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4 lugares essenciais para meus produtos venderem mais online

27 de novembro de 2020

4 min

Neste artigo

O mercado de e-commerce brasileiro teve o maior crescimento dos últimos 20 anos. Houve uma alta de 47% no primeiro semestre de 2020, quando relacionado ao mesmo período do ano anterior. Isso se deve, em boa parte, à pandemia de Covid-19, que vem tornando o hábito de comprar online cada vez mais comum. Entretanto, essa já era uma tendência que vinha crescendo nos últimos cinco anos.

Nesse contexto, que envolve grandes possibilidades de sucesso, na mesma medida em que a concorrência é cada vez maior, é preciso se destacar por meio de algumas estratégias, entre as quais está o conhecimento sobre os lugares ideais para vender os produtos e serviços.

Isso significa conhecer os recursos mais eficientes do mercado para, então, criar ações de venda para o público que se encontra na internet. Saiba quais são eles a seguir!

1. Google Shopping

O Google é o maior mecanismo de buscas no mundo. Certamente os potenciais e atuais clientes da sua loja virtual fazem pesquisas na plataforma quando estão buscando os itens que pretendem comprar.

O Google Shopping, por sua vez, foi a forma que o Google encontrou para mostrar produtos que os usuários estão buscando, de modo eficaz e organizado. Na prática, as descrições envolvem nome, preço, foto e a loja onde estão disponíveis.

Ao fazer um anúncio nesse espaço, é possível aparecer no topo das pesquisas, antes mesmo das campanhas desenvolvidas para a rede de pesquisa. Isso significa que as chances de o público-alvo da sua marca encontrá-la quando precisarem dos produtos oferecidos são grandes.

2. Instagram Shopping

Desde que foi criado, o Instagram é uma rede social com grande potencial para as vendas online. Todavia, foi em 2018, com o lançamento do Instagram Shopping, que os e-commerces ganharam um ambiente especialmente projetado para eles. Entre os recursos estão a inserção de etiquetas com o nome e o preço dos produtos catalogados.

A partir de nove publicações com esses dados, o perfil ganha uma aba Loja, exclusiva para posts de vendas. Os itens aparecem aos usuários como posts comuns no feed, porém, quando um usuário clica na mensagem, é direcionado para a loja virtual da marca.

O potencial da ferramenta é tão grande que, de acordo com dados do Statista, atualmente há 77 milhões de usuários cadastrados.

3. Marketplaces

Os marketplaces, que podem ser definidos como os shoppings da internet, estão entre os recursos mais eficientes para se vender online. Isso vale tanto para quem está começando quanto para os empreendedores que já possuem um loja virtual há algum tempo.

Entre os mais conhecidos do mercado para anunciar produtos e fazer negócios estão o Mercado Livre, a Amazon, o Carrefour, a Centauro, as Lojas Americanas, o Submarino, a Ricardo Eletro e o Magazine Luiza.

Além dos citados, há diversos outros locais para se investir. Nesse caso, é válido fazer pesquisas e definir quais são mais interessantes conforme as características de sua loja virtual.

4. Redes sociais

O princípio básico de qualquer rede social é a interação. Fazer vendas online por meio de algumas delas, como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp, é basicamente isso. Além de as empresas se relacionarem com o público, promovendo fidelização, esses canais também disponibilizam funcionalidades específicas para comerciantes e lojas virtuais, como o citado Instagram Shopping.

 Já o Facebook oferece as ferramentas do Facebook for Business, as quais envolvem, por exemplo, a criação de públicos personalizados, o carregamento de catálogos de produtos, a automatização de anúncios, entre outras.

Tratam-se de excelentes meios para promover experiências positivas aos leads e clientes, bem como para trabalhar com vendas diretas. Portanto, não devem ser menosprezados por quem atua no comércio eletrônico.

Nosso artigo foi útil para você? Conhece outros recursos de vendas online que podem trazer bons resultados? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui para compartilharmos experiências!

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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