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CTA 

Todos os dias nos deparamos com diversas estratégias de marketing, seja em nosso e-mail, publicações, ao ler sites, artigos e navegar pela internet. Uma das estratégias mais conhecidas é o CTA. Saiba mais detalhes abaixo em nosso artigo, sobre como o utilizar em seu negócio.

O que é CTA?

Você com certeza já deve ter entrado em algum site e foi surpreendido com um botão de “clique aqui e se inscreva”, isso é o que chamamos de CTA (call to action), em português significa “chamada para ação”. O CTA é uma técnica de copywriting que chama diretamente o visitante de alguma página a realizar determinada ação. 

O CTA é muito utilizado para induzir os visitantes a comprar determinado produto, mas nem sempre fica limitado a compras, pode ser percebido em frases como “se inscreva”, “conheça agora”, “assine já", entre muitos outros. 

Um CTA eficiente guia e direciona leads por todas as etapas da jornada de compra, despertando o interesse e a ação dos leitores.

Como construir um texto adaptado para CTA

Por mais que esse estilo de marketing seja feito de forma direta, ele não deve aparecer sozinho em páginas, ele sempre deverá ser acompanhado por um pequeno texto que antecede a chamada para ação.

Ao usar um CTA, se coloque no lugar dos consumidores, dificilmente compramos algo apenas com um grande botão vermelho escrito “compre já”, e é dessa forma que os leitores daquela página irão pensar, por isso, é essencial que ele nunca apareça sozinho.

Torna-se essencial contextualizar aquele visitante sobre o que é o seu produto e quais são os seus benefícios, para que ele se sinta confiante em adquirir aquele produto ou serviço. Principalmente em e-commerces, saber criar um bom CTA é imprescindível, uma vez que todo acesso ao seu site é uma oportunidade de compra e uma boa chamada para ação pode ser determinante em um momento de decisão.

Onde e como aplicar o CTA

O CTA pode ser usado em todas as plataformas, porém é preciso adaptá-lo a cada uma delas. 

Antes de colocar o CTA em alguma comunicação da marca, existem alguns pontos que devem se atentar: é indispensável analisar em que momento do funil de vendas que o seu visitante se encontra e escolher o melhor estilo (link, botão, etc) para cada etapa.

Definir em que momento o seu leitor está no funil de vendas, auxilia a determinar qual estilo de CTA será utilizado e como será o texto que o acompanha. Isso fará com que a linguagem utilizada seja compatível com o que o seu leitor está procurando, evitando que ele desista da compra ou da marca. 

Por exemplo, se um cliente que ainda está no topo do funil, dificilmente terá interesse em comprar algum produto seu, logo um CTA de “compre agora” dará o efeito contrário do esperado, afastando visitante que ainda não conhecia a marca.

Porém, nesse mesmo caso de um visitante ainda em fase de descobrimento, um botão como “saiba mais” ou “conheça mais” pode ser apropriado para guiá-lo pelas etapas da jornada de compra.

Após alinhar os pontos acima, o CTA pode ser feito em e-mails marketing, páginas, sites, landing pages, anúncios, e uma infinidade de opções que podem ser adaptadas para o que for mais interessante para os seus objetivos.

Entender sobre CTA pode te gerar leads eficientes, acelerar o funil de vendas e guiar o cliente durante toda a jornada de compra.

Aprenda um pouco mais: