelo Instagram. Além disso, você consegue o engajamento de muitas pessoas, o que certamente vai fazer suas vendas crescerem. 

Já no Facebook, há o chamado Marketplace. Além da sua página profissional, você pode oferecer seus produtos na própria plataforma do Facebook. 

Ou seja, para aumentar suas vendas, você precisa de redes sociais ativas, com conteúdo frequente e de qualidade, para atrair cada vez mais clientes. Isso também significa responder as dúvidas que surgem por mensagens nesses aplicativos. Aproveite e interaja com futuros clientes nas redes sociais! 

Já em relação ao Whatsapp, você pode criar listas, para divulgar produtos e promoções. Embora o aplicativo tenha mudado a maneira que as listas de transmissão podem ser criadas, limitando o número de remetentes, as listas ainda são uma ótima maneira de alavancar as vendas do seu e-commerce. Com as listas de transmissão, você pode entrar em contato direto com clientes e oferecer promoções, cupons de desconto, bem como informar quando há algum lançamento da sua loja virtual. 

Outra característica das listas de transmissão do Whatsapp é que elas ganham um caráter de exclusividade, se você souber como transmitir o que deseja e a quem. Claro que todo mundo gosta de uma promoção exclusiva, não é mesmo? 

Assim, você ficará em contato constante com seus clientes, potencialmente aumentando as vendas do seu e-commerce. 

3. Divulgue produtos personalizados 

A personalização de produtos nunca esteve tão em alta. Esse é um serviço que não são muitas lojas virtuais que oferecem. Há inúmeras possibilidades do que você pode oferecer a seus clientes. 

Por exemplo, camisetas personalizadas sempre têm uma boa saída. Mas você também pode oferecer os mais variados produtos, conforme o nicho do seu e-commerce. 

Se você vende um produto personalizado, aqui vão algumas dicas: lembre-se sempre de solicitar que seu cliente aprove a arte antes de ser feita a personalização no produto. Assim, tanto você quanto o cliente ficarão satisfeitos com o resultado. Esse passo é muito importante, para que se o cliente ficar em dúvida, ainda dá tempo de alterar a personalização. Além disso, ofereça diferentes tipos e tamanhos de fontes, para que o cliente possa escolher a que melhor lhe convém. 

4. Foque em datas comemorativas 

Datas comemorativas são excelentes oportunidades para aumentar as vendas do seu e-commerce. 

Dessa forma, esteja atento às principais datas comemorativas do comércio, tais como dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, mas também a outras datas, que podem lhe ser úteis, como Halloween, por exemplo. Muda o layout do seu e-commerce conforme a data e selecione os produtos mais relacionados à data em si. 

Não esqueça de caprichar na descrição do produto, com todas as informações relacionadas a tamanho e trocas. 

5. Invista em marketing digital 

Conforme já dissemos, o marketing digital é atualmente a melhor estratégia para conseguir vender seus produtos. Porém, muitas pessoas se esquecem de como o marketing digital é essencial para quem vende por e-commerce. 

Comece escolhendo bons profissionais, que farão a produção de conteúdo, bem como deixarão seu site otimizado. Existe um conjunto de regras, denominadas SEO (Search Engine Optimization), que é a forma que o Google lê o conteúdo que você publica em seu site e que, assim, faz o ranqueamento. 

Todos desejam ter sua loja virtual na primeira página de pesquisa do Google. Afinal, boa parte dos consumidores não passa da primeira página quando busca algo no Google. O que determina quem ocupará esses primeiros lugares é justamente a maneira que as informações são dispostas e isso se deve ao SEO. 

Outra ação envolvida em marketing digital são as chamadas mídias pagas. Isso também melhora o posicionamento do site. Sabe quando você entra em um site e aparecem propagandas de outros sites? Ou quando você está no Facebook e aparece uma postagem escrita “patrocinada”? Essas são as chamadas mídias pagas, ou seja, você paga para ter seu anúncio nesses locais. 

Há diferença de preço conforme o site e onde o anúncio vai aparecer, mas se você quer que seu e-commerce cresça, as mídias pagas são excelentes formas para que outras pessoas entrem em contato com seus produtos na loja virtual. 

Conclusão 

As vendas de e-commerce nunca estiveram tão em alta. Afinal, com a pandemia, o comércio online se tornou a grande saída para quem não podia abrir sua loja física. 

Mas, para fazer as vendas do seu e-commerce melhorarem, algumas estratégias são essenciais, tais como investir em redes sociais, com conteúdo de qualidade, ranqueamento de sites, bem como marketing digital de qualidade. 

Dessa forma, certamente, as vendas do seu e-commerce vão subir! 

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