Marketing e vendas
Dia Mundial do Livro: 5 livros que todo empreendedor deveria ler
22 de abril de 2022
Dia 23 de abril é considerado o Dia Mundial do Livro, escolhida pela Unesco (Organização das Nações Unidas) para incentivar a leitura.
Quem empreende sabe que, devemos estar sempre buscando por conhecimento, inspirações e conhecendo novas ferramentas. Nada melhor do que um bom livro pra nos ajudar, não é verdade?
Pensando nisso, vamos te apresentar 5 livros que todo empreendedor deveria ler!
Neste artigo, colocamos uma breve sinopse dos livros, além da opinião da autora. Esperamos que gostem!
A loja de tudo - Brad Stone
Este livro conta muito bem toda a trajetória de Jeff Bezos, criador da Amazon, desde o seu primeiro emprego no mercado financeiro, até se tornar um dos homens mais ricos do mundo. A narrativa explica detalhadamente como Bezos criou uma cultura corporativa de sucesso, levando inovação e mudando completamente as formas de compra da atualidade.
Apesar de ser uma biografia da empresa Amazon, é extremamente interessante entender como a empresa se tornou tão sólida no mercado e acompanhar as ideias e ações de Jeff Bezos. Era esperado algo mais intimista em relação à vida do CEO, mas vale muito a pena a leitura!
O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas - Ben Horowitz
Um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, Ben Horowitz, conta a história de como ele mesmo fundou, geriu e investiu em diversas empresas de tecnologia. No livro ele mostra normas de sabedorias pessoais práticas para ajudar empreendedores a resolver problemas ‘difíceis’ e situações desagradáveis, como demitir um amigo ou até mesmo entender ser o momento de vender a própria empresa.
Uma leitura indispensável para quem está gerindo uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. O gerenciamento de pessoas e conflitos é um tema muito importante para pessoas que estão liderando e nem sempre sabemos como lidar com certas situações, a leitura desse livro ajuda muito a entender e buscar soluções para esses problemas que parecem desafiar o nosso dia a dia. Livro rápido, mas cheio de ensinamentos.
Conteúdo S.A.: Como os empreendedores usam o conteúdo para gerar um público enorme e criar empresas extremamente bem-sucedidas - Joe Polizzi
Com uma abordagem empreendedora simples, mas profundamente bem-sucedida de uma das mentes empresariais mais criativas atualmente. Um dos pioneiros do marketing de conteúdo, Joe Pulizzi descobriu a fórmula sobre o poder do conteúdo. Em Conteúdo S.A. ele divide o processo de startups em seis etapas, simplificando para você a visualização, o lançamento e a monetização do seu próprio negócio.
O livro é um passo a passo sobre como começar a criar conteúdo de valor dentro do seu negócio. Muito objetivo e com exemplos fáceis de compreender, é um ótimo livro para entender sobre essa ferramenta tão importante que deve ser aplicada dentro da sua empresa.
Encontre seu porquê - Simon Sinek
Em Encontre seu porquê, Simon e seus colegas Peter Docker e David Mead mostram as ferramentas práticas para identificar o seu PORQUÊ individual e o da sua organização, criando um alinhamento das suas ações e seus propósitos mais profundos.
Com exercícios detalhados e ilustrações, esse livro mostra um caminho para uma vida bem-sucedida, tanto para quem está no início da jornada quanto para aqueles que já são mais experientes.
Apesar de ter um ritmo de leitura muito parecido com os livros de "auto-ajuda", esse livro pode ser interessante caso você se sinta perdido em tomadas de decisões importantes relacionadas ao seu negócio.
A marca da vitória: A autobiografia do criador da NIKE - Phil Knight
O livro é uma autobiografia que conta a história de Phil Knight, fundador e idealizador da NIKE. Ele relembra toda a trajetória da criação da empresa, desde a criação do nome e da logomarca, até se tornar uma das maiores empresas de esporte do mundo, por uma forte cultura da empresa e uma visão ousada.
Apesar de o livro ser narrado em primeira pessoa, não perdeu em nenhum momento o brilho de uma grande biografia. É muito interessante conhecer a história de um jovem de 24 anos com apenas 50 dólares que transformou sua paixão por esportes em um grande império, passando por momentos mais duros (chegando até mesmo a ter seu caixa negativado), até seus momentos de glória. Recomendo muito a leitura, principalmente se está precisando de um incentivo para passar por momentos difíceis com o seu negócio.
Todos esses livros sobre empreendedorismo possuem histórias e ensinamentos aplicáveis para qualquer tipo de e-commerce.
Com certeza vão abrir horizontes e apresentar visões que talvez ainda não tenham sido pensadas, por líderes inspiradores e cases de sucesso reais. Esses livros são encontrados facilmente em lojas online e marketplaces.
Boa leitura!