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O que é T-commerce? Saiba tudo sobre a nova tendência no varejo

16 de outubro de 2020

5 min

Neste artigo

Imagine que você está assistindo televisão e, ao visualizar um produto que despertou seu interesse, faz uma compra através desse mesmo canal. O que pode parecer um tanto surreal ou distante, já se tornou realidade graças à evolução da tecnologia. Trata-se do t-commerce, conceito que está movimentando gigantes do mercado e que deve se consolidar em um futuro próximo.

Esse modelo de negócio permite a espectadores adquirirem quaisquer produtos ou serviços exibidos, sejam eles figurinos de artistas, itens eletrônicos ou objetos de cena, por exemplo, sem que seja necessário sair do conteúdo que está sendo assistido.

Como é de se imaginar, isso abre amplas possibilidades tanto para os canais de televisão quanto para e-commerces e outros segmentos. Apesar de já existirem cases de uso no mercado, ainda há um bom caminho a se percorrer para que a tendência se torne consolidada.

No entanto, é imprescindível que os empreendedores do comércio eletrônico conheçam essa nova forma de comprar e vender, de modo a acompanhar os passos do mercado. Foi pensando nisso que criamos esse conteúdo. Acompanhe e saiba mais sobre o conceito!

O que é t-commerce?

O t-commerce, também chamado de comércio de televisão, utiliza a tecnologia por trás da TV digital para enviar ativamente a publicidade aos espectadores. Isso pode ser feito de diversas formas, como em banners que rolam no rodapé do equipamento e ícones que direcionam os dados do produto para o e-mail do usuário.

Há também a oferta de aplicativos que permitem a compra diretamente do aparelho por meio de ícones, os quais, quando selecionados, levam ao checkout.

Qual a utilidade do t-commerce na prática?

Como se sabe, uma das principais características do novo consumidor é ser omnichannel. Hoje, esse espera se relacionar com suas marcas de preferência pelo maior número de canais possíveis. Na mesma medida, o comércio eletrônico está cada vez mais aquecido, bem como vem se utilizando dos novos recursos tecnológicos para se conectar com o público.

Essa é justamente uma das utilidades do t-commerce. As perspectivas de sucesso com o modelo são tão grandes que grandes players do mercado, como Sony e LG, já estão disponibilizando o formato a milhares de consumidores nos Estados Unidos.

Apesar de o número de usuários ainda ser pequeno se comparado a outros canais de venda, pois que é preciso tempo para assimilação e adequação de todos os envolvidos, existem interfaces para o modelo que já estão prontas, como as do aplicativo ShopTV.

A proposta de disponibilizar em um único canal, televisão e e-commerce, além de facilitar a aquisição dos produtos, também atinge um número cada vez maior de consumidores que utilizam o comércio digital. Ou seja, estamos falando de um grande mercado.

Como a mudança de interação das pessoas com a TV beneficia o t-commerce?

Até pouco tempo atrás, os espectadores tinham um relacionamento totalmente unilateral com os canais de televisão. Na prática, assistiam os programas favoritos e as propagandas, no entanto, não conseguiam interagir com eles. Além disso, as opções eram pouco diversificadas.

A partir da revolução tecnológica que englobou esse meio de comunicação, os usuários passaram a controlar o que assistem, bem como a participarem de enquetes, entre outras ações de engajamento. Os resultados dessa evolução foram se mostrando uma excelente oportunidade para áreas como as de e-commerce.

Essas podem incluir o t-commerce dentro das mídias nas quais já investem, alavancando a publicidade de forma significativa. Afinal, os produtos poderão ser comprados diretamente por uma smart TV, sem a necessidade de acessar a loja virtual.

O desafio de ter um pagamento seguro

Assim como em outras soluções inovadoras do mercado, o t-commerce precisa superar alguns desafios para que possa ser totalmente incorporado no cotidiano das empresas e dos consumidores. Entre os principais está o pagamento seguro.

Como uma característica dos equipamentos de televisão é ser de uso compartilhado, será necessário criar parâmetros de segurança adicionais, de modo com que se garanta que o usuário que fez a compra seja de fato a mesma pessoa. Alguns recursos estudados são o uso de PIN e reconhecimento facial, os quais devem avançar nos próximos anos.

Case brasileiro: Casas Bahia e Rede Globo

O t-commerce já é uma realidade no Brasil. Recentemente, o Grupo Globo anunciou que fez uma parceria com as Casas Bahia para realizar o comércio em tempo real durante a programação.

O primeiro programa que terá o modelo será o É de Casa, transmitido aos sábados. Segundo informações da emissora, em determinados momentos serão disponibilizados produtos inspirados no cenário do programa na loja virtual das Casas Bahia.

Se o consumidor tiver interesse, com apenas um comando do controle remoto, é possível ativar a interatividade, passando a dividir a tela com o conteúdo do programa e tendo acesso aos produtos e promoções. Por meio de um QR Code, os espectadores serão direcionados para a versão mobile do e-commerce, tornando a experiência de compra bastante ágil e diferenciada.

Dados como esse apontam que o t-commerce já é uma realidade, não somente no exterior, mas também no País. Como é sabido, ferramentas e métodos que trazem bons resultados são rapidamente incorporados, por isso é fundamental estar bem informado e, mais do que isso, se estruturar para otimizar cada vez mais a experiência de compra e os resultados.

Entre os principais benefícios dessa abordagem estão a oportunidade de os lojistas fazerem uma conexão com os consumidores enquanto o nível de interesse na compra é alto, o que automaticamente aumenta a taxa de conversão, as vendas e a lucratividade.

Depois de ler o nosso artigo, o modelo de t-commerce ficou mais claro para você? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao comércio eletrônico? Então acompanhe as nossas redes sociais!

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Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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