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Copywriter

Quando falamos em e-commerce ou vendas pela internet, ter um produto de qualidade e bons preços nem sempre é o suficiente, por isso aplicamos diversas estratégias de marketing digital para alavancar a conversão. No texto abaixo, veremos mais sobre uma dessas estratégias que é realizada pelo copywriter, profissional que redige textos persuasivos e estratégicos, visando levar o cliente a agir ou a comprar. 

O que é e o que faz um Copywriter?

O copywriter é o responsável pela escrita de textos que induzam e que de forma persuasiva leve o leitor a agir. Geralmente, é aplicado no marketing digital como forma de inbound marketing que guia o leitor a comprar o produto ou serviço.

O profissional irá usar diversas técnicas de copywriting para conduzir quem está lendo a acessar, comprar, assinar ou realizar qualquer ação, em diversos meios, como posts para redes sociais, anúncios de produtos, postagens de blogs e muito mais.

Embora o copywriter necessite ter muita criatividade, também é necessário que ele interprete dados, entenda o mercado e o público alvo para quem ele escreve, domine técnicas de CTA, copywriting e diversas outras técnicas que possam auxiliar na montagem do texto.

O que um redator faz

Antes de explicarmos a diferença entre esses dois profissionais, precisamos entender um pouco sobre o que um redator faz e como ele atua.

Resumidamente o redator é o responsável por criar ou revisar textos para diversas plataformas e meios de comunicação, isso inclui jornais, redes sociais, materiais para rádios, blogs, entre outras. 

O redator produz textos informativos e narrativos que atraiam a atenção do público-alvo daquela matéria, com isso, trazendo conteúdos ricos em detalhes, incluindo em seus textos estudos, gráficos, notícias, dados, produzem um texto de maior tamanho e se aprofundam muito mais nas pautas propostas.

A diferença entre Copywriter e Redator

A maior e principal diferença entre o copywriter e o redator é que o copywriter foca em persuadir, chamar o leitor para tomar uma ação, seja ela comprar ou não. 

Já o redator foca em textos mais informativos ou que prendam a atenção de um determinado público. Mesmo quando atua em campanhas publicitárias, ele é o responsável por redigir textos mais longos, storytellings, textos informativos, roteiros e materiais relacionados. 

O que é uma copy

Quando falamos em copywriter não podemos deixar de falar sobre o elemento principal de trabalho desse profissional, a copy.

A copy ou copie, nada mais é do que um texto produzido com diversas técnicas de copywriting para que o leitor execute alguma ação. A copy pode se adaptar ao público-alvo, as expectativas da empresa, ao funil de vendas e pode se adaptar a diversos tipos de mídias.

Embora o marketing digital seja “recente” esse estilo de texto existe há muitos anos, com a sua veiculação em jornais ou revistas mesmo antes de existir a internet. 

Onde o copywriting pode ser aplicado

O copywriting é muito abrangente e versátil, com isso, pode ser adaptado a diversas plataformas e meios de comunicação. 

Nas redes sociais ele pode se apresentar como a legenda de um vídeo, um roteiro ou como um anúncio. Já em sites de venda, ele pode ser criado em forma de e-mail marketing, sms, blogs, notificações de aplicativos ou landing pages.

A escolha de um veículo de comunicação e o estilo da copy, dependerá de como você deseja atingir o seu público, em que momento do funil de vendas ele está, se é um público quente ou frio, as situações do mercado, a estratégia de marketing adotada e muitos outros fatores.

O copywriter é uma das profissionais mais importantes quando falamos em marketing digital, conquistar e persuadir um público somente com as palavras é um trabalho complexo e desafiador, porém gera resultados e campanhas extraordinárias.

Aprenda um pouco mais: