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10 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais 2022

9 de agosto de 2022

8 min

Neste artigo

Ei, lojista, tem um data especial chegando por aí. Quer saber como vender mais? Veja só 10 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais 2022.

Uma data sazonal como essa é uma excelente oportunidade para aumentar o ticket médio da sua loja virtual, estreitar laços com os seus clientes mais fiéis e conquistar o coração daquele possível consumidor que está em dúvida se realiza ou não a compra dos produtos que ele colocou no carrinho.

Mas para que isso se torne realidade, é preciso se planejar com antecedência e seguir as dicas que daremos a seguir.

Bateu aquela pontinha de curiosidade? Continue com a gente para descobrir!

Projeção de vendas otimista para o e-commerce no Dia dos Pais 2022

O Dia dos Pais é uma das datas mais esperadas do segundo trimestre. E não é para menos. Além de ela ter um significado especial para as pessoas, ainda mais em um período pós-pandêmico em que as relações de afeto foram cada vez mais valorizadas, o mercado anda bastante otimista.

Uma pesquisa feita pela All In, em parceria com a Opinion Box, revelou que 68% dos entrevistados pretendem presentear seus pais ou uma figura paterna neste ano e a intenção de recompra só aumenta se eles tiverem uma boa experiência.

Vale lembrar que, segundo um levantamento da Neotrust em 2021, o faturamento do e-commerce no Dia dos Pais foi de 6,2 bilhões. Ou seja, houve uma alta de 15,99% em relação ao ano anterior. Para 2022, não poderia ser diferente.

Porém, nem tudo são flores. Considerando o cenário econômico atípico em que nos encontramos e a diminuição do poder de compra de muitos consumidores, o comportamento de consumo deles mudou. As compras passaram a ser mais planejadas e eles procuram por ofertas que os ajudem a economizar ou por algum tipo de vantagem ou benefício. 

Com essas informações, já fica mais fácil de preparar uma boa estratégia de vendas, né?

Ideias e tendências para ficar de olho no Dia dos Pais

Para realizar boas conversões em vendas, é importante entender a jornada de compra de seus consumidores e estar por dentro de todas as tendências para o Dia dos Pais 2022.

Confira abaixo as intenções de compra, e as categorias de produtos e formas de pagamento mais procuradas para este evento.

O que os consumidores consideram antes de comprar

Ainda que todo mundo goste de uma boa promoção, alguns fatores são fundamentais para finalizar a compra no carrinho. Para os consumidores, os mais relevantes são:

  • Bons preços e promoções: 75%;
  • Ter vantagens no frete: 55%;
  • Qualidade dos produtos: 53%;
  • Ter avaliações positivas de outros clientes: 48%;
  • Poder comprar online e retirar na loja física ou comprar na loja e receber em casa: 43%;

O que os consumidores esperam do pós-compra

Você pode não saber, mas a jornada de compra não acaba depois que os clientes adquirem o seu produto. Existe um longo processo de fidelização e de manutenção para conseguir um relacionamento duradouro. É por isso que o pós-compra faz toda diferença.

Veja só o que eles esperam depois do pós-compra:

  • Opção de rastrear a entrega: 62%;
  • Sistema de troca facilitador em casos de avaria: 53%;
  • Cupom de desconto para uma próxima compra: 49%;
  • Cashback: 43%;
  • Contato para saber se o produto chegou corretamente (por app, WhatsApp, SMS ou e-mail): 40%;
  •  Atendimento em horário comercial para um eventual problema: 35%;
  • E-mail de avaliação do produto e da loja: 20%;
  •  Não espero contato depois que eu compro: 4%.

Categoria de produtos

Para o Dia dos Pais 2022, as categorias de produtos são:

  •  Moda e acessórios: 50%;
  • Eletrônicos e informática: 35%;
  •  Esportes: 28%;
  • Eletrodomésticos e eletroportáteis: 23%;
  • Alimentos e bebidas: 21%;
  • Beleza e cosméticos: 21%;
  •  Livraria: 16%;
  • Viagens e turismo: 16%;
  • Multicategoria: 10%.

