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O que é Marketing de Afiliados e como ele pode aumentar as vendas da sua loja virtual

14 de outubro de 2022

6 min

Neste artigo

O Marketing de Afiliados é uma nova abordagem estratégica para ampliar os canais de comunicação das marcas com o objetivo de chamar a atenção dos consumidores.

Como as pessoas estão cada vez mais seletivas com relação ao conteúdo que elas consomem diariamente e os produtos que elas adquirem, é importante que você se mantenha atualizado quanto às tendências de mercado e as formas de se aproximar do seu público-alvo.

Caso você nunca tenha ouvido falar em Marketing de Afiliados ou não saiba como implementá-lo na sua estratégia de vendas, continue a leitura!

Neste artigo, você aprenderá o que é Marketing de Afiliados, como funciona, o que o difere do Marketing de Influência e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.

O que é Marketing de Afiliados?

O Marketing de Afiliados é uma modalidade de marketing a qual os influenciadores afiliados à empresa divulgam produtos e serviços em troca de comissões.

A grosso modo, você lança um produto, o influenciador o divulga nas redes sociais dele e os seguidores compram. Em seguida, o link da venda é rastreado, você recebe o dinheiro da venda e o profissional recebe a comissão pela venda. Simples assim!

Quem são os profissionais por trás do Marketing de Afiliados?

Para que o Marketing de Afiliados funcione adequadamente, você precisa entender quem está por trás da execução de cada etapa.

Produtores

Os Produtores, também chamados de Creators, são empresas ou pessoas que projetam e arcam com os custos de fabricação e distribuição dos produtos.

Afiliados

Os Afiliados são influenciadores digitais que recebem uma quantia para divulgar os produtos da empresa que os contrataram. Por terem bastante alcance e autoridade em seu segmento, eles costumam ter sucesso nas vendas.

Clientes

Os clientes desempenham um papel fundamental nessa estratégia, uma vez que são eles quem adquire os produtos depois de receber o conteúdo dos afiliados.

Quais canais são utilizados na divulgação dos produtos?

Nesta estratégia, os Afiliados precisam garantir que os produtos cheguem à maioria de seus seguidores. Assim, eles precisam trabalhar em diferentes canais e formatos.

Confira quais canais podem ser utilizados na divulgação:

Redes Sociais

As redes sociais são, sem dúvida, os canais mais utilizados para a divulgação de produtos e serviços, visto que ela pode trazer ótimos resultados em pouco tempo.

Ferramentas, como Instagram, Youtube, Twitter, Facebook, TikTok e Pinterest, possuem um grande alcance e são perfeitas para quem quer ganhar mais visibilidade. No entanto, é preciso conhecer os detalhes de cada uma delas para utilizá-las corretamente.

Blog

Embora algumas pessoas o considerem uma ferramenta de comunicação ultrapassada, o blog é extremamente útil para discorrer sobre uma infinidade de assuntos. Por proporcionar uma maior liberdade de desenvolvimento criativo, sem limitação de caracteres e elementos visuais, o profissional que fará a review dos produtos pode utilizar inúmeros argumentos para persuadir os leitores a comprá-los e, ainda, reforçar a sua autoridade no assunto.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia simples, mas que gera bons resultados. Ao criar conteúdos interessantes e necessários com uma certa frequência, o afiliado consegue construir um relacionamento de longo prazo com seus leads e influenciar com mais eficácia a decisão de compra deles. Além disso, ele mostra que seu objetivo não é apenas vender um produto, mas também agregar valor à vida dessas pessoas.

Como o Marketing de Afiliados pode contribuir para o sucesso do seu negócio?

O Marketing de Afiliados é uma estratégia que traz bons resultados, independentemente do segmento em que você atua e do tamanho do seu negócio. Veja todos os benefícios que ele pode proporcionar:

  • Conquistar novos clientes gastando pouco: Nunca foi tão fácil conquistar novos clientes gastando pouco. Com o Marketing de Afiliados, você só paga pelas vendas realizadas e não precisa se preocupar em ter investido em leads que não engajam tanto;
  • Aumento da visibilidade da sua marca: Como os afiliados têm muitos seguidores e, normalmente, mais de um canal de comunicação, sua marca pode se tornar mais conhecida e alcançar um novo público;
  • Aumento no faturamento: É natural que as vendas aumentem à proporção que a divulgação dos produtos é feita. Além disso, como o afiliado receberá uma comissão por cada item vendido, ele também tem um interesse pessoal em fazer com que seus conteúdos cheguem ao maior número de pessoas possível;
  • Mais tráfego na sua loja virtual: Ao divulgar seus produtos e a sua marca nos canais de comunicação dele, por meio dos links, o afiliado gera tráfego para a sua loja virtual, melhorando os indicadores de SEO.

Diferença entre Marketing de Afiliados e Marketing de Influência

Não é raro as pessoas confundirem Marketing de Afiliados com Marketing de influência. No entanto, ainda que sejam complementares, elas são modalidades distintas.

O Marketing de Afiliados é uma estratégia com foco em performance, ou seja, nos resultados da jornada final dos consumidores, como número de vendas ou cadastros. Os influenciadores que participam dessa estratégia são contratados para criar conteúdos que sejam capazes de atrair seus seguidores para a loja virtual da empresa.

O Marketing de Influência, por sua vez, é uma estratégia voltada ao relacionamento com o público e a humanização da marca. As empresas convidam um influenciador digital, que pode ser remunerado ou não, para promover os seus produtos. Esse profissional atua como a cabeça por trás da criação de conteúdo e utiliza seu poder de persuasão para influenciar a tomada de decisão de compra de seus seguidores. Ou seja, ele trabalha na jornada inicial dos consumidores.

Agora que você sabe tudo sobre Marketing de Afiliados, está esperando o que para impulsionar as vendas da sua loja virtual? Mas antes de colocar essa estratégia em prática, planeje cada detalhe dela, como objetivos e o conteúdo e o público-alvo do afiliado que você escolheu.

Foto do autor do post

Gustavo Perina

Com mais de 20 anos de expertise em e-commerce, contribuí para o sucesso de milhares de lojas, elevando suas vendas online.

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