Novo artigo na Webstore, confira!

Blog geral Administração e financeiro

Semana do Consumidor 2022: Tudo o que o lojista precisa saber

14 de março de 2022

6 min

Neste artigo

Se você é lojista e está por dentro dos acontecimentos do e-commerce, já deve ter ouvido falar sobre a “Semana do Consumidor” ou o “Dia do Consumidor”, não é mesmo?

O dia 15 de março é a data escolhida para “comemorar” esse dia com os consumidores, por ser uma data criada pelo ex-presidente estadunidense John F. Kennedy no ano de 1962. Esse dia foi criado para que os direitos dos consumidores não sejam esquecidos.

Atualmente, essa é uma data muito importante para o comércio, pois fomenta o ramo de vestuário, eletrônicos, alimentos, saúde e muitos outros segmentos do mercado digital

No ano de 2021, muitas lojas ofertaram seus produtos com descontos significativos, além de diversos benefícios, como o frete grátis e até mesmo cupons de desconto

Esse é o seu momento de vender mais! De acordo com um relatório feito pela AlliN (empresa de Marketing), cerca de 42% dos consumidores têm a intenção de aproveitar a Semana do Consumidor para as suas compras

Separamos tudo o que você precisa saber sobre o Dia do Consumidor, para começar a aplicar agora mesmo no seu negócio:

Quando começa a Semana do Consumidor 2022? 

Neste ano de 2022, a Semana do Consumidor tem início no dia 14 de março, segunda-feira, e tem o seu término no dia 20 de março, domingo. 

Essa semana gira em torno do dia 15 de março, que em 2022 acontecerá em uma terça-feira.

Muitas lojas usam não somente a semana, como todo o mês de março para divulgar suas promoções e promover diversos benefícios, como cashbacks, parcelamento de compras, cupons e facilidades no frete

Os produtos mais procurados pelos clientes nessa época do ano são os eletrônicos, como celulares e notebooks, e itens relacionados à moda,  mas nada impede que qualquer outro nicho de mercado também entre e aproveite as vendas dessa época do ano. 

Quais foram os resultados da Semana do Consumidor no último ano?

Ainda de acordo com a Allin, em 2021, o total dos lucros do varejo online entre os dias 2 e 15 de março foram de R $6,3 bilhões

Se focarmos apenas no dia 15 de março de 2021, foram mais de R $592 milhões em vendas. As categorias que mais venderam na última Semana do Consumidor foram:

  1. Moda e Acessórios, representando 21% das vendas;
  2. Eletrônicos e informática, 18%;
  3. Beleza, 14%.
  4. Casa, decoração e construção, ficando com 12% do total;
  5. Alimentos e Supermercados, finalizando com 9% das vendas. 

5 dicas para vender mais na Semana do Consumidor

Observe a concorrência

Para saber como se comportar diante dessa data comemorativa, é necessário entender como seus concorrentes estão agindo e de que forma você pode se apresentar para os seus clientes. 

Dessa forma, você será capaz de compreender as necessidades do seu público dentro do seu nicho, além de ter ideias de como se diferenciar e chamar a atenção do público.

Perceba como os concorrentes estão anunciando as promoções, o que estão oferecendo e como estão fazendo as entregas

Estabeleça objetivos claros

Alcançar objetivos específicos requer um direcionamento claro, e para isso, nada mais eficiente do que estabelecer metas específicas. 

Para isso, é necessário compreender a sua base de clientes e seus clientes em potencial para criar metas realistas, que caibam dentro da sua realidade e do seu atual faturamento.

Defina as estratégias que serão utilizadas

Como você irá alcançar os objetivos traçados?

Você deve pensar em estratégias de vendas, marketing e relacionamento com o cliente, para que tudo isso dê certo. 

Para as estratégias de vendas, é necessário definir: 

  • Quais descontos serão oferecidos (porcentagem, produtos, etc.);
  • Se irá oferecer bônus específicos (cupons para próximas compras, cashback ou brindes.);
  • Se haverá vantagens no frete (frete grátis, descontos por cidade/estado, etc.).

Vale ressaltar que você pode usar essas estratégias juntas, ou apenas uma delas. Isso acontecerá de acordo com as suas metas e as necessidades do seu e-commerce

Já com as estratégias de marketing, é necessário observar os seguintes pontos:

  • Em quais canais de comunicação vou anunciar os descontos/facilidades?
  • Em que dia/horário devo fazer as postagens?
  • Vou utilizar o tráfego pago? Se sim, qual será o meu orçamento?

Com as estratégias de relacionamento com o cliente é interessante:

  • Observar se os descontos, cupons e promessas de frete estão sendo cumpridas;
  • Incentivar o feedback de clientes sobre a Semana do Consumidor;
  • Ter uma equipe - ou estar disposto - de prontidão para tirar eventuais dúvidas, reclamações, trocas, etc. 

Faça promoções exclusivas

Como dito no tópico anterior, é necessário fazer promoções para que a Semana do Consumidor faça sentido. Descontos são sempre atrativos. 

Mas é importante criar ofertas realmente atrativas para que você não passe despercebido. É necessário deixar claro ao cliente que a sua oferta é especial e que ele realmente está sendo beneficiado pelo seu desconto

Além disso, unir os descontos a outras facilidades podem te ajudar a vender mais, como: frete grátis, brindes para primeiros clientes, etc. 

Escolha uma plataforma de e-commerce para a sua loja virtual

Ter uma boa plataforma de vendas para o seu e-commerce é essencial para que as vendas da sua loja virtual tenham sucesso. A plataforma precisa oferecer diversos recursos para que você consiga atender as demandas do Dia do Consumidor.

Para isso, conte com a Webstore. Oferecemos todos os recursos necessários para a otimização da sua loja online, totalmente focado para quem deseja uma loja de sucesso.

Planos a partir de R$49,00/mês e sem comissão de vendas sobre os seus produtos.

Conclusão 

Agora que você entendeu o que é e como funciona a Semana do Consumidor, ficou muito mais fácil aplicar essas estratégias dentro da sua loja virtual, não é verdade?

É super importante que você faça um bom planejamento e entenda quais são os seus produtos mais vendidos, os preços do mercado e as ferramentas que irá utilizar para chamar a atenção dos clientes.

Não perca mais tempo! Ainda dá pra você começar a semana vendendo mais.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

Conheça nossos materiais

  • Artigos

  • Ebooks

  • Artigos