Eduarda Guedes

6 de outubro de 2021

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Como fazer tráfego pago para loja virtual de roupas da maneira certa [Guest Post]

8 min de leitura

Muito se fala sobre a migração de lojas físicas para e-commerce, porém, ainda existem donos e donas de lojas virtuais de roupas que não estão familiarizados com as plataformas de venda online. Além disso, existem vários conteúdos na internet sobre o assunto, mas nenhum é focado diretamente em fazer o básico para vender online. Aprenda nesse artigo como fazer tráfego pago para loja virtual de roupas!

Nosso assunto de hoje está direcionado a você, lojista, que gostaria de aumentar suas vendas através dos anúncios online.

Alguns pontos básicos sobre tráfego pago

Quando falamos de lojas virtuais de roupas ou de moda em geral, precisamos convencer o público-alvo a clicar em nosso anúncio. Para isso, é preciso conhecê-lo a fundo, saber que ele está precisando, quais são suas necessidades e qual benefício o seu produto vai trazer.

Muitas vezes, as compras não acontecem de forma intencional, e sim por impulso. Talvez o preço estava atrativo e, principalmente, o gatilho usado naquele anúncio chamou atenção de forma que levasse a pensar que não poderia perder a oportunidade de realizar aquela compra. 

O canal mais recomendado para trabalhar com anúncios, sem dúvidas, é o Facebook Ads. Ali concentra-se um grande público, além de ser possível segmentá-lo melhor e criar uma campanha que atinge várias pessoas qualificadas.

Caso o seu orçamento permita expandir os canais de anúncio, indicamos também o Google Shopping, que falaremos a seguir.

Tráfego Pago para Loja Virtual de Roupas usando Google Shopping

Atualmente, o Google Shopping é um dos melhores canais de anúncios para um e-commerce, dependendo do tipo de produto que você vende. O índice de clique é relativamente alto, por isso, é preciso descrever o seu produto de forma que ele seja localizado de forma fácil pelo usuário.

No cadastro do produto, não é importante somente colocar a marca, mas sim, as principais características que os descreve, já que o usuário está buscando por algo específico. É preciso pensar como o seu cliente pensaria, como ele buscaria nas ferramentas de busca pelo seu produto. 

Por exemplo: se você vende uma calça jeans preta com detalhe no joelho, essa é a descrição que você precisa colocar no cadastro do seu produto. Você sempre deverá pensar com a cabeça do usuário: 

  • “Se eu precisasse encontrar esse produto na internet como eu descreveria?”
  • “Como eu colocaria as palavras para ele ser encontrado?”.
  • “Se eu fosse comprar esse produto no Google, como eu digitaria para encontrá-lo?”

Esses são pontos importantes a serem considerados para criar uma campanha no Google Shopping com bons resultados.

Outro ponto muito importante a ser levantado é a criação de campanhas no Search Network no Google. Precisamos criar no mínimo uma campanha institucional para que os usuários conheçam melhor a sua marca, se é confiável, qual a origem, se há reclamações, se as entregas são feitas no prazo, entre outros pontos.

Para isso, é preciso investir na compra de palavras chaves com o nome da sua empresa. É de extrema importância que, quando procurado pela sua marca, não apareça nenhum resultado de empresas concorrentes.

Sabemos que há vários fatores que podem tirar o clique da sua marca, por isso é tão importante investir na campanha institucional que vai ranquear você, de forma orgânica ou paga, na primeira página do Google.

Veja abaixo as estratégias que são usadas no Google:

  • Ter uma campanha no Google Shopping onde mostrará todos os produtos;
  • Uma campanha na rede de pesquisa com as palavras-chave institucionais. 
  • Comprar todas as palavras relacionadas a sua marca e ao seu negócio.

Tráfego Pago para Loja Virtual de Roupas usando Facebook Ads

Hoje em dia, é muito comum encontrarmos dois tipos de empreendimentos. Aqueles que possuem um site próprio, estruturado para vendas, com opções de pagamentos e entregas e também encontram lojas que vendem apenas pelo Instagram e Whatsapp, realizam seus pagamentos via boleto ou cartão de crédito e confirmado o pagamento, o lojista fará o envio.

É preciso reforçar que, é extremamente importante ter um e-commerce, já que assim, você pode explorar ainda mais todos os recursos do Facebook Ads, como os diferentes tipos de objetivos campanhas e como eles impactam no resultado que você quer alcançar.

A importância do Pixel do Facebook

Vamos falar um pouco sobre a importância do pixel do Facebook e por que usar o Facebook Pixel Helper, uma extensão instalada no Google Chrome, que te mostra se há um Pixel instalado naquele site e quais são os eventos que também estão sendo disparados.

