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Qual a melhor rede social para minha loja virtual?

Segundo o relatório Digital In 2020, desenvolvido pelo We Are Social em parceria com a HootSuite, existem 140 milhões de […]

Qual a melhor rede social para minha loja virtual?

Segundo o relatório Digital In 2020, desenvolvido pelo We Are Social em parceria com a HootSuite, existem 140 milhões de usuários brasileiros ativos nas redes sociais, os quais passam cerca de 9h17 minutos diários na internet. Isso significa que uma loja virtual que está presente nas redes sociais tem grandes chances de se relacionar, engajar e fidelizar o público, o que se reflete em melhores resultados em vendas.

Nesse contexto, é comum que os lojistas do mercado de e-commerce tenham dúvidas sobre qual é a rede social mais adequada para atingirem o seu público-alvo, já que existe uma diversidade de opções. 

Se esse é o seu caso, vamos te ajudar nessa tarefa. Conheça agora as vantagens e desvantagens das principais ferramentas a se investir!

Facebook

Quando se trata de estratégias digitais, na grande maioria dos casos não há como fugir do Facebook. Afinal, essa rede social possui mais de 130 milhões de usuários  no Brasil, o que a coloca em primeiro lugar no ranking de acessos.

Portanto, é recomendada para todo o tipo de empresa, principalmente as do segmento B2B,  graças ao grande poder de segmentação e um marketplace bem conceituado. O lado negativo é que, apesar de ainda ser bastante popular, nos últimos meses o Facebook tem apresentando uma tendência de queda em relação ao uso.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma ferramenta em pleno crescimento em todo o mundo. A praticidade do aplicativo de mensagem facilita o contato do público com a marca e permite um relacionamento próximo, já que o app é utilizado de forma constante pelos usuários.

Além disso, se antes era voltado somente para a troca de mensagens, os novos recursos exclusivos do Business o tornou propício para os negócios. Uma desvantagem, nesse caso, é o desafio de gerenciar grupos, os quais geralmente possuem um grande número de comentários e interações.

YouTube

O YouTube é a rede social que mais cresceu entre 2019 e 2020. De acordo com a VidMob, se comparado com o período de 2018 e 2019, o aumento foi de 53% no uso dessa rede social dedicada aos vídeos. 

As principais vantagens são o formato, que agrada cada vez mais os usuários, os ótimos resultados de tráfego das campanhas e o baixo custo para investimento em anúncios. Como desvantagem estão os gastos com a produção e edição dos vídeos.

Instagram

Vender no Instagram é um dos recursos possíveis para a área de e-commerce. Isso porque, além de ser possível criar perfis comerciais, há o Instagram Shopping, que permite a comercialização de produtos diretamente pelo app. 

Todavia, na mesma medida, o formato padrão das imagens quadradas não permite a inserção de grandes quantidades de texto. Portanto, a regra é investir em imagens de alta qualidade, que incentivem os usuários a seguirem a marca.

Linkedin

O Linkedin é uma rede social voltada aos negócios. Por isso, é uma boa opção para empresas de serviços B2B, pois traz credibilidade e relacionamento com outros negócios e profissionais. Entretanto, os custos de anúncios, diferente das outras redes sociais, costumam ser bem mais altos.

Pinterest

Assim como em outros canais, o Pinterest também possui um perfil voltado para organizações. Como é uma ferramenta de busca visual, acaba por se tornar uma boa ferramenta para a tomada de decisão de compra. 

Segundo dados da própria rede social, 90% dos usuários decidem quais itens irão adquirir com base no conteúdo acessado na mesma. Em contrapartida, para criar um perfil é preciso que a marca já tenha um site ou blog, o que nem sempre já aconteceu no caso de novos negócios. 

Agora que você já sabe quais as principais ferramentas para se investir, a escolha de vender por redes sociais e em quais apostar se torna mais fácil. Gostou do conteúdo? Sua marca já possui perfis nesses canais? Quais considera mais promissores? Comente aqui para compartilharmos experiências!

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