Gustavo Perina

20 de agosto de 2019

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Confira como acertar em cheio no frete de suas encomendas [Guest post]

6 min de leitura

Entenda como direcionar as escolhas da sua logística de entregas para ter uma estratégia de frete mais assertiva no seu negócio

Responsável por 82,3% do abandono de carrinho, conforme a pesquisa E-commerce Trends, o frete caro é um problema para os vendedores. O que faz da logística de entregas um dos grandes desafios do e-commerce. 

Portanto, não resta outra maneira a não ser tentar minimizar o impacto negativo do transporte nas vendas. Mas é preciso fazer isso sem prejudicar a competitividade do seu negócio!

Está começando a empreender pela internet e quer entender como transformar o envio de encomendas em seu aliado? Ou você já tem um negócio consolidado e busca formas de aprimorar a assertividade da sua logística de frete? Seja qual for o seu caso, este artigo é para você!

Tenha uma política de frete definida

Antes de colocar qualquer estratégia em prática, é preciso “organizar a casa”, não é mesmo? Então, a primeira iniciativa a ser tomada para direcionar suas entregas no caminho certo é definir com clareza sua política de frete.

Chamamos a atenção para este ponto, porque assim como os demais setores do planejamento do seu negócio, o transporte de encomendas também precisa ser pensado detalhadamente. Ou seja, cada passo envolvido na logística de envio de mercadorias deve obedecer a um padrão, criado conforme as necessidades do seu e-commerce.

Se você ainda não tem mapeado as ações necessárias para concluir com eficiência o frete dos seus pedidos, não perca mais tempo! Comece agora mesmo a avaliar fatores como o tempo necessário para realizar cada etapa do envio, por exemplo. 

Esta atividade pode até parecer sem importância inicialmente, mas é um indicador importante. Ao conhecer com exatidão a duração do despacho do volume é possível prever com mais assertividade o prazo de entrega ao consumidor. Afinal, quando se vende pela internet, a pontualidade do frete sinaliza a eficiência de um e-commerce. Pense nisso!

Programe seu frete para as datas comemorativas

Quer saber em que outro momento decisivo o frete requer atenção especial? Nas datas comemorativas! Ou seja, para que a experiência do cliente realmente seja satisfatória durante um aquecimento das vendas, a entrega tem que ser eficiente.

É preciso ter em mente que, paralelamente aos lucros do aumento dos pedidos durante os períodos sazonais, cresce também a demanda pela entrega. E é justamente nesta hora que o frete não pode falhar com atrasos que façam o público se arrepender de ter escolhido seu e-commerce.

Mais do que momentos propícios para faturar mais, as datas comemorativas são oportunidades para construir a fidelização dos consumidores. Certamente a pessoa que recebeu o artigo dentro do prazo recordará disso em uma próxima compra. 

Desse modo, certifique-se de que seus produtos chegarão aos destinatários até o prazo informado, mesmo com a elevação do trabalho em seu negócio.

Veja se é possível criar campanhas de frete grátis

Falando em datas comemorativas, todos sabem que este é um ótimo momento para implementar diferenciais e se destacar na concorrência. Nessa hora, que tal aproveitar um dos maiores gatilhos emocionais para impulsionar o cliente à compra, o frete grátis?

Introduzimos este assunto reforçando como os empreendedores podem analisar a possibilidade de isentar o cliente do custo do envio por um motivo: ninguém é obrigado a deixar de cobrar o envio para vender. Que isso fique bem claro!

A questão que nos referimos aqui está no empurrão extra que o e-commerce alcança ao livrar o público dessa taxa. Porém, para que este impulso funcione de forma assertiva é preciso tomar alguns cuidados para não sair no prejuízo. Confira:

O que considerar na criação de uma campanha de frete grátis

  • Defina um valor mínimo para acessar o frete grátis, como nas compras acima de R$ 200
  • Veja se há como aumentar em 10% o valor dos produtos para reduzir o impacto do transporte no seu orçamento
  • Incentive os clientes a adquirirem mais artigos para alcançar o limite básico para a entrega ser gratuita (com isso você também atuará para a elevação do ticket médio)
  • Monte kits com sugestões de itens que podem ser comprados juntos para tornar ainda mais visível o custo-benefício de fazer um pedido maior para ter frete grátis
  • Divulgue sua campanha de frete grátis nas redes sociais e também nas páginas dos produtos
  • Estude a possibilidade de implantar campanhas piloto nas datas comemorativas

Diversifique as alternativas de entrega

Outro ponto interessante para acertar no envio de mercadorias é contar com alternativas de frete. Afinal, ao utilizar somente uma fonte de envios se torna mais difícil contornar problemas logísticos como paralisações, como as dos Correios  e bloqueios nas rodovias, como os dos caminhoneiros.

Você já se perguntou o que faria para evitar o atraso nas suas entregas caso precisasse gerenciar este tipo de contratempo? Este é o motivo que nos leva a sugerir a diversificação das opções de envio

Para conseguir acessar a esta variedade, os serviços de uma solução de frete despontam como o recurso ideal. Através dessas plataformas, é possível acessar fretes com diversas transportadoras sem precisar negociar contratos individuais com cada empresa.

Esta é uma forma que permite a utilização de sua transportadora preferida, mas com uma garantia de ter um plano B pronto para socorrê-lo quando necessário. Sem falar que a ampliação do seu rol de escolhas impacta também na busca de condições mais vantajosas para sua logística, conforme vamos falar a seguir.

Busque condições mais competitivas 

Certamente você procura por fornecedores que ofereçam os melhores preços e produtos de qualidade para compor o seu estoque. Mas e com o frete? Você tem o mesmo empenho em conseguir condições diferenciadas?

Se o seu e-commerce já conta aplica esta lógica na escolha do transporte, perfeito! Entretanto, se você ainda não pensou em descobrir mais benefícios para reduzir o impacto do envio no seu orçamento, comece já!

No caso de vendedores com um volume maior de vendas, e que possuem contrato com uma transportadora, vale lembrar de negociar melhores condições periodicamente. Procurar a empresa contratada e tentar um novo acordo, com mais vantagens para o seu negócio, é um direito seu e que pode render bons resultados!

Seja um abatimento no valor de cada envio, ou a disponibilização de um serviço extra que não estava incluído no pacote original, como a coleta, por exemplo. Não se intimide em aprimorar a sua estratégia, mesmo que para isso seja preciso renegociar contratos. Seus lucros agradecem!

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