Eduarda Guedes

16 de junho de 2021

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8 ferramentas necessárias para abrir uma loja virtual de sucesso

5 min de leitura

Embora seja necessário um certo estudo e a aquisição de habilidades importantes antes de começar a empreender, para abrir uma loja virtual não é preciso muita coisa. Com as facilidades recentes, na verdade, começar um e-commerce é um processo que pode ser feito em menos de um dia. No entanto, só ter uma loja virtual não vai garantir o seu sucesso. É preciso esforço e a adoção de técnicas que farão o negócio crescer.

Neste artigo, listamos 8 ferramentas essenciais para abrir uma loja virtual de sucesso e melhorar os resultados de suas páginas. As suas funcionalidades incluem desde atendimento online, permitindo um contato próximo ao cliente para resolver problemas e agilizar o processo de compra, até serviços que permitirão que o seu negócio ganhe destaque, deixando a concorrência para trás e fidelizando clientes.

8 ferramentas para abrir sua loja virtual

1. Chat Online

Dentre as ferramentas para abrir uma loja virtual, o chat online ganha um destaque interessante. É um meio rápido e intuitivo para os clientes buscarem suporte. A falta dessa ferramenta pode ser crítica e sua presença é requerida em uma loja virtual de sucesso. Durante a pandemia do Covid-19, o uso desse recurso cresceu quase 400% e cerca de 65% dos clientes de e-commerce afirmam que voltariam a comprar em lojas que possuam chat online.

2. Checkout transparente

Uma loja virtual de sucesso deve mostrar transparência ao cliente do começo ao fim de uma compra. E, convenhamos, é péssimo quando, ao finalizar uma compra, você é direcionado para uma outra página onde é necessário preencher dados que já estão disponíveis na conta do e-commerce. Ao abrir uma loja virtual, é importante lembrar que a experiência de compra impacta muito na fidelização de clientes. Grandes empresas como a Amazon e o Mercado Livre têm tornado mais rápido e fácil o processo de checkout, sendo necessários apenas 3 cliques para finalizar uma compra!

3. Blog

Pode-se dizer que o blog não é estritamente uma ferramenta, porém, ter um agrega muito valor ao seu e-commerce e não pode ficar de fora da lista de ferramentas para abrir uma loja virtual. A partir de textos exclusivos, é possível trabalhar com estratégias de SEO e fazer com que seu e-commerce se torne mais visível, atraindo possíveis clientes e aumentando a confiabilidade da marca. Sem dúvidas, todos esses benefícios são grandes passos para uma loja virtual de sucesso.

4. Sistema de CRM

Fazer o gerenciamento de clientes, inventários e aspectos operacionais pode ser trabalhoso e requer organização. Por isso, a utilização de um CRM (Customer Relationship Management - Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) é muito importante no e-commerce. Existem muitas opções no mercado, entretanto, deve-se estar atento na hora da escolha e verificar se o sistema CRM escolhido possui integração com outras ferramentas utilizadas e com a plataforma de e-commerce onde está sua loja virtual.

5. E-mail marketing

Uma loja virtual de sucesso investe no contato com pessoas. Segundo estudos, o e-mail marketing é a ferramenta mais poderosa para conversão de clientes no e-commerce. Dentre as ferramentas para abrir loja virtual, junto com o chat online, ele é o responsável por aumentar a base de contatos, trazer novos clientes e até mesmo fidelizá-los, se for utilizado com criatividade.

6. Recuperação de carrinhos abandonados

Segundo uma pesquisa da Forrester Research, no Brasil, a taxa média de abandono de carrinho está em cerca de 43%. Para enfrentar esse problema, existem diversas técnicas que podem auxiliar as vendas do seu e-commerce:

  • A utilização do e-mail marketing, já mencionado anteriormente;
  • Remarketing: exibição dos produtos abandonados em publicidades online;
  • Utilização de softwares como CartStack ou Shopback;
  • Notificações push: mensagens clicáveis que são geradas por um software e contém alertas sobre ofertas e informações de uma loja;
  • Salvar o carrinho de compras mesmo para clientes que não estão logados.

Ao abrir a loja virtual, o cliente espera contar com recursos que auxiliem durante o processo de compra. Por isso, é importante evitar que o cliente se frustre e abandone o carrinho por falta de estratégia de venda. Esse é um ponto importante e que deve ser bem considerado dentre as ferramentas para abrir uma loja virtual de sucesso.

7. Google Analytics

O Google Analytics se tornou uma necessidade como ferramenta para abrir uma loja virtual de sucesso. A partir deste recurso, é possível analisar e avaliar todas as atividades dentro do seu site. Além disso, ele fornece informações a respeito de quais são os produtos mais visualizados, vendidos ou devolvidos, as maiores dúvidas encontradas pelos clientes, taxa de abandono de carrinho e muitas outras informações estatísticas que podem auxiliar na tomada de decisões.

8. Plataforma de e-commerce completa

Essas são as principais ferramentas para abrir uma loja virtual. Muita informação? Pois é, começar um negócio online requer, como já dito, muito estudo e preparo. É necessário ter ao alcance todas essas ferramentas de maneira fácil, caso contrário, o trabalho pode se tornar muito complexo. Para lhe ajudar, a Webstore possui integração com todas essas ferramentas e muitas outras que vão facilitar seu trabalho e fazer da sua loja virtual um sucesso.

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