Gustavo Perina

3 de dezembro de 2021

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4 principais erros em vendas para evitar no Natal

3 min de leitura

Estar sempre atento ao que melhorar é o primeiro passo para garantir a evolução na execução das suas estratégias de marketing digital para o Natal, porém a questão é como identificar esses erros e como solucioná-los e evitá-los com o passar do tempo. O trabalho de prevenção é sempre a melhor possibilidade em todas as áreas, infelizmente muitas vezes nem nos atentamos que estamos errando, e isso sim pode ser o maior erro de todos.

Ficar atento a isso é importante, porque, de acordo com um levantamento realizado pela Ebit | Nielsen, as vendas do e-commerce tiveram alta de 44,6% no Natal de 2020, quando relacionado ao mesmo período em 2019. Além disso, as vendas de dezembro totalizaram o valor de R$ 3,76 bilhões. Ainda no levantamento foi apontado que 14% dos consumidores fizeram sua primeira compra no Natal de 2020. 

Para ajudá-lo a identificar falhas e erros nas suas estratégias de inbound marketing para lojas virtuais, nós decidimos listar os 4 principais erros por parte dos e-commerces no decorrer da campanha de Natal.

Falta de divulgação

Quando chega esse período do ano é comum que diversas lojas se preparem para as promoções e eventos associados ao Natal. Por isso, é exatamente importante se comunicar com seus clientes. Contudo, muitas lojas virtuais acabam fazendo divulgação de uma maneira muito simples, ou na pior das hipóteses, nem fazem e esperam que, de alguma forma, seu tráfego aumente.

A melhor opção para alavancar o número de visitantes no seu e-commerce é fazendo um planejamento, traçando objetivos e definindo metas. Somente assim, é possível desenvolver ações e de comunicação, incluindo campanhas de e-mail marketing e posts em redes sociais. Caso você queira aumentar ainda mais seus resultados, invista no Google Ads e no Google Shopping.

Não “enfeitar” sua loja

Normalmente no final do ano, nos deparamos com a decoração genuinamente natalina em casas, lojas físicas, árvores e demais elementos contidos na cidade, certo?

Tudo isso é feito para valorizar o clima de Natal, portanto, não deixe essa ideia de lado na sua loja virtual. Afinal, com com temas natalinos em seus conteúdos, você atrai e incentiva seus leads a conhecer suas ofertas especiais de Natal.

Encerrar o ano no dia 25 de dezembro

Esse é um dos piores erros em vendas que um lojista pode cometer. Apesar do Natal ter passado, você não precisa mudar suas estratégias. Além disso, o final do ano é um período de muito faturamento para as lojas em geral, considerando que as pessoas estão mais dispostas a fazer compras. Então, após o Natal, ainda é tempo de reavaliar seus mecanismos de vendas e investir em campanhas após o Natal e Réveillon.

Não oferecer benefícios de comprar na sua loja no Natal

Esse é mais um dos erros do Natal catastróficos. Isso porque todos os seus concorrentes estão procurando um modo de impulsionar suas vendas. Para superá-los, você precisa se destacar oferecendo benefícios exclusivos. Além das ofertas, implemente o frete grátis como presente para seus clientes. Assim, você incentivará o consumo e aumentar as suas vendas!

Reduzir ou não cometer esses erros em vendas no Natal, é uma grande oportunidade para ganhar destaque e elaborar campanhas assertivas do marketing digital para e-commerce. Isso será fundamental para obter sucesso no final do ano.

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