Marketing e vendas
Dia do Frete Grátis 2022: Como vender mais com essa data?
28 de março de 2022
As datas comemorativas criadas pelo e-commerce são uma ótima oportunidade para manter um grande volume de vendas durante o ano todo, não somente em grandes datas, como Natal e Dia dos Pais, por exemplo, e isso não seria diferente no Dia do Frete Grátis.
O “Free Shipping Day” começou nos EUA em 2008 e vem ganhando força no Brasil, ano após ano, muito similar como ocorre com o Black Friday, por exemplo.
Esse dia será “comemorado” no dia 28 de abril e costuma gerar grandes impactos nas vendas dos lojistas online, já que, nesse dia, as lojas virtuais oferecem as compras sem incluir o valor do frete no pedido.
Esse benefício pode acontecer não somente em toda a loja, como também apenas em alguns produtos, ou até mesmo em apenas determinadas regiões do Brasil. Isso varia de acordo com a sua estratégia de vendas.
De acordo com dados do Wishtec, cerca de 55% dos consumidores abandonam seus carrinhos quando se deparam com o preço do frete. Isso mostra como o valor das entregas impacta diretamente no faturamento das lojas.
Então, aproveitar essa data é extremamente importante, pois dessa forma, você conquistará clientes, além de aumentar o seu faturamento.
Como participar do Dia do Frete Grátis?
Antes de pensar em oferecer de fato o Frete Grátis, é necessário verificar se o seu e-commerce possui caixa. Não vale a pena participar se isso for prejudicial ao seu negócio.
Em alguns casos, quando possível, você pode oferecer o frete grátis durante toda a semana e não apenas no dia 28 de abril.
Alguns pontos que devem ser considerados antes da sua decisão de participação:
- Verifique se você possui estoque para suprir a demanda dos seus clientes;
- Entenda se será possível oferecer o essa oferta para todo o Brasil, para todos os seus produtos ou apenas para ofertas pontuais;
- Verifique se você possui um suporte adequado, já que, com o aumento de vendas, também acontecerá um aumento de dúvidas e até mesmo problemas;
- Tenha recursos financeiros para divulgar essa promoção: invista em Ads e anúncios nas redes sociais;
Como vender mais no Dia do Frete Grátis?
Não inclua o preço do frete nos produtos
Um dos maiores erros cometidos nos e-commerces é justamente tentar suprir o preço do frete nos produtos, aumentando os valores. Os consumidores online costumam fazer longas pesquisas antes de efetuar a compra, por isso, acabam percebendo o aumento exagerado nos preços.
Além desse fator, a prática de imbutir o preço do frete nos produtos também leva a loja a perder posições no rankeamento orgânico nos buscadores.
Se você não quer repelir clientes, não faça isso. Isso causará uma péssima impressão, além de manchar a reputação da sua loja.
Faça promoções
Tem coisa melhor do que não pagar o frete com promoções incríveis?
Apresente produtos com uma boa margem de lucro e ofereça descontos. Você pode utilizar, até mesmo, produtos que estão parados no estoque.
Pense em formas de colocar vários produtos no mesmo carrinho de compras, como a criação de Kits ou descontos progressivos de acordo com os tipos de produtos.
Faça anúncios e conteúdos nas mídias sociais
Essa é uma boa data para começar a divulgar o dia do Frete Grátis para os seus clientes nas redes sociais.
Comece fazendo conteúdos nos stories e até mesmo no feed, pedindo para que o seu público se prepare para a data. Isso gera uma antecipação do que está por vir, aumentando o desejo de compra e fazendo com que o seu cliente espere muito por aquilo.
Não esqueça de postar sempre que possível, lembrando os seus seguidores do que está por vir, fazendo caixinha de perguntas sobre o dia e mostrando os bastidores e a preparação da loja.
Essa é uma estratégia de marketing muito utilizada no marketing de conteúdo, e se chama: antecipação.
Pense também em anúncios próximos ao dia 28 de abril, apresentando quais produtos estarão com o frete grátis.
Como não sofrer prejuízo no Dia do Frete Grátis?
Mesmo sendo uma data muito promissora, é importante prestar atenção em alguns pontos para que não sofra prejuízo, afinal o Dia do Frete Grátis foi feito para lucrar mais e não ao contrário:
- Procure as transportadores para negociar antecipadamente e garantir os descontos nas entregas;
- Se necessário, defina um valor mínimo do carrinho de compras para oferecer o frete grátis (exemplo: frete grátis nas compras acima de R$50,00);
- Se você não consegue oferecer o benefício, não precisa participar do evento, busque outras alternativas ou promoções para chamar a atenção do cliente.
No mundo virtual, poucas coisas são mais atrativas do que descontos e frete grátis. Aproveite essa data para girar o seu estoque, conquistar novos clientes e faturar ainda mais. Com certeza será possível colher bons frutos, desde que essa estratégia seja feita da maneira correta e planejada com antecedência.
Procure aplicar as nossas dicas e busque pelos melhores resultados no seu e-commerce! Boas vendas!