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Como a minha loja virtual pode ajudar a loja física a vender mais?

A loja virtual é mais que um recurso moderno para vender online, integrada com a loja física em uma boa […]

Como a minha loja virtual pode ajudar a loja física a vender mais?

A loja virtual é mais que um recurso moderno para vender online, integrada com a loja física em uma boa estratégia, ela pode melhorar vendas offline e fazer o seu negócio crescer ainda mais.

Para quem vende produtos offline, não ter um e-commerce significa perder oportunidades e vendas, afinal, mesmo em meio às crises, há 10 anos as lojas virtuais não param de crescer.

Lojas físicas concorrem com lojas virtuais?

Um dos maiores temores dos varejistas é que a loja física e a loja virtual se tornem concorrentes. Isso faz com que muitos empreendedores alimentem o medo de criar uma loja virtual.

No entanto, pesquisas como a que foi realizada pela Forrester Research, encomendada pelo Google, mostram que até 2021, 32% das vendas offline acontecerão com algum tipo de influência da internet. Além disso, o que a maior parte dos consumidores deseja é uma experiência de compra que integre os canais online e offline.

Segundo a Forrest Research (empresa de pesquisa de mercado norte-americana), o caminho de compra percorrido pelo consumidor pode acontecer tanto do físico para o virtual quanto do virtual para o físico. Atualmente, 6 a cada 10 pessoas prefere comprar um produto online e retirar na loja física ou fazer uma pesquisa online para depois realizar a compra na loja offline. Até 2021 este tipo de comportamento deve subir para 8 em cada 10 consumidores.

Estratégia omnichannel: a melhor experiência do usuário

como aplicar o omnichannel na minha loja virtual e física

Já ficou claro que o desejo do consumidor é uma experiência que faça a convergência de todos os canais, de modo que a loja virtual e a loja física trabalhem de forma complementar e integrada. Para fazer isto acontecer, o melhor método é a estratégia omnichannel.

Este tipo de tática proporciona a integração dos canais de comunicação, online e offline, tornando o vínculo emocional entre a marca e o cliente mais forte e contínuo. Esta cooperação mútua une a loja virtual à loja física, tornando-as um time e, consequentemente, proporcionando ao usuário uma experiência muito mais satisfatória nas compras online e nas compras offline.

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Cases de sucesso com a estratégia omnichannel

A estratégia omnichannel pode melhorar vendas online e offline. Isso foi comprovado por diversos varejistas que atestam a eficácia do método de comunicação integrada. O segredo é facilitar ao máximo a jornada do cliente. Veja estes exemplos:

– Magazine Luiza aumentou suas vendas em 241% na loja virtual e 51% nas lojas físicas, entre 2015 e 2018, utilizando a estratégia omnichannel; 

– Através da comunicação omnichannel, O Boticário começou a oferecer aos consumidores, através de anúncios patrocinados na internet e e-mail marketing, amostras de seus produtos. A retirada do brinde na loja física tornou-se uma oportunidade para as vendedoras oferecerem produtos com descontos e vantagens exclusivas;

– A Shoulder, marca de roupas femininas, através de uma parceria entre as lojas físicas e a loja virtual, conseguiu padronizar o valor do frete do e-commerce para todo o Brasil. Normalmente, os clientes das regiões norte e nordeste acabam pagando um valor muito alto e esta estratégia fez com que as vendas online e offline aumentassem.

Como começar uma loja online?

Agora que já ficou claro que a sua loja física só tem a ganhar com a criação de uma loja online, é importante destacar o cuidado que você precisa ter na hora de escolher uma boa plataforma para a sua loja.

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