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Por que sua loja no Instagram merece um e-commerce?

Ter uma marca presente na internet nunca foi tão importante, especialmente quando o assunto é vender! O Instagram tem sido […]

Por que sua loja no Instagram merece um e-commerce?

Ter uma marca presente na internet nunca foi tão importante, especialmente quando o assunto é vender!

O Instagram tem sido uma ferramenta importante de venda que tem funcionado muito para pequenos empresários e pessoas que estão iniciando neste novo mercado. 

Mas será que o Instagram realmente é a melhor plataforma para seu ecommerce? 

Quando é a hora de trazer seus clientes para uma loja virtual?

Porém, escalar resultados na internet requer abrir o consciente para as outras possibilidades que o mercado tecnológico oferece.

Uma dessas possibilidades é o e-commerce e, é sobre isso que iremos falar nesta leitura.

Por quê migrar para a loja virtual?

São vários aspectos e métricas que podem influenciar nossa decisão de migrar nosso e-commerce para uma loja virtual, principalmente quando as vendas já estão se solidificando através do instagram.

A primeira pergunta que você precisa fazer a si mesmo é: Se o Instagram sair do ar hoje, eu perderei o contato com meus clientes?

O Instagram é uma ferramenta excelente, mas você precisa entender que trata-se de uma audiência emprestada. Você precisa ter outras pontes de contato com seus clientes!

É imprescindível saber identificar e analisar quais são os sinais e motivos que podem nos conduzir para essa mudança, assim como entender quando é a hora certa de migrar para uma plataforma mais robusta de e-commerce.

Para isso, vamos avaliar algumas das vantagens e melhorias que podem ser alcançadas ao trazer sua base de clientes do Instagram para a uma loja virtual.

Diferente de criar uma conta no Instagram e inserir fotos dos produtos a serem vendidos, uma loja virtual em plataforma de e-commerce demanda maior planejamento e um certo investimento. 

Para quem está começando no ramo e não tem infraestrutura, um modelo bem organizado ou uma quantidade razoável de clientes, o Instagram pode se mostrar eficiente, principalmente pelo baixo custo e seu fácil manuseio, muitos empreendedores têm investido nessa estratégia.

No entanto, a rede social não é nada funcional quando o crescimento é visado pela marca.

Para quem deseja alavancar suas vendas, o instagram pode ser uma ferramenta limitada.

Já imaginou, centenas de mensagens com solicitação de orçamentos ou tirando dúvidas sobre os produtos disponíveis? Inclusive em horários que você nem sempre estará disponível?

Essa é a realidade de grande parte dos empreendedores que vendem apenas pelo Instagram.

A quantidade pode encher os olhos, porém a realidade é que muitas dessas pessoas entram em contato somente por curiosidade e no fim, acabam não convertendo em venda real, o que acaba sendo oneroso se tratando do tempo do empreendedor.

Então vamos falar sobre as vantagens desse passo tão importante.

Porque exatamente seu instagram merece um e-commerce?

1. Escalabilidade do seu negócio

Instagram ajuda em loja virtual

Algo que você precisa considerar é o quanto o Instagram é escalável para seu negócio. 

Com alterações recentes, o se adaptou a novas necessidades e surgiu o Instagram Shopping, que possibilita aos usuários a postagem de comentários nas postagens de seus produtos e também permite que seus clientes em potencial conversem com você através do DM (Direct Messenger).

Além do mais, também é possível segmentar seus produtos em categorias, utilizando os diversos recursos da ferramenta. 

Porém, a medida que seu negócio crescer, poderá encontrar barreiras enquanto utilizando apenas o Instagram para vender online, principalmente na área do atendimento.

Como mencionamos anteriormente, trata-se de uma plataforma que demanda uma interação totalmente manual.

Existe uma limitação de atividade na ferramenta, pois Instagram não permite que você contrate mais agentes de suporte para que possam trabalhar simultaneamente e suprir uma demanda de atendimento elevada. A não ser que várias pessoas façam o login no aparelho, o que irá demandar custo de mão de obra e riscos a segurança da sua conta, já que essas informações não devem ser compartilhadas.

O resultado disso é que, quanto mais leads conseguir, mais complicado será responder à todos com a velocidade e qualidade necessária para mantê-los satisfeitos e interessados.

Se você está perdendo clientes pois não consegue acompanhar a demanda de solicitações, significa que está na hora de migrar para uma plataforma de e-commerce e instalar sua própria solução de chat online. Fique atento à este momento!

2. Qualidade do atendimento

Suprir a demanda de atendimento por si só não é suficiente! Além disso, o Instagram limita sua capacidade de oferecer um atendimento personalizado.

Ao contrário do Instagram Direct (o canal de comunicação da rede social), com uma plataforma mais robusta e completa de atendimento ao cliente de um e-commerce, você poderá conectar diferentes canais para oferecer um atendimento integrado, de qualidade e personalizado para seus clientes.

O chat online na loja permite que você possa colher dados de seus visitantes, entender suas preferências e segmentar sua lista de clientes. Melhorando consideravelmente os resultados de suas campanhas de e-mail marketing, assim como sua estratégia de vendas e ações de marketing.

3. Maiores oportunidades de conversão

O Instagram é uma excelente ferramenta de relacionamento com seu público. Nela, você pode oferecer diversos conteúdos para reforçar sua marca e engajar sua base de seguidores.

Mas, eles não permitem que você aja de forma proativa para abordar visitantes. 

O fato é que, por mais que seja possível analisar métricas sobre quantas pessoas viram e clicaram em suas postagens, nada disso pode ser feito em tempo real, enquanto estão acessando suas ofertas.

Todavia, ao utilizar uma ferramenta de atendimento profissional em uma plataforma de e-commerce, você será capaz de observar quais páginas e categorias seus visitantes estão acessando em seu site, em tempo real. Sua capacidade de metrificar seus resultados e entender o comportamento do seu cliente em sua página são muito maiores! E quanto mais informação, mais assertivas serão suas ações.

Com dados rápidos em mãos, você poderá configurar convites proativos, abordando-os com ofertas, cupons de desconto, informações relevantes à seus interesses e mostrando-se disponível para atendê-lo.

4. Integrações com soluções de e-commerce

Outro motivo excelente que você deve considerar é que com o Instagram Shopping, você tem acesso a um número bem limitado de integrações, plugins e ferramentas que podem ajudá-lo a vender mais, integrações para relacionamento com cliente, por exemplo.

Com uma loja virtual,  você poderá aproveitar vários recursos para fortalecer seu e-commerce e conseguir vender mais. 

Alguns exemplos são ferramentas para carrinhos de compras, melhores possibilidades de visualização do produto na página, ferramentas para captar avaliações de usuários, entre as mais diversas soluções.

5. Devo continuar no Instagram?

É indiscutível que uma boa plataforma de e-commerce oferece melhores oportunidades e ferramentas para acompanhar e administrar os resultados de sua loja virtual, mas isso não significa que você deva parar de utilizar o Instagram, principalmente se já estiver obtendo bons resultados na rede social.

Na verdade, migrar seus clientes do Instagram para a loja virtual tem como objetivo melhorar ainda mais suas vendas trazer uma melhor estrutura para seu negócio online.

Permaneça utilizando o Instagram em conjunto com sua loja virtual, como uma ferramenta de marketing digital e de engajamento com seu público.

O e-commerce será um passo em direção ao crescimento do seu negócio. Com a plataforma correta, você consegue estruturar sua loja e escalar de forma saudável e mensurável todos seus resultados!

Se você deseja saber mais informações sobre como montar sua loja online, conte com a gente! Saiba mais informações no nosso site.

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