Quando falamos de e-commerce, temos que pensar na jornada do cliente. A jornada do cliente vai desde a visita da página sem realizar nenhuma ação até comprar o seu produto.

Há usuários que apenas visitam o site, mas caso clique em algum produto, o Pixel apontará tal ação.

Há algumas plataformas, como a Webstore, que possibilitam ver todos os caminhos realizados pelos usuários que acessaram o site. Se o usuário adicionar produtos no carrinho, mas não finalizar a compra, o perfil daquela pessoa ficará salvo e você conseguirá saber qual produto ele mais se interessa, quais preços chamaram atenção, entre outras informações.

É muito importante que o Facebook Pixel esteja configurado, pois, com ele você monta o seu funil de eventos. Através desta coleta de dados, o Facebook consegue saber quais são os produtos mais acessados, como o seu cliente se comporta e qual o valor dos produtos que você comercializa, informação vital para buscar outras pessoas parecidas em sua rede de usuários.

Criando público personalizados e vendendo mais

Para criarmos campanhas que englobam todos os nossos leads, é preciso entender o impacto do tempo na jornada do consumidor. Os leads estão em todas as etapas do funil de vendas, o que precisamos entender é que, alguns estão mais aquecidos e outros menos. 

Se uma pessoa comprou nos últimos 7 dias, provavelmente, ela não comprará novamente nos próximos 30 dias. Caso a compra tenha sido feita há 6 meses, sendo o máximo de tempo que o Facebook permite que o dado de um visitante do seu site fique armazenado, ainda é possível exibir um anúncio para ela. 

Como já passou o tempo, o lead pode perder o interesse em comprar outro produto, porém, se a loja lançou uma nova coleção, é possível atrair a atenção desse lead e fazer com que ele compre novamente.

Esse é o conceito que não pode ser esquecido, mesmo captando novos clientes, é preciso lembrar que outros leads estão ali há mais tempo. E para isso, você precisa aprender como criar públicos personalizados no Facebook Ads.

Estrutura de campanhas de tráfego pago para loja virtual de roupas

Anteriormente falamos um pouco sobre os tipos de leads que visitam e compram em nosso site. Chamamos essas pessoas de leads quentes e leads frios, mas como podemos criar campanhas que atinjam esses dois públicos que estão em etapas diferentes?

Vamos precisar pensar em como manter nossos leads quentes, aqueles que chegaram perto de realizar a compra. Para este público, você pode oferecer um cupom de desconto na nova coleção que você lançou ou com promoções apenas para clientes que já compraram com você.

Assim, a relação se estende, pois, o lead entende ser importante e que se continuar ali, vai ter ainda mais vantagens do que comprar em outro lugar. 

Para o público frio, você pode usar a mesma estrutura de campanha, porém, quando for selecionar os públicos, será preciso alguns testes. O foco do público frio é a conversão, então se você tem uma loja virtual de roupas femininas em São Paulo, selecione a cidade de São Paulo mais o público “mulheres”. 

Anúncios de tráfego pago para loja virtual de roupas

Para pessoas que já são familiarizadas com a sua marca, com a sua loja, um post no feed ou stories pode levar estas pessoas a realizar as compras que ficaram pendentes.

Para incentivá-las, você pode oferecer um desconto ou cupom, já que as pessoas já fazem parte da sua rede e ainda estão em dúvida se irão comprar ou não.

O público que adicionou produtos ao carrinho, é aquele que precisa de motivos para concluir a compra, ou seja, use bastante gatilho de urgência, como “Logo mais encerraremos esta super promoção”, “Últimos dias para comprar” e assim, ativar a vontade de garantir aquela oportunidade.

Àqueles que só visitaram o seu site e não realizam nenhuma ação, é preciso trabalhar alguns gatilhos para eles entenderem que comprar em sua loja trará benefícios. Então, um post carrossel ou um vídeo mostrando seus produtos, informando as promoções e descontos, é ideal para trazer este leads para sua base. 

E para tomar todas essas decisões, você precisa entender como mensurar e analisar métricas no Facebook Ads, que são coletadas automaticamente desde que o pixel esteja instalado e configurado corretamente.

Conclusão

Caso você ainda não tenha um site e trabalhe apenas com o Instagram, é possível fazer campanhas como estas. Para filtragem do público, você pode utilizar os leads que já enviaram mensagens através do direct ou do link na bio e pessoas que salvaram o seu conteúdo. 

Caso você esteja disposto a expandir suas vendas e tenha um orçamento para trabalhar com tráfego, sem dúvidas, um e-commerce completo irá possibilitar um maior retorno em vendas, do que trabalhar apenas com as redes sociais. Para isso, a Webstore pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo!

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