Formas de pagamento

Quanto às formas de pagamento, o cartão de crédito ganhou disparado a preferência dos consumidores. Mas o PIX, o novo queridinho do momento, foi um concorrente de peso. Veja só:

  • 75% dos entrevistados pretendem comprar com cartão de crédito;
  • 31% pretendem comprar com PIX;
  • 21% pretendem comprar com cartão de débito;
  • 19% pretendem realizar as compras com dinheiro;
  • 10% pretendem fazer as compras com boleto;
  •  4% afirmaram que pretendem fazer transferência bancária.

10 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais 2022

Até agora, passamos para você diversas informações valiosas para montar uma estratégia de sucesso. Mas para conseguir aumentar as vendas no Dia dos Pais, é crucial se destacar da concorrência e oferecer as soluções ideais para resolver as dores e as necessidades dos seus consumidores.

Pense... Além de vender mais, qual é o seu objetivo? Fidelizar mais clientes? Que a sua loja virtual tenha mais visibilidade?

Em seguida, monte uma estratégia e proporcione uma experiência inesquecível (ou algo próximo a isso).

A fim de simplificar esse processo, separamos algumas dicas. Olha só:

1.     Catálogo ou e-book com 10 dicas de presentes para o dia dos pais 

Dê sugestões de presentes com os itens mais vendidos ou com as novidades da sua loja virtual 

2.     Lista com os melhores presentes de até R$ 100,00 (ou mais) 

Vimos anteriormente que o comportamento de compra do consumidor mudou. Por isso, uma ótima estratégia seria mostrar para ele as opções mais acessíveis da sua loja.

Lembre-se: Mesmo que a gente não tenha um orçamento alto para comprar um presente, nós, brasileiros, fazemos questão de dar as famosas “lembrancinhas” só para não deixar uma data tão especial passar em branco. 

3.     E-mail marketing com sugestão de produtos baseada em compras anteriores

Provavelmente você tem o cadastro de seus clientes antigos e entende um pouco do gosto deles. Por que não utiliza isso a seu favor e envie sugestões de produtos que eles possam gostar?

4.     Quiz: Qual presente mais combina com o seu pai?

Interagir com seu público é essencial. Por que não fazer isso de um jeito divertido? Prepare um quiz com os tipos de personalidade “típicas de um pai” e crie um kit de produtos para cada um deles. Bacana, né?

5.     Promoções

Quem não gosta de uma boa promoção? Ainda mais em datas como essa em que os clientes costumam comprar para mais de uma pessoa, como pai, avô, tio ou primo. Faça promoções, crie cupons de desconto ou dê cashback. Temos certeza de que vai valer a pena. 

6.     Personalização da experiência de compra

Os números não mentem. 67% dos entrevistados afirmaram que voltam a comprar na mesma loja quando têm uma boa experiência de compra e atendimento. Por isso, procure entender os seus clientes, dar atenção a eles e tornar a experiência deles única. 

7.     Remarketing de clientes antigos (cupom de desconto)

Sabe aquele cliente que não compra na sua loja virtual há um tempo? Esta é a hora perfeita para o atrair de volta. Ofereça cupons com descontos especiais. Ele, com certeza, vai se sentir tentado a comprar algum produto seu.

8.     Personalização do site para maior engajamento da campanha de dia dos pais

De que adianta criar uma campanha e não a divulgar? Personalize o site com banners, associe imagens pertinentes aos produtos. Pense fora da caixa e faça algo que chame a atenção dos clientes para sua loja.

9.     Implementação de um sistema de troca simples de produtos

As compras online são ótimas no quesito praticidade, mas, por virem dentro de caixas, os clientes não sabem se o produto possui algum tipo de avaria. Além disso, nem sempre a pessoa que compra um item é a consumidora final. Por isso, descomplique o processo de troca. Facilite a vida do cliente. Isso vai pesar muito na tomada de decisão quando ele cogitar comprar de novo na sua loja.

10.  Estratégia de logística para garantir o rastreamento e a entrega dos produtos

Muitos clientes acabam comprando produtos em cima da hora e querem receber o mais rápido possível. Isso faz com que os canais de logística sobrecarreguem e a entrega atrase, o que gera bastante frustração. Por esse motivo, planeje-se com antecedência para evitar problemas e, caso aconteça, tenha um plano B. Crie uma estratégia para responder a uma eventualidade da melhor forma possível.

Agora é sua vez: coloque em prática o que aprendeu

Gostou das 10 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais 2022? Elas vão ajudar muito na hora de criar a estratégia ideal. Mas não se limite a elas, use e abuse da criatividade para elaborar mais ações de marketing.

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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