Eduarda Guedes

4 de agosto de 2021

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Como ter uma gestão organizada em uma loja virtual de roupas? [Guest Post]

5 min de leitura

Qualquer negócio, independente do porte e segmento de atuação, precisa manter seus setores organizados para que haja um controle constante das informações e, assim, facilite o planejamento e execução das atividades diárias. 

Com lojas virtuais de roupas não poderia ser diferente, pois uma gestão responsiva faz toda a diferença no agora e na tomada de decisões futuras da empresa.

Neste conteúdo você vai conhecer mais sobre a lógica e a importância de ter uma gestão organizada em lojas virtuais de roupas.

O que é e para que serve um sistema de gestão comercial?

Um sistema de gestão ou ERP (Enterprise Resource Planning) é um software que integra todos os dados e processos de uma organização em único sistema, armazenando e automatizando o máximo de tarefas possíveis, de modo simples, seguro e de fácil acesso.

Funcionalidades como controle de estoque, controle financeiro e fiscal, vendas, emissão de relatórios diários/mensais/anuais e emissão de notas fiscais são o que torna os sistemas de gestão comercial tão completo e adaptável a todos os segmentos. 

Esse acompanhamento constante permite que o gestor tenha total controle do negócio e, através da identificação de falhas e acertos, elabore estratégias que irão ajudá-lo a ter mais previsibilidade do negócio e tomar decisões importantes para a empresa, seja a curto ou longo prazo.

Quais as suas principais vantagens para uma loja virtual de roupas?

Redução da complexidade das operações

Atividades complexas como o fluxo de caixa e controle de estoque, são automáticas no sistema de gestão comercial.

Além disso, possibilita um controle maior sobre o ciclo de produção, resultando em  melhorias na qualidade do produto ofertado.

Redução no tempo de resposta dos fornecedores

A eficiência não se limita apenas dentro da empresa, a adoção de um ERP também reduz o tempo de resposta dos fornecedores devido ao formato moderno e digital, que permite repassar as demandas com mais agilidade. Esse fator reflete no cliente, que também terá o tempo de espera de chegada do produto reduzido. 

Redução do tempo de trabalho

Com a otimização e automatização de atividades do dia a dia, sobra tempo para a realização de outras funções na empresa.

Otimização do processo de tomada de decisão

A integração e cruzamento de informações pelo sistema, facilita a compreensão do uso de recursos e impulsiona a criação de estratégias que irão aumentar a produtividade e a lucratividade da empresa.

Redução de falhas

Por tratar-se de um sistema automatizado, há uma grande redução de erros e fraudes, pois permite uma análise completa de todos os processos.

Garantia da segurança de dados

Os arquivos são armazenados em nuvem e se mantêm seguros no servidor fornecido pelo provedor, cujo acesso é feito somente por senha. Além disso, são feitos backups automáticos que salvam todas as informações.

Integração de setores

A integração de informações de toda a empresa em um único sistema, facilita a compreensão da situação de cada setor e auxilia no planejamento e tomadas de decisão futuras.

Diminuição de custos e otimização do espaço físico

Os custos de papel para impressão de notas fiscais, por exemplo, desaparecem devido à utilização do ambiente digital. Além disso, a papelada reduz significativamente, liberando assim, espaço físico para outras necessidades da empresa.

Integração com o e-commerce e sistema de emissão de NF-e

Ao contar com um sistema de gestão comercial realmente preparado para atender os clientes, o sistema se conecta às vendas do e-commerce e às emissões de notas fiscais. Assim, você tem tudo registrado e administrado de forma fácil, rápida e online.

Qual é a importância de ter um sistema de gestão na minha loja virtual de roupas?

Às vezes, você esquece de dar baixa em algum produto ou não sabe quanto de determinado produto tem no estoque? Esses e outros erros são fatais à logística de um negócio. A melhor forma de evitar desencontros de informações, é adotar um ERP que atende às demandas da sua empresa. 

Voltado para o micro e pequeno empreendedor, o sistema TagPlus, por exemplo, além de oferecer as funcionalidades básicas de um ERP (citadas acima), disponibiliza uma série para as lojas virtuais de roupas. Veja abaixo.

Cadastro de produtos subcategorizados em:

  • unidades;
  • categorias de produtos;
  • modalidades - grade ou kit, separando-os por cor ou tamanho;
  • etiquetas;
  • valores de venda;
  • ajustes de estoque.

Dentro de cada função do cadastro de produtos, é possível alterar e personalizar da maneira que melhor funciona para você. Esse ordenamento é essencial para a organização presente e futura do seu empreendimento, a fim de evitar prejuízos e gastos desnecessários. 

Além disso, com o cadastro de produtos em dia, você mantém seu estoque sempre atualizado para que saiba quantas unidades têm e a hora certa de pedir novos materiais.

Em relação ao fluxo de caixa, o sistema controla tudo que entra e sai do seu caixa, deixando sempre visível o seu faturamento mensal, discriminando a cor verde para créditos e vermelho para débitos.

Como visto ao longo do texto, uma ótima forma de manter a organização e aumentar a produtividade e lucratividade da sua loja virtual de roupas, é adotar um bom sistema de gestão comercial online. Deixa que a TagPlus faça a parte difícil por você! Clique aqui e faça o teste de 15 dias grátis do sistema TagPlus.

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