Gustavo Perina

27 de abril de 2022

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Como vender mais no Dia do Frete Grátis 2022?

5 min de leitura

Dia 28 de abril, é comemorado pelo e-commerce o Dia do Frete Grátis. Essa data foi criada em 2008 nos EUA e vem ganhando força no comércio online brasileiro.

Isso porque, o Dia do Frete Grátis gera um impacto muito grande para lojistas. Os consumidores são atraídos por essa “isca” e realmente aguardam a data para fazer suas compras. 

De acordo com dados do Wishtec, aproximadamente 55% dos consumidores abandonam carrinhos quando se deparam com o preço do frete. Dessa forma, oferecer a gratuidade do frete pode fazer você vender mais. 

Por que participar do Dia do Frete Grátis

No dia do Frete Grátis, há um maior tráfego de pessoas dentro do seu e-commerce, essa promoção é um motivo para estimulá-los a comprar produtos online. Algumas das vantagens, são: 

  • Aumenta a fidelização de clientes; 
  • Aumenta o ticket médio das compras;
  • Diminui a taxa de abertura dos carrinhos abandonados;
  • Aumenta o tráfego de pessoas para a sua loja;

Como vender no Dia do Frete Grátis?

Estabeleça regras

Para evitar futuros problemas, é fundamental que você pré estabeleça regras para os seus clientes. Avise, através das redes sociais, banners no site, e-mails, etc. As regras podem ser: datas da promoção, valor mínimo de compra, produtos participantes, regiões que estão participando, taxa grátis apenas para determinados tipos de entrega, etc. 

Prepare a sua loja para o Dia do Frete Grátis

No Dia do Frete Grátis a sua loja precisa estar preparada para este evento. Afinal, a demanda pode aumentar e não conseguir acompanhar, pode acarretar problema.

Além de preparar o estoque e seus colaboradores é necessário fazer  acordos com os serviços de entrega da sua loja virtual e seus fornecedores, para realizar acordos satisfatórios para ambos e garantir a entrega dos produtos aos clientes no prazo correto.

Também, é uma boa prática disponibilizar um link de fácil acesso para os seus clientes consultarem o rastreamento de correios ou de outros serviços de entrega da loja.

Divulgue com antecedência o Dia do Frete Grátis

Se você não conseguiu se preparar esse ano, sem problemas. Temos certeza que ano que vem será uma ótima oportunidade. Mas, para isso, é necessário agir com antecedência.

Pelo menos um mês antes da data, poste nas redes sociais que no Dia do Frete Grátis terão ações especiais, mostre como está sendo feito nos bastidores da sua loja, coloque contagem regressiva, mande e-mails com as regras, contando as novidades e etc.

Você precisa trabalhar a antecipação com os seus clientes. 

Essa antecipação também é uma forma de se proteger da concorrência. Caso o seu concorrente comunique a campanha antes de você, o consumidor tenderá a gastar o dinheiro com quem anunciou primeiro.

Destaque os benefícios nas peças criativas

A informação da entrega gratuita deve, necessariamente, estar no centro das atenções das peças de design criadas para e-mail marketing, Google Ads, Facebook Ads e para o e-commerce.

Envie brindes nos pedidos

Não se limite a oferecer frete grátis na data. Em vez disso, associe o benefício a uma amostra de produto ou a um brinde para compras acima de um valor mínimo, para itens de uma marca ou de uma categoria.

Outra possibilidade é restringir o presente às primeiras compras do dia 28 de abril – só não se esqueça de delimitar e informar claramente as regras da promoção.

Promova uma campanha especial

E-commerces de moda ou de acessórios podem associar o benefício do frete grátis a uma campanha para promover a coleção de outono/inverno. Lembre-se que o Dia do Frete Grátis ou as campanhas sazonais baseadas em datas comemorativas geram mais fluxo de acessos no e-commerce, por isso dê atenção para a experiência do usuário.

Faça lives de vendas

Sites com frete grátis vão querer encontrar formas diferentes de chamar a atenção dos clientes, e você pode se destacar com uma live de vendas especial para a data.

Um e-commerce de moda feminina, por exemplo, pode fazer um live shop de looks em promoção. Uma loja virtual do segmento de beleza pode apresentar maquiagens e cosméticos e incluir tutoriais ao vivo.

Sites que vendem utensílios de cozinha têm uma boa oportunidade de ensinar receitas e, ao mesmo tempo, promover produtos à venda.

Três coisas são importantes aqui: que a audiência se identifique com a host, que a live ofereça vantagens especiais para quem está online e que haja interação durante a transmissão, permitindo que as pessoas comentem, façam perguntas e tirem dúvidas sobre os produtos.

Movimente as redes sociais para o Dia do Frete Grátis

Utilize as redes sociais para criar conteúdos divertidos e chamativos, despertando o interesse dos compradores pelos seus produtos. No Instagram, publique stories anunciando o frete gratuito e faça teasers do que eles poderão encontrar no site na última semana de abril.

Também crie anúncios para que, com a segmentação correta, você eleve suas taxas de conversão.

O custo do frete sempre teve papel fundamental nas operações de e-commerce e ganhou mais força nos últimos anos pela alta competitividade no ambiente online.

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