Eduarda Guedes

2 de julho de 2021

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O que é Data Driven Marketing? [Guest Post]

6 min de leitura

Você sabe o que é Data-Driven Marketing e qual é a sua relevância e importância, para a análise dos negócios hoje em dia?

Se a resposta for não, você precisa conhecer esse método de marketing, para começar a aplicar o quanto antes!

Então, continue aqui e aprenda um pouco sobre o que é Data-Driven Marketing, como funciona e as suas principais ferramentas!

O que é e como funciona o Data Driven Marketing?

O termo Data-Driven Marketing significa, de forma bem geral, “marketing orientado por dados”. 

Mas, o que isso quer dizer? Quer dizer que, nessa metodologia, a tomada de decisões no marketing será pautada nos dados, indicadores, algoritmos matemáticos, e estatísticas que você obtiver.

Esse modelo de marketing é fundamental para evitar "achismos" no momento de definição das estratégias, e das ações a se tomar.

Dessa forma, o Data-Driven Marketing é um conceito, ou melhor, uma ideia de marketing, que se apoia em experiências reais, e que foram vividas, na observação dos movimentos. Portanto, ele dispensa o uso apenas de teorias e métodos já estabelecidos.

Esse tipo de marketing surgiu, principalmente, devido ao fato de que, a princípio, um dos benefícios do marketing digital, era justamente a possibilidade de se medir os resultados para tomar as decisões. 

Porém, percebeu-se que não era bem assim, já que qualquer anúncio ou campanha acabava gerando milhões de combinações de indicadores. Além disso, uma quantidade muito pequena desses dados conseguia ser observados a fundo. 

Nesse contexto, o Data-Driven Marketing surgiu como uma forma de corrigir essa questão, e o problema que foi identificado entre a teoria e a prática do marketing digital. 

Hoje, o Data-Driven Marketing é visto como uma forma de cultura empresarial, que vai muito além do que só usar as novas ferramentas de solução de Business Intelligence. 

Afinal, passou a envolver, da mesma forma, a revisão de processos, e a aquisição de conhecimentos novos nesse âmbito.

No fim, o que acontecia era que, mesmo com alguns números reais, muitas decisões ignoravam essas informações, e consideravam apenas algumas ideias pessoas. 

Por isso, o Data-Driven Marketing acabou se tornando uma espécie de cultura. As empresas que o utilizam, tudo é feito de acordo com os dados!

Como funciona

Os principais princípios dessa cultura são: 

  • Liderança;
  • Comportamento;
  • Tecnologia,
  • E processos.

E seus objetivos principais são criar uma maior eficiência de marketing, melhorar a experiência do cliente e obter um melhor ROI (Retorno sobre o Investimento).

Contudo, para colocá-la em prática, não é nada fácil! Afinal, é bem mais simples apenas seguir a “sua intuição”, ou a sua preferência. 

Se quiser implementá-la, foque em:

  • Definir os seus objetivos;
  • Definir as métricas que você irá utilizar;
  • As métricas que você quer extrair e apresentar.

Enfim, analise todas as métricas, tome as decisões, acompanhe e ajuste a simétricas, até que fiquem perfeitas para você e o seu negócio!

Por fim, o Data-Driven Marketing possui como pilares o big data, a velocidade de processamento, matemática e estatísticas, indicadores, usabilidade e design na exibição de resultados. 

Quais são as principais vantagens do Data driven marketing

Como você já deve ter imaginado, o Data-Driven Marketing possui uma série de benefícios! Veja alguns dos principais:

Buscar o público certo

Esse método te permite direcionar a públicos segmentados, com características particulares, as suas campanhas e anúncios. Inclusive, você pode atingir indivíduos singulares, com um marketing personalizado, que toma como base o perfil de um só cliente.

Conteúdos mais relevantes

Sabendo os seus segmentos específicos e as características, você pode criar conteúdos mais relevantes e direcionados.

Melhor experiência do cliente

Trazendo conteúdos mais relevantes e focando nas características e pontos centrais do público, você conseguirá melhorar a experiência dele e, ao mesmo tempo, converter mais leads em vendas.

Experiência multicanal

Expanda para além de e-mails e redes sociais! Com o Data-Driven marketing, você consegue criar experiências personalizadas com uma gama de plataformas diferentes.

Melhorar o produto

Os dados podem te ajudar a entender o que você precisa melhorar no seu produto ou serviço.

Aumente o ROI

Melhor do que todos esses benefícios, é que tudo o que citamos acima ajuda a aumentar o seu ROI do marketing!

Principais ferramentas do Data driven marketing

Então, agora que você já sabe do que se trata o Data-Driven Marketing, como funciona e os seus benefícios, confira as 4 melhores ferramentas para começar a aplicar a metodologia no seu negócio!

1 - Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, que irá te oferecer uma visão bem detalhada sobre as interações dos seus clientes no seu site! 

Você consegue, com ela, analisar questões desde como eles foram parar ali, até quais ações eles realizaram dentro da sua página enquanto ficaram por lá.

2 - Hubspot

A ferramenta Hubspot te oferece tanto uma versão gratuita como uma paga. Em conjunto com o Pardot e o Marketo, a ferramenta conseguiu criar uma solução considerada bem elegante para automação de marketing. 

Portanto, é a opção perfeita para quem quer fazer muito mais com os dados que conseguir captar!

3 - Salesforce ou Oracle

Essa terceira opção de ferramentas, Salesforce e Oracle, são soluções perfeitas para CRM. Elas possibilitam criar um real bando de dados completo sobre os seus clientes.

4 - Buzzsumo

E, por fim, a ferramenta Buzzsumo é uma opção paga, que te ajudará a rastrear todo o seu próprio desempenho digital. Junto com isso, oferece uma visão sobre os seus concorrentes também!

É uma ótima ferramenta para pesquisar palavras-chave, verificar tendências e, dessa forma, te ajudar a otimizar a sua estratégia mais do que nunca!

Conclusão

Portanto, o Data-Driven Marketing é importante por te ajudar a entender sobre as preferências, motivações e os comportamentos dos dados, os quais pode usar para te orientar a tomar as melhores decisões sobre sua estratégia de marketing. 

Além disso, também te ajuda a enxergar tendências, e te permite a criação de perfis de clientes com base em interações, gerando personalização da sua publicidade.

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